Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Relato do dia 08 de Abril de 2014 – Formação de Professores do Grupo Independente de Educação Física

No dia 08 de abril de 2014, às 9:30 horas, teve início o segundo Encontro do Grupo Independente de Professores de Educação Física da Rede Municipal de Florianópolis de 2014.
O encontro contou com a presença de nove (9) professores, bem como de duas bolsistas da UFSC. A pauta deste encontro foi a continuidade do tema “Ferramentas Tecnológicas na Educação Física”, ministrado pelo professor Júlio. Os conteúdos apresentados pelo professor iniciaram com uma resumida explicação sobre as plataforma Linux e Windows, a seguir foram explanados principalmente nas formas de instalação/acesso aos programas, funcionamento e ferramentas mais úteis, contemplando 4 softwares principais a seguir:
·         CALIBRE – Banco de dados organizador de arquivos;
·         COPY – Trabalha em nuvem, versão melhorada do Drop Box;
·         GIMP – animação e desenhos, similaridade com photoshop;
·         INKSCAPE – Desenho Vetorial e Criação e tratamento de imagens
Algumas outras referências também fizeram parte da reunião como Blogger e Word Press por exemplo.



Detalhamento e Utilidades dos Softwares Apresentados

Primeiramente explicou que é um software livre e de download gratuito, em seguida mostrou o passo a passo de instalação aos presentes e logo depois apresentou algumas de suas principais funcionalidades destacando que é um gerenciador de documentos, como livros, artigos científicos e outros. Ele permite a organização desses documentos por palavras chaves, autores, títulos, assim quando for necessário buscar algum arquivo no computador, ele facilitará a procura. Sendo este um dos seus maiores diferenciais. Também está integrado e possibilita compartilhamento, por publicação, a comentários e posts no facebook e outras redes sociais.



- Inkscape - inkscape.org
 È uma versão gratuita e melhorada do corell draw, possui ferramentas que permitem a criação de desenhos vetoriais, logos, para folders, banners, etc. foi demonstrada algumas possibilidades em cima de uma foto como exemplo de criação desse software.

- Gimp - www.gimp.org
Versão similar ao photoshop, utilizado para edições de fotos, como tirar olhos vermelhos, aumentar a qualidade da coloração, nitidez, contraste, brilho, com também fazer maquiagem na foto, modificando algo que possa tornar a foto melhor.

Único software não gratuito e de grande utilidade para armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem. Grande interatividade e funções bem específicas de bloqueios de conteúdos e privacidade.

 - Blloger - www.blogger.com
Ferramenta gratuita e de criação de perfis, conteúdo, imagens, etc. è como se fosse um site pessoal, porém com opções mais objetivas e alguma restrição no armazenamento de arquivos e navegação. Foi uma das partes de maior destaque e atenção durante o encontro, foi apresentado como se realiza o acesso e criação de dados de login (usuário e senha), como se cria um layout básico e diferentes formatos, preenchimento do perfil e formas de atualização e publicação de conteúdo, compartilhamentos e interatividades. Inclusive o blog do Grupo Independente é alocado e administrado por esta ferramenta.
Ainda, foi apresentado um blog de modelo em que o Professor Julio iniciou suas atividades com essa ferramenta no ano de 2010, cujo endereço: http://pensandoaeducacaofisica.blogspot.com.br/



- Wordpress - pt-br.wordpress.com
Similar ao blogger, porém em versões avançadas pagas (gratuidade de 14 dias) e básicas não, é um software com mais opções e  moderna. Incluindo a categoria de negócios e maior armazenagem de arquivos. Também possui comandos dinâmicos de compartilhamento e criação de perfis e conteúdos, porém de forma diferenciada e mais moderna que o blogger. Para iniciar um projeto com esta ferramenta, é necessário criar dados de login, e saber suas funções básicas de publicação e desenvolvimento de layout.

Já na parte conclusiva do encontro o professor Júlio mostrou muita proximidade e manuseio em todas ferramentas apresentadas, foram feitos alguns questionamentos e atendidos de forma satisfatória. Ainda, se colocou a disposição e informou que esses programas podem ser relembrados durante o desenvolvimento das atividades do projeto se colocando a disposição para eventuais dúvidas e sugestões.
Ao final do encontro surgiram algumas propostas de mudanças na agenda do grupo conforme segue abaixo.

·        PRÓXIMOS ENCONTROS

 - 22 de abril - Texto - Prof Juliano,
- 13 de maio – Oficina de Danças Populares - Prof Nado (Reonaldo)
- 27 de maio - Oficina de Danças Populares - Prof Nado 


O encontrou encerrou aproximadamente às 12hs.

Nenhum comentário: