Aproximadamente às 10 horas na manhã do dia 16 de abril, no Centro
de Educação Continuada – CEC, aconteceu o primeiro Encontro de
Formação da Rede Pública Municipal de Educação do ano de 2013,
para professores de Educação Física que atuam na Educação
Infantil.
O professor Alexandre Vaz iniciou o encontro fazendo um convite a
todas/os os presentes, para participarem do Grupo Independente e
apresentou a história do grupo e o papel que esse tem como
interlocutor importante para a formação continuada dos professores.
O blog do grupo Independente é gerenciado pelo Núcleo de Estudos e
Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq), que se
dedica, entre outros temas, ao estudo da Educação da Infância.
Entre os anos de 2003 e 2004 surgiu a necessidade, durante os
encontros de formação, do debate sobre a crise de legitimidade da
Educação Física na Educação Infantil. Durante os
aprofundamentos, emergiu a seguinte pergunta: qual a real
especificidade da Educação Física? Partindo desse questionamento,
alguns exercícios foram feitos, chegando-se à conclusão que
primeiramente deveria se pensar na formação curricular do educador.
É importante para a Educação Física buscar sua especificidade,
porém, isso difere de buscar o isolamento frente às demais áreas
de conhecimento. Nos encontros de formação continuada melhoramos
muito no debate, da formação e da prática pedagógica pode-se
observar que os relatos estão mais completos. Outra melhora
importante foi começar a discutir temas sem tabus, como o esporte e
a relação da Educação Infantil com Ensino Fundamental.
Com os avanços sobre os debates na área, a formação continuada
gerou novas expectativas e promessas. Para tanto, o quadro de
desafios propostos para os debates deste ano é o seguinte:
- Radicalizar o debate no sentido da prática, por meio de registros, com exercícios de análise sobre eles.
- Ênfase na educação de 0 a 3 anos;
- Debater a inclusão de crianças com histórico de deficiência – tema difícil para Educação dos pequenos;
- Dedicar tempo ao tema do desenvolvimento e aprendizagem, deixado um pouco de lado nos últimos tempos. Um exemplo de sua importância é o estudo do desenvolvimento da capacidade moral das crianças.
Propõe-se trabalhar com registros escritos e visuais para
interpretar não a aula, mas os episódios que podemos dali extrair
para debate, explorando as temáticas que os registros proporcionem
suas relações de sucesso e insucesso; observar as condutas de
professores e crianças. Esta seria a estratégia, precisaremos de
relatos e pessoas que permitam ser filmadas, já contamos com
bolsistas para nos ajudar com as filmagens e edições dos vídeos.
Nossa proposta também é dar visibilidade ao trabalho da Educação
Física na Educação Infantil; temos que garantir nossa legitimidade
no espaço de formação.
Márcia, dirigente da Divisão de Educação Infantil da SME,
conclui com alguns informes:
- A hora/atividade se efetiva como participação e não como convite;
- Hoje temos 91 professores de Educação Física na Educação Infantil na Rede Municipal de Educação;
- Uma meta é fazer a primeira Revista de Educação Infantil da Rede, divulgando trabalhos dos professores;
- É preciso estabelecer uma comunicação mais direta: olhar o Blog do grupo e comunicação central pelo e-mail do grupo;
Com a conclusão da Márcia, aproximadamente 11h50min da
manhã do dia 16 de abril nosso primeiro encontro foi finalizado.
Luiza e Melissa.
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