Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

sábado, 4 de maio de 2013

Relato do dia 16/04/2013 - Formação Continuada dos Professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis - GI



         Aproximadamente às 10 horas na manhã do dia 16 de abril, no Centro de Educação Continuada – CEC, aconteceu o primeiro Encontro de Formação da Rede Pública Municipal de Educação do ano de 2013, para professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil.
O professor Alexandre Vaz iniciou o encontro fazendo um convite a todas/os os presentes, para participarem do Grupo Independente e apresentou a história do grupo e o papel que esse tem como interlocutor importante para a formação continuada dos professores.
O blog do grupo Independente é gerenciado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq), que se dedica, entre outros temas, ao estudo da Educação da Infância.
Entre os anos de 2003 e 2004 surgiu a necessidade, durante os encontros de formação, do debate sobre a crise de legitimidade da Educação Física na Educação Infantil. Durante os aprofundamentos, emergiu a seguinte pergunta: qual a real especificidade da Educação Física? Partindo desse questionamento, alguns exercícios foram feitos, chegando-se à conclusão que primeiramente deveria se pensar na formação curricular do educador.
É importante para a Educação Física buscar sua especificidade, porém, isso difere de buscar o isolamento frente às demais áreas de conhecimento. Nos encontros de formação continuada melhoramos muito no debate, da formação e da prática pedagógica pode-se observar que os relatos estão mais completos. Outra melhora importante foi começar a discutir temas sem tabus, como o esporte e a relação da Educação Infantil com Ensino Fundamental.
Com os avanços sobre os debates na área, a formação continuada gerou novas expectativas e promessas. Para tanto, o quadro de desafios propostos para os debates deste ano é o seguinte:

  • Radicalizar o debate no sentido da prática, por meio de registros, com exercícios de análise sobre eles.
  • Ênfase na educação de 0 a 3 anos;
  • Debater a inclusão de crianças com histórico de deficiência – tema difícil para Educação dos pequenos;
  • Dedicar tempo ao tema do desenvolvimento e aprendizagem, deixado um pouco de lado nos últimos tempos. Um exemplo de sua importância é o estudo do desenvolvimento da capacidade moral das crianças.

Propõe-se trabalhar com registros escritos e visuais para interpretar não a aula, mas os episódios que podemos dali extrair para debate, explorando as temáticas que os registros proporcionem suas relações de sucesso e insucesso; observar as condutas de professores e crianças. Esta seria a estratégia, precisaremos de relatos e pessoas que permitam ser filmadas, já contamos com bolsistas para nos ajudar com as filmagens e edições dos vídeos.
Nossa proposta também é dar visibilidade ao trabalho da Educação Física na Educação Infantil; temos que garantir nossa legitimidade no espaço de formação.
Márcia, dirigente da Divisão de Educação Infantil da SME, conclui com alguns informes:
  • A hora/atividade se efetiva como participação e não como convite;
  • Hoje temos 91 professores de Educação Física na Educação Infantil na Rede Municipal de Educação;
  • Uma meta é fazer a primeira Revista de Educação Infantil da Rede, divulgando trabalhos dos professores;
  • É preciso estabelecer uma comunicação mais direta: olhar o Blog do grupo e comunicação central pelo e-mail do grupo;
Com a conclusão da Márcia, aproximadamente 11h50min da manhã do dia 16 de abril nosso primeiro encontro foi finalizado.

Luiza e Melissa.  

Nenhum comentário: