Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

IV SEMINÁRIO EDUCAÇÃO DOS CORPOS, CULTURAS, HISTÓRIA - 04 À 06 DE NOVEMBRO DE 2015

Abaixo divulgamos informações sobre evento que acontecerá no Centro de Desportos, na Universidade Federal de Santa Catarina, na próxima semana (04 à 06 de Novembro de 2015). 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line por meio do linK:

 
VI Seminário Educação dos Corpos, Culturas, História - 04 a 06 de novembro de 2015
Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina
Realização: Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea


Trata-se de evento científico e formativo, que na forma de mesas, conferências e reuniões de trabalho pretende discutir a relação entre educação dos corpos, história e culturas, em vinculação com os temas do Esporte e Sociedade, Culturas Corporais, da História do Esporte, Estética e Esporte, bem como da Escolarização de jovens atletas. O foco central do evento deste ano é o Esporte e Sociedade, com a presença de pesquisadores de renome nas mesas, coordenação e organização: Jaison José Bassani (UFSC), Alexandre Fernandez Vaz (UFSC/Pesquisador CNPq), Michael Staack (Instituto de Ciências Desportivas/Institut für Sportwissenschaften - Goethe Universität/Frankfurt am Mai/Alemanha), Eduardo Galak (Universidad Nacional de La Plata/Conicet/Argentina), Wagner Xavier de Camargo (UFSCar/ Pesquisador Júnior de pós-doutorado da FAPESP); Michelle Carreirão Gonçalves (UFRJ), Ivan Marcelo Gomes (UFES), Drando. Carlus Augustus Jourand Correia (PPGE/UFRJ), Ana Cristina Richter (UFSC/Bolsista posdoc CNPq), Danielle Torri (Doutoranda PPGE/ UFSC), Nailze Pereira de Azevedo Pazin (Doutoranda PPGH/UFSC), Patrícia Luiza Bremmer Boaventura (Doutoranda PPGICH/UFSC), Daniel Machado da Conceição (Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea/UFSC.

Objetivo geral
Apresentar e discutir aspectos da relação entre educação dos corpos, culturas e história, com ênfase nas temáticas do Esporte e Sociedade, Culturas Corporais, História do Esporte, Estética e Esporte, bem como da Escolarização de jovens atletas, pensados a partir da Sociologia do Esporte e Teoria Crítica da Sociedade.

Programação:

04.11.2015 -  18 horas
Abertura do evento: Jaison José Basssani (UFSC)

04.11.2015 -  18h30min
Mesa 1: Culturas corporais, abjeção e dissonâncias no sistema esportivo: Jogos Indígenas, Gay Games
Prof. Dr. phil. Michael Staack (Instituto de Ciências Desportivas/Institut für Sportwissenschaften - Goethe Universität/Frankfurt am Mai/Alemanha)
Prof. Dr. Wagner Xavier de Camargo (UFSCar/ Pesquisador Júnior de pós-doutorado da FAPESP)
Coordenação e debate: Danielle Torri (Doutoranda PPGE/UFSC)

05.11.2015 -  14 horas
Mesa 2: História do Esporte: fontes, métodos, abordagens
Prof. Dr. Ivan Marcelo Gomes (UFES)
Prof. Dra. Nailze Pereira de Azevedo Pazin (Professora da Rede Pública Municipal de Florianópolis)
Coordenação e debate: Cláudia Emilia Aguiar Moraes (Doutoranda PPGE/UFSC)

05.11.2015 -  18h30min
Mesa 3: Estética e Esporte
Prof. Dra. Michelle Carreirão Gonçalves (UFRJ)
Prof. Dr. Eduardo Galak (Universidad Nacional de La Plata/Conicet/Argentina)
Coordenação e debate: Dranda. Patrícia Luiza Bremmer Boaventura (Doutoranda PPGICH/UFSC)

06.11.2015 -  9 horas
Mesa 4: Escolarização de atletas
Drando. Carlus Augustus Jourand Correia (PPGE/UFRJ)
Prof. Dr. Jaison José Bassani (UFSC)
Coordenação e debate: Ms. Daniel Machado da Conceição (Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea/UFSC)

Mais informações podem ser obtidas em  http://nucleodeestudosepesquisas.blogspot.com/ 


sexta-feira, 16 de outubro de 2015

I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA


       No dia 23 de outubro (sexta-feira), acontecerá no CEC o I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. O evento visa a socialização de nossas práticas pedagógicas. Estão envolvidos os professores que atuam nas quatro etapas/modalidades oferecidas pela SME: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Entidades Conveniadas e CCFVs, e Educação de Jovens e Adultos.
     Os objetivos deste encontro são minimizar a distância que percebemos entre os professores de Educação Física que atuam nas diversas etapas e modalidades atendidas pela Rede e promover a discussão da prática docente nesta área de conhecimento e suas possibilidades de superação
       O encontro acontecerá das 8:30 às 19:00h, e durante todo o dia acontecerão Relatos de Experiências (nos formatos Banner e Apresentação Oral) e Oficinas Pedagógicas.

