Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

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sábado, 26 de maio de 2012

Relatório do dia 08/05/2012 - Formação da Rede Municipal de Educação de Florianópolis


No dia 08 de maio de 2012, às 08h e 25min, teve início o Encontro de Formação da Rede Pública Municipal de Educação. Ele contou com a presença de trinta e dois (32) professores, bem como de uma bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq). O Encontro foi coordenado pelo Professor Alexandre Fernandez Vaz e teve como tema “Educação Física na Educação Infantil: Temas em debate IV – Lugares da Educação Física na Educação Infantil (I), segundo as experiências relatadas.
Alexandre trouxe trechos dos relatos de experiência pertencentes a professores da Rede para discussão e reflexão. Esses textos estão presentes no Documento que vem sendo desenvolvido pelo Grupo Independente de Professores de Educação Física da Educação Infantil como contribuição à orientação das Diretrizes Municipais para a educação de 0 a 5 anos. Ele é composto pela parte teórico-metodológico e em seguida vem os relatos de diversas práticas realizadas nas instituições municipais.
O estudo desses escritos tem por função verificar de que forma ajudam a materializar discussões que vem sendo realizadas no decorrer dos encontros da Formação, e fazer um exercício de análise do fragmento selecionado de cada relato, que contempla experiências diversas no âmbito da cultura corporal.
Antes de partir para os relatos, Alexandre argumentou sobre a grande importância de se fazer anotações dos momentos da Educação Física. Porque nossa memória é falha, seletiva, podendo se perder ou confundir certos acontecimentos; por proporciona um distanciamento da própria prática para poder avaliar melhor o que foi trabalhado, exigindo elaborar um registro que vá além da mera impressão; facilita a avaliação em longo prazo; por fim materializa o que se tem ensinado na instituição, podendo disponibilizar e tornar conhecidas essas informações aos colegas de trabalho.
Os professores presentes tiveram a tarefa de analisar se o texto cumpriu o seu objetivo de comunicar, se foi escrita de forma clara, o que ele anuncia e como podemos ligá-lo com as próprias práticas.
O primeiro extrato de relato foi sobre um trabalho realizado com a Dança, com dois parágrafos do texto. Foi apontado que está muito bem escrito, há uma fundamentação, anuncia e justifica a escolha do conteúdo selecionado, estão presentes os objetivos e alguns deles acabaram chamando a atenção dos docentes presentes: ampliação do repertório de movimentos corporais, sensibilização, expressividade e criatividade das crianças. As pessoas os apontaram como elementos importantes, mas um professor colocou em questionamento se os objetivos não estavam muito idealizados. Alexandre comentou que devemos colocar as metas acima das nossas possibilidades para que elas não limitem a prática, permitindo-nos estudar, refletir, buscando alcançar o que foi planejado, saindo da zona de conforto e arriscando um pouco mais. Também foi apontada a parceria e contribuição da instituição para com esse projeto. A segurança e os espaços organizados foram itens observados no texto. Foi finalizado com um elogio acerca de ser um relato de uma prática bem pensada, que considera a instituição, reflete sobre a própria experiência e contextualiza isso dentro de uma sociedade, uma cultura.
O segundo extrato se referiu a um relato que contemplava três projetos que são desenvolvidos paralelamente na instituição, um é a dança do Boi-de-mamão desde os pequenos até os maiores por meio de adaptações dos personagens, outro são as Saídas e Passeios, e por fim a organização dos espaços para atividades coletivas que propõem brincadeiras com água, brincadeiras sobre rodas, parque ou Hall nas segundas-feiras. Decompondo as partes do texto foi observado que apareceu o princípio que a instituição tem por função operar com elementos da cultura, ampliando o repertório de práticas corporais das crianças, rivalizando com a cultura de massa e preservando jogos da cultura popular, como o boi-de-mamão. A criação de brinquedos/fantasias que evocam personagens que permitam às crianças menores brincarem e não serem somente meros observadores foi algo destacado como importante e inovador. Mais uma vez ficou evidente a participação da instituição como um todo no projeto, não sendo somente da Educação Física. O critério da escolha do boi-de-mamão como conteúdo ficou claro, importante por fazer parte da história e cultura regional, também por estar sendo esquecida, engolida pela indústria cultural, por trabalhar com elementos que vão além da mera atividade corporal.
Algo bem interessante que foi notado no fragmento de texto é o grupo de estudos realizados impreterivelmente nas segundas-feiras, a organização da creche para estudos. Também se observa o espaço organizado funcionando como mais um educador, organizado pelo professor intencionalmente visando algum objetivo.  A descrição da segurança relacionada às crianças também se viu no decorrer do fragmento, algo bem importante que deve ser levado em consideração. Manter o "risco" da aventura, mas afastada dos perigos, é importante. O professor deve estar atento, presente e fazer o possível para reduzir o perigo de uma determinada prática ao "risco" da aventura, tornando a atividade desafiadora. Todos concordaram que teve uma descrição ótima e bem detalhada.
O terceiro e último extrato analisado nesse dia se referia ao relato no qual as professoras de Educação Física, juntamente com a concordância das professoras de sala, orientadora pedagógica e a direção da instituição, trabalham o momento da Educação Física em um turno completo com determinado grupo, alternando a cada dia a turma. A professora acompanha os momentos da rotina dos pequenos, como alimentação, higienização e descanso, fazendo a proposta pensada para o dia entre esses momentos. Uma questão bem importante e levantada pelos participantes da Formação foi a conquista da professora de Educação Física de poder trabalhar um período inteiro com uma turma, transpondo o modelo escolarizante de aulas limitadas em 45 minutos que em muitas instituições está ainda enraizado. Também mostra a presença da professora nas rotinas das crianças e não somente atuante na Educação Física. Um professor salientou a parceria e apoio das professoras, direção, instituição em geral nas questões da Educação Física. Outra professora afirmou que é importante e desafiador a participação do professor de Educação Física na rotina dos pequenos, principalmente com o objetivo de humanizar esses momentos.
Por fim os professores declararam que ficaram um pouco confusos com o último extrato por haver palavras ambíguas e por não terem lido todo o relato, tendo sido analisado somente um trecho de dez (10) linhas. 

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