No dia
03 de setembro de 2013, às 13 horas, teve início o Encontro de Formação do
Grupo Independente de Professores de Educação Física da Rede Municipal de
Florianópolis. Contou com a presença de quatorze (14) professores, bem como uma
aluna do Curso de Ed. Física da UDESC. Este encontro começou com um longo
informe sobre as principais impressões sobre a reunião realizada entre as
Supervisoras Educacionais e o Professor Alexandre Vaz, em 28.08. Outra
atividade foi a apresentação e debate sobre os registros filmados em algumas
creches da rede por professores atuantes e no grupo.
Depois de introduzidas a programação das atividades da formação pelo Alexandre,
iniciou-se o detalhamento da reunião realizada com as supervisoras, na qual a
questão mais enfatizada foi a maior aproximação delas com as práticas da
unidade. Tanto nas dinâmicas e nos métodos operacionais do grupo, como
reuniões, registros, planejamento, avaliações etc., como no aprofundamento e
interesse em conhecer mais as peculiaridades práticas e teóricas da Educação
Física trabalhada em suas unidades.
No
segundo momento se iniciou as apresentações dos vídeos sobre aulas práticas de
Ed. Física, programadas e executadas com outros profissionais da unidade. A
primeira, coordenada pela Professora Inelve na unidade Nossa Senhora Aparecida
– Pantanal, e a segunda pela Professora Denize na Idalina Uchoa – Carianos. Os
vídeos não refletem a realidade das
aulas, mas são episódios editados que têm como intuito possibilitar o debate.
Desta forma, não podemos dizer, e não foi este o interesse, de que as aulas
aconteceram conforme as impressões que o acompanhamento da filmagem
proporcionaram.
Progredindo
para os debates dos registros da Professora Inelve, observaram-se três questões
principais:
-
Interação das crianças de diferentes grupos e faixas etárias é benéfica no
sentido de elas compartilharem o mesmo espaço, brincadeiras e ideias, trazendo
mais qualidade ao seu desenvolvimento.
- A
questão da segurança foi também prontamente levantada, quando se observou no
vídeo a falta de mais profissionais supervisionando as atividades (tinha
aproximadamente 25 crianças reunidas no mesmo espaço), bem como fazendo
registros e acompanhamento em geral. Complementando a fala dos Professores,
Alexandre enfatizou que as aulas com essa abordagem devem ser previamente
projetadas de forma institucional, de maneira a mobilizar os envolvidos na
unidade como um todo.
- O
último ponto mais debatido do primeiro vídeo foi a questão dos currículos e
programas que devem ser orientados para proporcionar às crianças diferentes
formas de estímulo e sensação como repertório das atividades das aulas de Ed.
Física, como as diferentes formas de balançar, as sensações de olfato, tato e
paladar, audição (musicalização e outros) etc.
Já no
vídeo 2, que mostra práticas da Professora Denize, que esteve presente na
formação, enriquecendo o debate, a primeira questão levantada foi a inclusão
espontânea e interativa de deficientes físicos durante o desenrolar da aula
registrada. O Professor Alexandre logo destacou que esta é uma grande lacuna da
área de Ed. Física e que a área ainda tem muito a desenvolver. Outro
ponto foi o planejamento coletivo juntamente com os professores de sala que
irão participar das atividades programadas, de forma a envolvê-los de mais
ativa nas brincadeiras, registros e observações.
Por
fim, debateu-se a temática da presença da competição nessa etapa inicial da
formação básica. A conclusão destacada pelo Alexandre é de que o mais
importante é a ênfase que é dedicada ao processo e não apenas ao resultado.
Encaminhamentos:
*
Em busca de ganhar engajamento junto aos Supervisores, foi realizado um convite
para os mesmos marcando para o dia 10/09 o próximo encontro do Grupo
Independente. Nesse momento continuarão os debates sobre os instrumentos de
avaliação na Ed. Física.
Encerramos as discussões aproximadamente às 17h00 horas.
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