No dia 02 de outubro de 2012, às 08h e 30min, teve início o Encontro de
Formação da Rede Pública Municipal de Educação, grupo da manhã. Ele contou com
a presença de vinte e nove (29) professores, bem como de uma bolsista do Núcleo
de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq). O
Encontro foi coordenado pelo professor Alexandre Fernandez Vaz.
A proposta para esse encontro foi revisar e discutir alguns itens do
documento Orientações Curriculares para a
Educação Física na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de
Florianópolis – SC que foi elaborado por um coletivo de professores de
Educação Física que atuam na Educação Infantil e pelo Grupo Independente. Este
teve como colaboradores Ana Cristina Richter, André Tristão, Lisandra Invernizzi,
Michelle Carreirão, e foi coordenado pelo Professor Doutor Alexandre Vaz (MEN,
CED/UFSC). Contou com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e
Sociedade Contemporânea, Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão/UFSC.
O primeiro questionamento começou logo na primeira página do documento,
um dos professores presentes afirmou que não concordava que a autoria fosse de
professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil, mas sim somente
o Grupo Independente. Professora Adriana explicou que por motivo de ter
ocorrido uma chamada aos professores da área nas instituições no início das
discussões, e por estes terem contribuído em algum momento, diretamente ou
indiretamente para o documento, o mais justo seria colocar a nomenclatura coletivo de professores. Isso
contemplaria todos que de alguma forma colaboraram para a concretização do
texto.
O Documento divide-se em duas
partes: 1) A Educação Física na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino
de Florianópolis - Contextualização Histórica; A Educação Física na Educação
Infantil; Sobre as Leis e Regulamentos a Respeito da Educação Física na
Educação Infantil; A Educação Física, a Organização do Tempo/Espaço Pedagógico
e sua Vinculação com o PPP; Do Planejamento, Núcleos de Ação Pedagógica e
Avaliação da Educação Física na Educação Infantil. 2) Relatos de experiências de
professoras da Rede Municipal que integram o Grupo Independente.
Alexandre passou por cada tópico mostrando alguns fragmentos do Documento,
como escritos, citações, interpretações, documentos. No momento que mostrou um slide que questionava o planejamento: o
quê ensinar? Como ensinar? Pra quem ensinar?, registro: o quê olhar? Como
anotar? Quando anotar?, avaliação: o quê avaliar? Como avaliar?, Quando
avaliar? Pra quê?, a avaliação foi o alvo da discussão.
Uma professora fez uma crítica à avaliação como estigmatizadora, afirmando
que os professores de Educação Física tem condições de estudar, discutir e
aprofundar mais essa problemática que é a avaliação nesta área do conhecimento.
Outro professor presente no encontro faz uma crítica direta ao Documento, no
qual deixou a desejar um melhor esclarecimento e aprofundamento no que se
refere a este tema. Alexandre lembra que a avaliação tem suas limitações no
âmbito da Educação Física, há ainda muitas respostas a serem buscadas. Mas
sabemos que a avaliação se sustenta a partir dos pilares planejamento e
registro, estes que são elementos entrelaçados da prática pedagógica,
dialogando entre si.
Adiante foram apresentados alguns conteúdos
da Educação Física Infantil. Como tal expressão é tema de discordâncias,
colocou-se no Documento: Algumas
orientações que tratam da área de conhecimento da educação física a partir dos
eixos: brincadeira, linguagens e interação. Foram citados circo, ginástica,
manifestações da cultura popular, jogos e brincadeiras, dança, capoeira,
natação, atividades com água, entre outros. Um docente presente questionou a
palavra brincadeira, pois ela pode
ter duplo entendimento, como eixo articulador das práticas pedagógicas ou como
conteúdo – que é o caso em questão. Mas foi decidido que a palavra que melhor
traduz o que está se dizendo é mesmo brincadeira, lembrando que nenhum conceito
é completamente correspondente à realidade.
Outra dúvida surgiu por parte de um professor, que questionou se os itens
Manifestações da Cultura Popular e Jogos e Brincadeiras não estariam
redundantes. Alexandre lembrou que nem todo jogo ou brincadeira faz parte da
cultura popular. Além disso, tal item foi criado para mostrar a importância do
trabalho com manifestações da cultura popular nos momentos de Educação Física.
Alguns trechos não ficaram muito claros para os
professores presentes por não terem lido o Documento completo e naquele momento
estar sendo apresentado somente em fragmentos, como quando foram citados os
Projetos Coletivos. Mas foi bastante
discutido o Documento e seus ajustes finais, lembrando que será inevitável uma
certa imprecisão no seu formato e conteúdo finais.
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