A inscrição deve ser feita pelo link:

A programação será a seguinte:

Horário
Atividade
8:30
Cerimônia de Abertura
9:00
Apresentações Orais Individuais
10:30
COFFE BREAK
(Exposição de Banners)
11:00
Apresentação Oral Equipe
11:30
Apresentações Orais Individuais
12:00
ALMOÇO
13:30
Apresentações Orais Individuais
15:00
COFFE BREAK
(Exposição de Banners)
15:30
Oficinas Pedagógicas
O uso pedagógico da tecnologia na Educação Física
15:30 - 18:30
NTM – Lab2
Jogos de Percepção de Si
15:30 - 18:30
Casarão
Desmistificando o ensino da luta na escola
15:30 - 17:00
Sala 8
Oficinas de Jogos
15:30 - 17:00
Sala 7
Jogos de Tabuleiro x origem africana
17:00 - 18:30
Sala 7
18:30 19:00
Avaliação e Encerramento


domingo, 4 de outubro de 2015

Relato do dia 29 de Setembro de 2015 – Formação de Professores do Grupo Independente de Educação Física

Autoria: Mariana Vieira Flores da Silva

            No dia 29 de Setembro de 2015, a partir das 9h, teve início o Encontro de Formação de Professores do Grupo Independente de Educação Física na Educação Infantil. Nesse dia, reuniram-se nove pessoas, sendo oito professores e uma bolsista da UFSC. Conforme o cronograma do grupo estava prevista a apresentação da dissertação da Professora Nathália [1].
            O primeiro tema a ser debatido, de acordo com alguns problemas apresentados na apresentação, foi a falta de legitimação da Educação Física, pois, muitas vezes, a disciplina é entendida por diretores de instituições, e até mesmo por alguns professores, como o momento de hora/atividade das professores regentes, não tratando-a como um momento que requer planejamento tanto nas atividades propostas, como no horário em que deve acontecer. Segundo os professores presentes neste encontro, é necessário que professoras regentes e professores(as) de Educação Física façam um trabalho em conjunto, privilegiando o aprendizado das crianças, e buscando também a legitimidade da Educação Física, através de trabalhos bem realizados nas instituições e de trabalhos escritos que tratem de assuntos específicos, assim como fizeram Mirtes e Nathália em suas dissertações e foram parabenizadas por todo o grupo.
            Em seguida, o assunto tratado foi a não publicação do documento das Diretrizes escrita pelo Grupo Independente. Nos dois encontros anteriores o Grupo entrou em contato com os responsáveis, através de telefone celular, para buscar maiores informações sobre o assunto, e a resposta da confirmação da publicação sempre é adiada para um outro momento. O documento foi construído no ano de 2012 e até hoje não foi impresso e não foi disponibilizado via internet. Mirtes comentou que utilizou o documento em sua dissertação, porém não o colocando nas referências como um documento oficial da Prefeitura de Florianópolis. De qualquer forma, o Grupo permanecerá nesta tentativa.
            Diante desta situação surgiu a seguinte pergunta: “Quem nos representa na RMF (Rede Municipal de Florianópolis)?”, e então colocou-se que o DEI (Diretoria de Educação Infantil) deveria assumir a função de orientar os professores em seu trabalho, através de convocações para participações em momentos como a Formação. Poderiam avaliar casos extremos como professores que trabalham em diferentes instituições e locais fora da RMF, com acúmulo de cargas horárias, mas deveriam sempre colocar a necessidade de participação de todos os profissionais. Depois desta fala a professora Heloísa colocou que algumas pessoas argumentam que deveria haver mais dinâmicas com intencionalidade pedagógica nesses encontros de Formação visando o próprio profissional, porém a professora Adri disse que seria uma contradição fazer esta colocação, visto que o Grupo Independente é um momento que propicia todas essas atividades, possuindo cronograma e possibilitando a participação em um ou dois dias do ano, se necessário, e nem por isto há grande número de participantes. Então, para o grupo ficou claro, que os professores devem procurar apropriar-se mais da sua profissão, buscando conhecimento e momentos como estes de crescimento profissional.
            Para contribuir nesta discussão, Adri disse que no calendário da RMF estão os encontros do Grupo Independente, e também permitem ao professor escolher o que fazer em sua hora/atividade, seja se fazer presente em seminários, congressos e palestras, participar de disciplinas nas universidades como aluno especial/ouvinte, ler algo de seu interesse, escrever artigo, etc. Neste momento, André (assessor pedagógico do Ensino Fundamental) que se fazia presente no encontro, colocou que já estão sendo pensadas novas formas de “bater o ponto” nos encontros de Formação, devido a descoberta de profissionais que batem ponto e vão embora ou que batem ponto em duas instituições ao mesmo tempo, mostrando neste exemplo, o desinteresse de alguns.
            Ao final do encontro, o assessor pedagógico do Ensino Fundamental, André, apresentou-se aos que ainda não o conhecem e deu informações sobre o I Seminário de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis que acontecerá dia 23 de Outubro, das 08:30h às 19h no Centro de Educação Continuada (CEC) de Florianópolis. O evento visa a socialização das práticas através de banner (exposição), apresentação oral individual (15min + 5min debate), apresentação oral em grupo (20min + 10min debate) e oficinas que se organizam desta forma: 

1) O uso pedagógico da tecnologia na Educação Física – 15:30h às 18:30h – Labomídia/UFSC; 
2) Jogos de percepção de si – 15:30h às 18:30h – Profª Cris Ker (CDS/UFSC);
3) Jogos de Tabuleiro - – 15:30h às 17h – Prof. Ciro Goda (RME Fpolis);
4) Jogos da Matriz Africana – 17h às 18:30h  – Prof. Ciro Goda (RME Fpolis). 

            As inscrições já estão abertas e o número de participantes nas oficinas é limitado. Há um link no blog (www.formacaocontinuadaefpmf.blogspot.com) para as inscrições.
            Neste evento, o Grupo Independente irá apresentar um pouco de sua trajetória, evidenciando o porquê de sua criação, através de apresentação oral em grupo. O horário já ficou marcado, devido a realização de reuniões pedagógicas em algumas instituições nesta data, ocorrendo às 11h do dia 23 de Outubro. O Professor Juliano ficou responsável por organizar esta apresentação, enquanto os demais irão providenciar outros materiais construídos e compartilhados durante os encontros para compor esta apresentação.
            O encontro encerrou-se às 12h.


[1] Por chegar atrasada nesta reunião, não estive presente neste momento de apresentação, presenciando somente as discussões que surgiram em seguida.


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Relato do dia 15 de Setembro de 2015 – Formação de Professores do Grupo Independente de Educação Física

Autoria: Mariana Vieira Flores da Silva

            No dia 15 de Setembro de 2015, a partir das 9h, teve início o Encontro de Formação de Professores do Grupo Independente de Educação Física na Educação Infantil. Nesse dia, reuniram-se oito pessoas, sendo sete professores e uma bolsista da UFSC. Conforme cronograma reajustado no último encontro, realizado no dia 25 de Agosto, estava prevista a apresentação da dissertação da Professora Mirtes.         Inicialmente, o Professor Juliano faz a acolhida. Em seguida, relembra aos colegas a data do Seminário de Educação Física, que será realizado no dia 23 de Outubro (sexta-feira), e a proposta construída entre os professores presentes no encontro anterior, de construírem uma apresentação relacionada ao trabalho do grupo durante esses anos para levar aos demais colegas presentes neste evento, já com o consentimento e apoio do assessor pedagógico André Costa. Após sua fala, Juliano passa a palavra para Professora Mirtes.
            Através de uma apresentação expositivo-dialogada, Professora Mirtes Adriane Varotto nos apresenta sua dissertação que é resultado de seu mestrado no Centro de Ciências da Educação (CED), localizado na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi orientada por Dr. João Josué da Silva Filho, e sua pesquisa possui como título “Educação Física: as práticas pedagógicas com bebês na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis”. O tema selecionado justifica-se pela escassez de referências sobre ele e da necessidade de compreensão e reflexão sobre as práticas pedagógicas com os bebês, também possibilitando uma associação com a Educação Infantil como um todo. Aos poucos nos apresenta a forma de organização de sua pesquisa, que contou com a participação de 32 professores de Educação Física da RMF que trabalhavam com G1, entrevistados nos meses de Agosto e Setembro do ano de 2014. Também apresentou os objetivos, aporte teórico, aproximação com a temática, caminhos metodológicos e, por fim, suas considerações e apontamentos, abrindo um espaço para sugestões, comentários e perguntas. Os professores presentes sugerem pequenas modificações na fonte dos slides, na organização de alguns deles e tiram dúvidas referentes aos resultados apresentados, de modo a compreenderem melhor o trabalho realizado e contribuir para a apresentação de sua dissertação para a banca, que já possui data e horário, mas ainda será confirmado o local. A apresentação ocorrerá no dia 22 de Setembro (terça-feira), às 09h, e o local será informado aos colegas via e-mail.
            Com a exposição da pesquisa da Professora Mirtes, surgiram algumas discussões referentes a contradições que surgem na história da Educação Física dentro da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. A primeira delas foi a relação da Educação Física com a Educação Infantil, colocada pela Professora Adriana, que provocou a reflexão sobre a organização desse momento na Educação Infantil e sobre a dependência ou não existente entre ambas. Com isto, ela também fala da maneira com que busca se envolver na rotina das crianças, adquirida pela parceria com algumas professoras responsáveis pelos grupos, promovendo experiências fora das salas, já que passam o maior tempo no mesmo local. Refeições, relaxamento e contato com diferentes espaços das instituições são proporcionados, permitindo com que as crianças vivenciem da maneira com que desejam, deixando-as “livres”, permitindo o envolvimento entre crianças de diferentes grupos, ultrapassando aos horários considerados como “momentos da Educação Física”. Outra discussão que surgiu é a necessidade ou não da sistematização das atividades e momentos propostos pelos professores, quando a Professora Heloísa pergunta se há mesmo a necessidade de sistematizar brincadeiras, referindo-se ao planejamento. Os demais colegas presentes concordam que há momentos em que palavras não são capazes de relatar fielmente o que ocorreu, sendo sempre um desafio para os profissionais de Educação Física relatar as práticas, visto a diversidade de elementos que ocorrem no mesmo momento. Conforme surgiam os debates e associações de partes da pesquisa com os assuntos debatidos, a Professora Mirtes foi nos contando um pouco mais das etapas de sua pesquisa, falando de dificuldades e obstáculos, mudanças ocorridas durante o processo e também fazendo algumas associações com sua experiência profissional.
            Por último, lembramos que para o próximo encontro está marcado a apresentação da dissertação da Professora Nathália e a apresentação da bolsista Mariana sobre os métodos de avaliação empregados durante as experiências de Estágio Supervisionado I e II no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina.
            O encontro encerrou-se às 12h.


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Relato do dia 25 de Agosto de 2015 – Formação de Professores do Grupo Independente de Educação Física


Autoria: Mariana Vieira Flores da Silva                 

            No dia 25 de Agosto de 2015, a partir das 9h, teve início o Encontro de Formação de Professores do Grupo de Estudos Independente de Educação Física na Educação Infantil. Neste dia reuniram-se seis pessoas, sendo cinco professores e uma bolsista da UFSC. Conforme cronograma estabelecido para os encontros deste ano, esta data teria como pauta a apresentação da dissertação da Professora Mirtes e também a apresentação da dissertação da Professora Nathália, porém isto se tornou inviável em virtude de outros compromissos das docentes. Com isto, ficou decidido ao início do encontro de hoje que este momento seria utilizado para a discussão do cronograma, reorganizando as pautas dos últimos quatro encontros do ano.
A Professora Adriana sugeriu que os últimos encontros fossem destinados, em sua maior parte, para a reflexão sobre os métodos de avaliação utilizados por cada docente, de modo a compartilhar experiências e assim ampliar o conhecimento. Para isto, ela sugere para o primeiro momento, a utilização de alguns documentos construídos por acadêmicos de Educação Física da UFSC, os quais realizaram seus estágios obrigatórios no NEI Dra. Zilda Arns, no bairro Carianos, local em que ela trabalha, nos semestres de 2014/2 e 2015/1. São experiência única, vivenciada de modo diferenciado da realidade dos docentes em questão, Adriana afirma que estes documentos são produzidos de maneira detalhada, contemplando elementos que muitas vezes podem ser esquecidos ou de difícil sistematização para os docentes que atuam com diversas crianças, em diferentes grupos, podendo, assim, contribuir para uma reflexão e construção de novas possibilidades. Neste momento, então, Adriana sugere que a bolsista Mariana, que também realizou seus estágios obrigatórios sob sua supervisão, envie esses documentos (roteiro de análise, planejamento, relatório das intervenções e relatório final)  via e-mail para todos e apresente os tópicos propostos e contemplados no encontro do dia 29 de Setembro, de modo a contribuir neste processo.
 Visando manter as apresentações que ocorreriam no dia atual, ficou decidido que Mirtes e Nathália farão suas apresentações no próximo encontro, a ser realizado no dia 15 de Setembro, necessitando apenas da confirmação de ambas. A programação do dia 20 de Outubro também foi alterada, mantendo a continuação do processo de reflexão sobre a avaliação, ocorrendo uma socialização das avaliações realizadas pelos docentes, para quem se sentir a vontade. A Professora Heloisa, presente neste encontro, confirmou sua participação nesse momento. O que estava programado para este dia, ocorrerá no encontro do dia 24 de Novembro. A Professora Denize irá apresentar um relato de experiência sobre seu projeto de Natação, já confirmado com ela no encontro deste dia. No segundo momento desse encontro, será construído o cronograma do ano de 2016. A Professora Adriana menciona que acha interessante inserir o trabalho dos estagiários da UFSC nos encontros do grupo do próximo ano, de modo a colocar a “avaliação” como foco principal, utilizando da visualização e leitura de materiais produzidos por eles. O grupo presente aceita a proposta, e ficam abertos para mais sugestões a serem compartilhadas nestes últimos encontros.
Em virtude de alguns docentes estarem ausentes no dia da Formação Continuada dos Professores de Educação Física na Educação Infantil, realizada no dia 11 de Agosto, repassamos os recados sobre o Seminário de Educação Física que irá acontecer dia 23 de Outubro de 2015 (6ª feira), no Centro de Educação Continuada/Secretaria Municipal de Educação, durante todo o dia, visando integração e socialização entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, justificando a data diferente de uma terça-feira. Foi solicitado que o Grupo Independente prepare algo para ser apresentado nesse dia, e com isto surgiram idéias de falar sobre o próprio Grupo, de modo a ressaltar o trabalho que vem sendo realizado durante estes anos, incluindo suas dificuldades nesta trajetória e também suas ações, que é o mais importante. O Professor Júlio ficou responsável por arrecadar materiais para produzirem juntos esta apresentação no encontro do dia 29 de Setembro, no segundo momento.
Assim, o encontro encerrou-se às 11:30h.



            Segue abaixo CRONOGRAMA alterado:

15/09 – Apresentação Dissertação Mirtes
             Apresentação Dissertação Nathália

29/09 – Apresentação Bolsista UFSC – Mariana
             Construção da apresentação para Seminário de Educação Física

20/10 – Socialização das Avaliações entre docentes

24/11 – Relato de Experiência com Natação – Professora Denize
             Construção Cronograma 2016


           


domingo, 23 de agosto de 2015

Relato do dia 11 de Agosto de 2015 – Formação Continuada dos Professores de Educação Física na Educação Infantil



Autoria: Mariana Vieira Flores da Silva

            No dia 11 de Agosto de 2015, às 08:20h, teve início o encontro de Formação Continuada dos Professores de Educação Física na Educação Infantil, com o acolhimento do Professor Jaison José Bassani, ministrante. Neste momento, havia vinte e três pessoas presentes, incluindo uma bolsista da UFSC. Aos poucos, foram chegando mais pessoas, até formarem um grupo de vinte e oito docentes.
            No primeiro momento, o ministrante apresentou no quadro o roteiro do encontro, estabelecendo os momentos e objetivos propostos: a) retomada do encontro anterior; b) leitura coletiva dos relatos produzidos e enviados pelos docentes; c) análise coletiva dos relatos; d) encaminhamentos para os próximos encontros. Com isto, inicialmente, realizou-se a retomada da dinâmica de trabalho e os combinados feitos no encontro anterior, relacionados aos relatos de experiência, já encaminhando a programação dos próximos encontros, tomando como base os relatos realizados e entregues. Apenas dez pessoas enviaram o relato até a data combinada (07 de Julho de 2015), porém ainda será permitido o envio a quem tiver interesse pelo e-mail específico para esta finalidade, do Professor Jaison (jaisonbassani@yahoo.com.br). Dentre essas dez pessoas que enviaram seus resumos, apenas quatro docentes indicaram interesse em apresentar os relatos aos demais, e assim o farão em um dos próximos encontros.Jaison disse que a quantidade de resumos enviados foi menor do que a confeccionada durante aqueles dois encontros, embora este fato não necessariamente constitua um problema em si mesmo, pois a riqueza de elementos presentes nos relatos enviados permitirá reunir material mais que suficiente para os próximos encontros do ano. Para ele, talvez essa hesitação em enviar os resumos produzidos indique uma certa preocupação dos docentes em exporem sua prática pedagógica aos demais colegas. Nesse sentido,  procurou enfatizar a natureza do trabalho proposto, que não consiste em realizar um “julgamento” das práticas analisadas, senão que tomá-las como objeto de reflexão. Segundo ele, há elementos presentes naquelas práticas singulares que são comuns a mais docentes e que refletem também o desenvolvimento da área, não do sujeito singular.
            Em seguida, relembrou-se os objetivos estabelecidos pela RMF para os encontros de Formação Continuada, como já apresentado no primeiro encontro do ano, realizado no mês de Abril: “Articular a prática docente desenvolvida pelos profissionais nas instituições educativas da Educação Infantil aos documentos de Orientação Curricular” e dialogar criticamente com a realidade do planejamento e dos registros dos professores de Educação Física participantes de formação, focalizando concepções presentes em seus relatos, localizando escolhas, apropriações, realizações, insuficiências, lacunas, dúvidas, problemáticas ou outras questões para aprofundamento, complexificação e debate.” Tais objetivos buscam ser supridos por meio do planejamento realizado para os encontros no decorrer do ano, utilizando-se dos relatos dos docentes como material de trabalho para leituras e análises. Foram cedidos dois encontros para a construção desses materiais, vista a necessidade do exercício da escrita como elemento de formação (escrever é uma competência docente) e reflexão da própria prática. Conforme o ministrante e demais docentes presentes, isto permite uma autorreflexão desde a escolha do momento/tema para construção do relato, para o qual já são pensados e empregados alguns critérios por parte do autor. De acordo com estes objetivos, o ministrante coloca que devemos perceber as limitações e possibilidades da prática pedagógica a partir dos relatos, tendo a clareza de que eles não constituem a totalidade nem da prática desses docentes específicos, que é apenas um fragmento de parte dela, nem dos professores de Educação Física da RMF como um todo, já que se tratam de relatos pontuais. Apesar disso, seria possível, segundo Jaison, toma-los como índice dos debates, das concepções, das questões enfrentadas e dos dilemas vividos nessa tarefa de pensar e praticar a Educação Física na Educação Infantil.
            Neste momento, o ministrante apresentou alguns tópicos que servirão como eixos para a construção dos resumos e que poderiam ser tomados como categorias para a leitura dos relatos pelos docentes, como: “nossos tempos/espaços”, “aspectos teórico-metodológicos”, “nossos planejamentos”, “nossos objetivos”, “nossos conteúdos”, “atividades/propostas”, “nossos procedimentos/momentos”, “nossos modos de avaliação”, “nossas referências, “um relato: nossa formação, nossa profissão, nossa disposição”. O ministrante mencionou que a escolha destas palavras remete a uma tradição, a uma concepção daquilo que entendemos como tarefa de um professor            historicamente constituída -, pois sem tradição não há educação, e tudo isto deve nos chamar a atenção e nos fazer refletir.
            No segundo momento, os docentes se dividiram em três grandes grupos para a leitura dos relatos que foram dispostos em cópias para a divisão nos grupos, sem identificação dos autores, mas se deixando à vontade a identificação, caso houvesse esse desejo. Cada um pôde ler conforme interesse (título, tema, resumo), também podendo fazer anotações ou grifar algo que chamara a atenção. Após vinte minutos do início desta tarefa, ocorreu o intervalo. A atividade serviu de embasamento para a análise coletiva que seria feita em seguida, que foi organizada em Power Point pelo ministrante.
            Às 10:20h o encontro reiniciou, continuando o momento de leitura por mais dez minutos por solicitação dos docentes.
            Após o término da leitura, o ministrante iniciou um novo momento do encontro, para a anunciada análise dos relatos por parte dos docentes. Ele perguntou: o que mexeu com vocês durante a leitura?”, e logo começam as respostas: “surgem novas idéias para nós”, “as diversas citações de embasamento nas Orientações Curriculares”, “inclusão”, entre outros. Para complementar a discussão, o ministrante apresentou um quadro com palavras (segundo ele, as palavras expressam idéias e por isso a atenção a elas é importante) e a sua recorrência na leitura dos dez relatos: a) brincadeira e lúdico (122 vezes); b) conteúdo (4 vezes) e tema (2 vezes); c) ensino (18 vezes) e intervenção (3 vezes); d) cultura corporal (4 vezes); e) desenvolvimento motor e motricidade (19 vezes); f) atividades (41 vezes); g) proposta (43 vezes); h) linguagem (14 vezes). Reflete-se que tais recorrências representam uma concepção de Educação Física na  Educação Infantil e um pouco do que está sendo realizado pelos docentes, fruto, em grande parte, do debate acadêmico – mas também político – com o campo da Pedagogia, em geral, e da Pedagogia da Infância, em, específico. Esse debate, segundo Jaison, tem sido produtivo para a Educação Física, pois tem exigido de nós a produção de argumentos e fundamentação para legitimar o lugar – material e simbólico – da Educação Física na Educação Infantil. Segundo ele ainda, há certos elementos que, como se pode ver pela recorrência dos termos acima, se repetem nos relatos analisados, o que indica certa incorporação dos pressupostos presentes nas Diretrizes Curriculares da Educação Física na Educação Infantil, o que é positivo, por um lado. Por outro, a maneira como essas palavras são empregadas é bastante diferente em cada relato, o que exige justamente uma discussão teórica em torno desses conceitos, especialmente dos mais recorrentes. Com base nisso, o ministrante apresentou a proposta de discutir o brincar e as brincadeiras em um dos próximos encontros, já que o conceito aparece por diversas vezes,de diferentes maneiras (como conteúdo, como meio, como característica da criança, como direito da infância, como metodologia, etc.) e os presentes aceitaram e demonstraram interesse pela proposta. Em seguida, o ministrante sugeriu a leitura de dois textos para os próximos encontros: a) “A brincadeira como eixo pedagógico da Educação Infantil e abordagem na Educação Física”, de Viviane Nazário Cardoso, Ana Cristina Richter, Alexandre Fernandez Vaz e Jaison José Bassani; b) “A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança”, de Vigotsky (ambos os textos já se encontram nos links de “Textos” ao lado). Uma docente presente sugeriu que os demais assistissem ao documentário “Tarja Branca”, o qual apresenta um pouco sobre este tema da brincadeira. Assim, ficou combinado que todos assistiremos juntos o documentário no próximo encontro que realizar-se-á no dia 08 de setembro, e em seguida, o Professor Jaison irá apresentar uma análise dos relatos lidos e cuja apresentação e discussão  havia preparado para esta data, porém não houve tempo suficiente para isto. As quatro apresentações de relatos ficaram agendadas para o encontro do dia 06 de Outubro.
            Ao final do encontro, o assessor pedagógico do Ensino Fundamental, que se chama André Costa, solicitou alguns minutos para passar um recado. Ele comunicou aos presentes que será realizado um Seminário de Educação Física entre professores da Rede de Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e ONG’s na data de 23 de outubro de 2015 (6ª feira). Este encontro acontecerá durante todo o dia no Centro de Educação Continuada/Secretaria Municipal de Educação, valendo-se de relatos de experiência para a realização de conversas, exposição de pôsteres, apresentação oral com utilização de mídias, mesa redonda (com convidados) e oficinas (a confirmar). As inscrições iniciam em setembro (apresentação e participação) e já está sendo realizada uma primeira tentativa de negociação com as unidades educacionais para a liberação dos docentes nesta data. Será fornecido um certificado de 10h para os participantes. Maiores informações podem ser acompanhadas através de uma página no facebook denominada “Formação Continuada EF - DEF/PMF” atualizada frequentemente pelo André e disponível para a participação de todos.


