Começamos o encontro por volta das 9h20min com a professora Inelve dando boas vindas a todos ali presentes. Em seguida, André nos relatou como havia sido a reunião do dia 13.07, realizada com o propósito de desenvolver o documento de contribuição para as Diretrizes. Este documento já está estruturado, quase pronto, somente falta enviar para a professora Ana Cristina e para o professor Alexandre, de forma que possam contribuir para sua finalização. Como não tínhamos combinado ao certo o que aconteceria neste encontro, o grupo sugeriu que lêssemos o rascunho do documento elaborado, para então modificarmos e acrescentarmos algo que fosse preciso.
Antes do ler o documento, a professora Miriam nos relatou que em sua instituição há um professor que aparentemente traz a mesma proposta de trabalho em todas as suas aulas. Sua preocupação (professora Miriam) é de que com isso as crianças fiquem privadas do conhecimento de outros elementos da cultura corporal, prejudicando, assim, seu desenvolvimento. Ela relatou que a creche possui muitos materiais, porém quase nunca são utilizados por aquele professor. Com esse relato o grupo levantou as seguintes questões: Quais seriam os conteúdos da Educação Física na Educação Infantil? Com o quê devemos trabalhar e o quê se deve proporcionar às crianças? Seriam diversos os conteúdos que podemos trabalhar na Educação Infantil, porém o problema seria como legitimá-los, sem que acabemos por etipulá-los de acordo com a faixa etária.
Após o relato de experiência da professora Miriam, André leu o trecho do documento que fala sobre a especificidade da Educação Física. Naquele momento, o grupo fez algumas sugestões que André se comprometeu a incorporar. Frisou que o documento deverá ser feito de modo que possa orientar nossa prática pedagógica, que servirá como modelo para que ano a ano seja renovado. A questão dos conteúdos também precisa ser revista, pois do jeito que está, em tópicos, não está clara a forma que o grupo quer abordar essa questão. Neste tópico, os itens que são conteúdos e o que são atividades se misturaram, é preciso separá-los.
André ficou por de encaminhar a primeira versão para a Ana Cristina para que ela possa dar sua contribuição. Antes de finalizar o encontro, Inelve sugeriu que passássemos a reunião do Grupo Independente do dia 24.08 para o dia 17.08, pois no dia 24 acontecerá o Grupo de Formação da Rede. Então, nossa próxima reunião será dia 17 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário