Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Relatório do dia 30/11/2010 - Formação Continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis

Nosso encontro teve início às 9h30min com a socialização do relato de experiência da professora Vivianne. Ela é Admitida em Caráter Temporário (ACT), trabalhando 30horas/aula no Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NEI Armação. Atua em sete turmas, cinco delas no período matutino: grupo III – Passarinho, grupo III e IV – Tubarão, grupo IV – Mar, grupo V – Barco e grupo VI – Cavalo Marinho; e no período vespertino com duas turmas: grupo II – Três Porquinhos e grupo III – Massinha. Cada turma recebe um nome que é escolhido pelas professoras da Instituição de acordo com o que o grupo gosta, por exemplo, grupo V – Barco recebeu este nome porque a professora de Educação Física contou uma história sobre o barco, as crianças gostaram.
A organização das aulas de Educação Física é dividida em quatro ‘itens’: 1º Organização dos Espaços, 2º Construção de Materiais, 3º Contação de Histórias e 4º Yoga. Na Organização dos espaços, no parque, num palco que fica no hall de entrada do NEI e no próprio hall. Geralmente ela  utiliza esses espaços cobertos quando chove, ou quando precisa dividir os espaços com outros professores de Educação Física. Com relação à Construção de materiais, ela a divide em dois tipos:  os crianças constroem com o seu auxílio, como, por exemplo, as bolas de malabares, petecas, fitas de ginástica artística, entre outros; e os que ela constrói em casa, como orelhas e rabos de onça, jogo da velha, jogos de montar, entre outros.  Para que a Construção de Materiais aconteça, a professora utiliza materiais recicláveis, arrecadados por ela, ou compra com recursos próprios, por este motivo eles não são emprestados para os demais professores de Educação Física da instituição. A maioria dos materiais é contruído pela professora E. F. no horário em que ela está em casa, assim já leva os mesmos prontos para a Instituição. 
A parceria com as professoras de sala é mínima. São poucas as que participam da aula. Aconteceu no início deste ano dela ter que trabalhar um semestre inteiro sozinha com um grupo. Quando ela vai trabalhar com a Yoga, ela muda o nome: prefere chamar de relaxamento. Este é um momento onde as crianças podem relaxar de acordo com a proposta de aula de Educação Física deste dia. Por exemplo, quando houve contação de histórias que era sobre o barco, após a narração ela trabalhou movimentos de relaxamento com as crianças que “imitassem” o movimento e a figura de um barco. O planejamento de suas aulas é desenvolvido a partir dos quatro itens, criando com cada turma, dependendo da idade, objetivos diferentes a serem alcançados. As aulas são divididas em tempos de 45minutos, três vezes na semana.
Após o intervalo retomamos a reunião com a discussão do documento das Diretrizes, criado pelo Grupo Independente. O professor Alexandre havia enviado suas considerações sobre o documento e André já conseguiu incorporar algumas. Sobre a publicação deste documento, o Grupo ainda não possui uma posição. Temos a ideia de publicar quem sabe em alguma Revista ou até mesmo em forma de livro.
Antes de encerrar a reunião, Inelve nos comunicou que no próximo dia 09 de dezembro, às 9 horas, ela e a professora Adriana irão ao centro, onde acontecem os encontros de Formação da Prefeitura conversar sobre a possibilidade de ano que vem as reuniões do Grupo Independente aconteçam neste mesmo espaço. Quem estiver disponibilidade de ir, está convidado.
Sobre o último encontro que acontecerá no dia 07 de dezembro, o Grupo ficou de pensar sobre quais temas queremos trabalhar e como vamos abordá-los. Quem não puder comparecer nesta reunião poderá encaminhar por email suas sugestões para o ano de 2011.

Nenhum comentário: