Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Relato do dia 03 de Setembro de 2013 – Formação de Professores do Grupo Independente de Educação Física (Encontro Verpertino)



No dia 03 de setembro de 2013, às 13 horas, teve início o Encontro de Formação do Grupo Independente de Professores de Educação Física da Rede Municipal de Florianópolis. Contou com a presença de quatorze (14) professores, bem como uma aluna do Curso de Ed. Física da UDESC. Este encontro começou com um longo informe sobre as principais impressões sobre a reunião realizada entre as Supervisoras Educacionais e o Professor Alexandre Vaz, em 28.08. Outra atividade foi a apresentação e debate sobre os registros filmados em algumas creches da rede por professores atuantes e no grupo.

            Depois de introduzidas a programação das atividades da formação pelo Alexandre, iniciou-se o detalhamento da reunião realizada com as supervisoras, na qual a questão mais enfatizada foi a maior aproximação delas com as práticas da unidade. Tanto nas dinâmicas e nos métodos operacionais do grupo, como reuniões, registros, planejamento, avaliações etc., como no aprofundamento e interesse em conhecer mais as peculiaridades práticas e teóricas da Educação Física trabalhada em suas unidades.

No segundo momento se iniciou as apresentações dos vídeos sobre aulas práticas de Ed. Física, programadas e executadas com outros profissionais da unidade. A primeira, coordenada pela Professora Inelve na unidade Nossa Senhora Aparecida – Pantanal, e a segunda pela Professora Denize na Idalina Uchoa – Carianos. Os vídeos não refletem a realidade das aulas, mas são episódios editados que têm como intuito possibilitar o debate. Desta forma, não podemos dizer, e não foi este o interesse, de que as aulas aconteceram conforme as impressões que o acompanhamento da filmagem proporcionaram.

Progredindo para os debates dos registros da Professora Inelve, observaram-se três questões principais:

- Interação das crianças de diferentes grupos e faixas etárias é benéfica no sentido de elas compartilharem o mesmo espaço, brincadeiras e ideias, trazendo mais qualidade ao seu desenvolvimento.

- A questão da segurança foi também prontamente levantada, quando se observou no vídeo a falta de mais profissionais supervisionando as atividades (tinha aproximadamente 25 crianças reunidas no mesmo espaço), bem como fazendo registros e acompanhamento em geral. Complementando a fala dos Professores, Alexandre enfatizou que as aulas com essa abordagem devem ser previamente projetadas de forma institucional, de maneira a mobilizar os envolvidos na unidade como um todo.

- O último ponto mais debatido do primeiro vídeo foi a questão dos currículos e programas que devem ser orientados para proporcionar às crianças diferentes formas de estímulo e sensação como repertório das atividades das aulas de Ed. Física, como as diferentes formas de balançar, as sensações de olfato, tato e paladar, audição (musicalização e outros) etc.

Já no vídeo 2,  que mostra práticas da Professora Denize, que esteve presente na formação, enriquecendo o debate, a primeira questão levantada foi a inclusão espontânea e interativa de deficientes físicos durante o desenrolar da aula registrada. O Professor Alexandre logo destacou que esta é uma grande lacuna da área de Ed. Física e que a área ainda tem muito a desenvolver.  Outro ponto foi o planejamento coletivo juntamente com os professores de sala que irão participar das atividades programadas, de forma a envolvê-los de mais ativa nas brincadeiras, registros e observações.

Por fim, debateu-se a temática da presença da competição nessa etapa inicial da formação básica. A conclusão destacada pelo Alexandre é de que o mais importante é a ênfase que é dedicada ao processo e não apenas ao resultado.


Encaminhamentos:


* Em busca de ganhar engajamento junto aos Supervisores, foi realizado um convite para os mesmos marcando para o dia 10/09 o próximo encontro do Grupo Independente. Nesse momento continuarão os debates sobre os instrumentos de avaliação na Ed. Física.


            Encerramos as discussões aproximadamente às 17h00 horas. 

Karoliny, Luiza e Gabriel.

Nenhum comentário: