Nosso encontro teve início às 9h30min com a socialização do relato de experiência da professora Vivianne. Ela é Admitida em Caráter Temporário (ACT), trabalhando 30horas/aula no Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NEI Armação. Atua em sete turmas, cinco delas no período matutino: grupo III – Passarinho, grupo III e IV – Tubarão, grupo IV – Mar, grupo V – Barco e grupo VI – Cavalo Marinho; e no período vespertino com duas turmas: grupo II – Três Porquinhos e grupo III – Massinha. Cada turma recebe um nome que é escolhido pelas professoras da Instituição de acordo com o que o grupo gosta, por exemplo, grupo V – Barco recebeu este nome porque a professora de Educação Física contou uma história sobre o barco, as crianças gostaram.
A organização das aulas de Educação Física é dividida em quatro ‘itens’: 1º Organização dos Espaços, 2º Construção de Materiais, 3º Contação de Histórias e 4º Yoga. Na Organização dos espaços, no parque, num palco que fica no hall de entrada do NEI e no próprio hall. Geralmente ela utiliza esses espaços cobertos quando chove, ou quando precisa dividir os espaços com outros professores de Educação Física. Com relação à Construção de materiais, ela a divide em dois tipos: os crianças constroem com o seu auxílio, como, por exemplo, as bolas de malabares, petecas, fitas de ginástica artística, entre outros; e os que ela constrói em casa, como orelhas e rabos de onça, jogo da velha, jogos de montar, entre outros. Para que a Construção de Materiais aconteça, a professora utiliza materiais recicláveis, arrecadados por ela, ou compra com recursos próprios, por este motivo eles não são emprestados para os demais professores de Educação Física da instituição. A maioria dos materiais é contruído pela professora E. F. no horário em que ela está em casa, assim já leva os mesmos prontos para a Instituição.
A parceria com as professoras de sala é mínima. São poucas as que participam da aula. Aconteceu no início deste ano dela ter que trabalhar um semestre inteiro sozinha com um grupo. Quando ela vai trabalhar com a Yoga, ela muda o nome: prefere chamar de relaxamento. Este é um momento onde as crianças podem relaxar de acordo com a proposta de aula de Educação Física deste dia. Por exemplo, quando houve contação de histórias que era sobre o barco, após a narração ela trabalhou movimentos de relaxamento com as crianças que “imitassem” o movimento e a figura de um barco. O planejamento de suas aulas é desenvolvido a partir dos quatro itens, criando com cada turma, dependendo da idade, objetivos diferentes a serem alcançados. As aulas são divididas em tempos de 45minutos, três vezes na semana.
Após o intervalo retomamos a reunião com a discussão do documento das Diretrizes, criado pelo Grupo Independente. O professor Alexandre havia enviado suas considerações sobre o documento e André já conseguiu incorporar algumas. Sobre a publicação deste documento, o Grupo ainda não possui uma posição. Temos a ideia de publicar quem sabe em alguma Revista ou até mesmo em forma de livro.
Antes de encerrar a reunião, Inelve nos comunicou que no próximo dia 09 de dezembro, às 9 horas, ela e a professora Adriana irão ao centro, onde acontecem os encontros de Formação da Prefeitura conversar sobre a possibilidade de ano que vem as reuniões do Grupo Independente aconteçam neste mesmo espaço. Quem estiver disponibilidade de ir, está convidado.
Sobre o último encontro que acontecerá no dia 07 de dezembro, o Grupo ficou de pensar sobre quais temas queremos trabalhar e como vamos abordá-los. Quem não puder comparecer nesta reunião poderá encaminhar por email suas sugestões para o ano de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário