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quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Relatório do dia 02/10/2012 - Formação da Rede Municipal de Educação de Florianópolis

No dia 02 de outubro de 2012, às 08h e 30min, teve início o Encontro de Formação da Rede Pública Municipal de Educação, grupo da manhã. Ele contou com a presença de vinte e nove (29) professores, bem como de uma bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq). O Encontro foi coordenado pelo professor Alexandre Fernandez Vaz.
A proposta para esse encontro foi revisar e discutir alguns itens do documento Orientações Curriculares para a Educação Física na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis – SC que foi elaborado por um coletivo de professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil e pelo Grupo Independente. Este teve como colaboradores Ana Cristina Richter, André Tristão, Lisandra Invernizzi, Michelle Carreirão, e foi coordenado pelo Professor Doutor Alexandre Vaz (MEN, CED/UFSC). Contou com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea, Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão/UFSC.
O primeiro questionamento começou logo na primeira página do documento, um dos professores presentes afirmou que não concordava que a autoria fosse de professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil, mas sim somente o Grupo Independente. Professora Adriana explicou que por motivo de ter ocorrido uma chamada aos professores da área nas instituições no início das discussões, e por estes terem contribuído em algum momento, diretamente ou indiretamente para o documento, o mais justo seria colocar a nomenclatura coletivo de professores. Isso contemplaria todos que de alguma forma colaboraram para a concretização do texto.
O  Documento divide-se em duas partes: 1) A Educação Física na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis - Contextualização Histórica; A Educação Física na Educação Infantil; Sobre as Leis e Regulamentos a Respeito da Educação Física na Educação Infantil; A Educação Física, a Organização do Tempo/Espaço Pedagógico e sua Vinculação com o PPP; Do Planejamento, Núcleos de Ação Pedagógica e Avaliação da Educação Física na Educação Infantil. 2) Relatos de experiências de professoras da Rede Municipal que integram o Grupo Independente.
Alexandre passou por cada tópico mostrando alguns fragmentos do Documento, como escritos, citações, interpretações, documentos. No momento que mostrou um slide que questionava o planejamento: o quê ensinar? Como ensinar? Pra quem ensinar?, registro: o quê olhar? Como anotar? Quando anotar?, avaliação: o quê avaliar? Como avaliar?, Quando avaliar? Pra quê?, a avaliação foi o alvo da discussão.
Uma professora fez uma crítica à avaliação como estigmatizadora, afirmando que os professores de Educação Física tem condições de estudar, discutir e aprofundar mais essa problemática que é a avaliação nesta área do conhecimento. Outro professor presente no encontro faz uma crítica direta ao Documento, no qual deixou a desejar um melhor esclarecimento e aprofundamento no que se refere a este tema. Alexandre lembra que a avaliação tem suas limitações no âmbito da Educação Física, há ainda muitas respostas a serem buscadas. Mas sabemos que a avaliação se sustenta a partir dos pilares planejamento e registro, estes que são elementos entrelaçados da prática pedagógica, dialogando entre si.
Adiante foram apresentados alguns conteúdos da Educação Física Infantil. Como tal expressão é tema de discordâncias, colocou-se no Documento: Algumas orientações que tratam da área de conhecimento da educação física a partir dos eixos: brincadeira, linguagens e interação. Foram citados circo, ginástica, manifestações da cultura popular, jogos e brincadeiras, dança, capoeira, natação, atividades com água, entre outros. Um docente presente questionou a palavra brincadeira, pois ela pode ter duplo entendimento, como eixo articulador das práticas pedagógicas ou como conteúdo – que é o caso em questão. Mas foi decidido que a palavra que melhor traduz o que está se dizendo é mesmo brincadeira, lembrando que nenhum conceito é completamente correspondente à realidade.
Outra dúvida surgiu por parte de um professor, que questionou se os itens Manifestações da Cultura Popular e Jogos e Brincadeiras não estariam redundantes. Alexandre lembrou que nem todo jogo ou brincadeira faz parte da cultura popular. Além disso, tal item foi criado para mostrar a importância do trabalho com manifestações da cultura popular nos momentos de Educação Física.
Alguns trechos não ficaram muito claros para os professores presentes por não terem lido o Documento completo e naquele momento estar sendo apresentado somente em fragmentos, como quando foram citados os Projetos Coletivos.  Mas foi bastante discutido o Documento e seus ajustes finais, lembrando que será inevitável uma certa imprecisão no seu formato e conteúdo finais.

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