sexta-feira, 5 de junho de 2015

Relato do dia 02 de Junho de 2015 – Formação Continuada dos Professores de Educação Física na Educação Infantil

    Autoria: Mariana Vieira Flores da Silva


            No dia 02 de Junho de 2015, às 08:30h, teve início o encontro de Formação Continuada dos Professores de Educação Física na Educação Infantil, com o acolhimento do Professor Jaison José Bassani, ministrante do encontro. Neste momento, haviam vinte pessoas presentes, incluindo a Professora (Representando da Coordenadoria de Educação Infantil) e uma bolsista da UFSC. Aos poucos, foram chegando mais pessoas, até formarem um grupo de vinte e cinco docentes.
            No primeiro momento, o Professor Jaison abriu o espaço para considerações e comentários sobre a paralisação dos servidores públicos municipais, que ocorreu do dia 12 de Maio ao dia 01 de Junho de 2015, já que este encontro marca a primeira atividade após o término da greve, assim, não poderiam retornar o cronograma previsto para este dia sem antes refletir sobre a relação entre política e educação, ainda mais quando se trata de um movimento de luta por melhores condições de trabalho, o qual reflete também na formação do professor. Com esta oportunidade, alguns professores ressaltaram aspectos que julgaram positivos desta paralisação, como a grande mobilização dos professores que estiveram presentes nas assembléias e passeatas realizadas, valorizando o movimento e buscando alcançar os objetivos da pauta de reinvindicações; o apoio da comunidade, que aos poucos se conscientiza das corrupções e necessidades de investimento na educação e saúde, compreendendo melhor as reivindicações da categoria; e o auxílio das tecnologias (Facebook, Whatsapp, E-mail, etc) na motivação e mobilização dos grevistas que em algum momento, sentiram-se desmotivados, recebendo incentivos e apoio dos colegas. Como ponto negativo, ressaltaram a incompreensão de pais e demais cidadãos que se escutavam nos transportes públicos ou acompanhavam nas redes sociais, lançando comentários pejorativos. Como resposta, um dos professores presentes colocou que os professores por muito tempo fugiram dos debates políticos no âmbito da sua intervenção profissional, porém, atualmente, é necessário que os professores possam também conversar com os pais sobre a dimensão política inerente ao trabalho pedagógico e colocá-los a par de tudo o que ocorre, estabelecendo um vínculo de respeito. Logo, o Professor Jaison colocou que uma suposta separação entre a pessoa do professor e o profissional, ou entre o professor e o cidadão é arbitrária e fictícia, pois não há como desvincular uma dimensão da outra. Por isso, é necessário conversar e trocar ideias sobre esta mobilização a qual ocorreu durante três semanas.
            Continuando a proposta do encontro anterior de Formação Continuada dos Professores de Educação Física na Educação Infantil, que ocorreu no dia 5 de Maio de 2015, os professores deveriam continuar a construção de um Relato de Planejamento ou de Experiência na sala de multimídia I, para ser entregue por e-mail e posteriormente apresentado durante os demais encontros do ano. Jaison ressaltou, cada um pode optar em apresentar ou não seu resumo aos colegas, mas que a produção do resumo escrito e o seu envio era necessário e importante para a dinâmica  de trabalho estabelecida nos encontros anteriores. A ordem e a forma das apresentações será estabelecida somente após a entrega de todos os relatos. Pretende-se que as apresentações iniciem já no próximo encontro do mês de Agosto. A leitura e análise prévia dos relatos será feita pelo Professor Jaison, em conjunto com a Professora Ana Cristina Richter e o Professor Alexandre Fernandez Vaz. Os critérios para as apresentações serão estabelecidos em conjunto com os professores participantes, e poderá envolver categorias tais como conteúdos, faixa-etária, localização das instituições, etc; O objetivo das apresentações será analisar os relatos, buscando problemáticas/questões que comuns para que possam ser discutidas e encaminhadas algumas leituras para aprofundamento, sejam elas individuais ou em grupos, dependendo da necessidade e do tempo.  Após esses esclarecimentos, seguiram todos para a sala multimídia I.
            Às 09:15h, enquanto todos os presentes se acomodavam e se organizavam nos computadores ou notebooks, o Professor Jaison comunicou que as dúvidas que surgissem durante a construção dos relatos, poderiam ser esclarecidas por ele ou pela bolsista, e assim ocorreu. A maior parte das dúvidas e questionamentos dos docentes girou em torno da forma de estruturação dos resumos, dos aspectos que deveriam ser privilegiados na exposição, na articulação com referenciais teóricos e curriculares que sustentam as experiências relatadas, entre outros.
            Às 10:20h houve uma pausa para o café, mas mesmo assim alguns optaram por permanecer na sala dando continuidade aos seus trabalhos. Alguns retornaram às 10:40h, enquanto os que já haviam concluído, foram liberados, permanecendo doze pessoas na sala multimídia I para finalização da construção dos relatos.
            O Professor Jaison anotou no quadro e esclareceu que os relatos tem uma data limite para serem entregues, dia 7 de Julho de 2015 (terça-feira), pois como não haverá o encontro de Formação Continuada dos Professores de Educação Física na Educação Infantil neste, os docentes poderão utilizar deste dia também para concluírem seus relatos, caso não tenham como fazê-lo anteriormente. Os relatos deverão ser enviados para o e-mail: jaisonbassani@yahoo.com.br, tendo como Assunto: "Resumo Formação". No corpo do e-mail, o docente deverá também indicar se tem o desejo ou não de apresentá-lo.

            O encontro encerrou-se às 12h.