Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Relatório do dia 20/11/2012 - Formação Continuada dos Professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis - GI

            No dia 20 de novembro de 2012, às 09h e 15min, teve início o Encontro do Grupo de Estudos Independente da Educação Física na Educação Infantil, último deste ano. Ele contou com a presença de doze (12) professores, bem como de uma bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq). Teve como pauta a discussão das atividades feitas durante o ano de 2012 e a organização do ano letivo de 2013.
O encontro começou com a exposição das gravações das dança-cirandas, feitas em um encontro extra pelo Grupo Independente com o intuito de ter um material concreto sobre o tema. Em seguida houve um debate sobre o material e propostas para avançar ainda mais, como haver produção de um segundo DVD de cirandas, organizar um relato sobre esta atividade e publicar em algum meio de comunicação.
No segundo momento foi organizado o calendário 2013 dos encontros do Grupo Independente. Como há incertezas se os encontros de Formação da Rede Municipal de Educação de Florianópolis continuarão acontecendo, o Grupo preferiu estabelecer dois encontros mensais e caso a Prefeitura confirme as atividades que por ela poderão ser propostas, o cronograma será adaptado.
Assim ficou disposto o calendário 2013 do Grupo Independente, com respectivos temas:

Março:
05-03 – Finalização do DVD Cirandas.
19-03 - Finalização do DVD Cirandas.

Abril:
02-04 – Debate acerca do desenvolvimento da consciência moral na infância. Jairo ficou responsável por abrir a discussão.
23-04 – Debate acerca do desenvolvimento da consciência moral na infância.

Maio:
07-05 – Oficina de capoeira. Andréa e Juliano se dispuseram a ensinar algo sobre a movimentação, instrumentos, história da capoeira.
21-05 – Oficina de capoeira.

Junho:
04-06 – Relatos de intervenções nas idades de 0 a 3 anos e debates de textos que possam orientar essa prática.
18-06 – Idem.

Julho:
02-07 – Avaliação referente ao primeiro semestre.

Agosto:
06-08 – Relatos e discussões sobre avaliação da Educação Física e como tem sido feita nas instituições.
20-08 – Idem.

Setembro:
03-09 – Convite aos supervisores de estágio das instituições em que atuam os professores presentes no grupo, para o debate sobre a avaliação na Educação Física.
17-09 – Debate sobre o tema acima.

Outubro:
08-10 – Produção de um CD infantil para utilizar nos momentos de Ed. Física.
22-10 – Idem.

Novembro:
05-11 – Retorno à discussão do tema mais polêmico do ano.
19-11 – Oficina de produção de matérias com a professora Geisa.

         Para a discussão do tema acerca do desenvolvimento da consciência moral na infância, o professor Jairo indicou o livro O educador e o desenvolvimento da moralidade na infância: uma abordagem construtivista, de Telma Peliggue Vinha.

Nenhum comentário: