No dia 10 de Maio de
2016 o encontro do Grupo Independente de Estudos em Educação Física na Educação
Infantil contou com a presença de quinze pessoas, sendo treze professores (dois
participando pela primeira vez), uma bolsista da UFSC e uma aluna do Curso de
Educação Física da UFSC que se aproximou do grupo para obter informações para o
seu trabalho de conclusão de curso.
O encontro teve início
ás 9h30min, tendo como temática a socialização e reflexão sobre os processos de
avaliações. Inicialmente a professora Heloisa sugeriu a leitura do
livro das Orientações Curriculares da Prefeitura de Florianópolis de 2012,
especificamente o capítulo sobre Avaliação, bem como mostrou o documento com os
pontos de avaliação que lhe foi entregue por sua supervisora.
Os professores
apontaram algumas dificuldades em registrar e avaliar, sendo elas:
·
Estar começando
a trabalhar agora e não tem experiência em registro e avaliação;
·
Muitos
grupos/turmas;
·
Muitos alunos
por grupo;
·
Ter que fazer
avaliação individual;
·
Não saber o que
avaliar/registrar;
·
Não saber o que
fazer com alunos que não se destacam.
Foi solicitado no
encontro anterior que os professores levassem algum material de registro e
avaliação para socializar com o grupo.
O professor Rafael
apresentou o parecer descritivo realizado no primeiro semestre de 2015. O texto
apresentado era fluido, mesclando registro e avaliação. Não foi realizada
avaliação individual e sim do grupo.
A professora Clarisse
apresentou também um documento realizado no ano de 2015. Nesse caso, a
professora primeiramente relatou o que foi feito durante o ano e depois
realizou um parágrafo com características de cada criança do grupo. A
professora considera que não é uma avaliação e sim uma observação do
desenvolvimento de cada criança, sem juízo de valor. Atualmente ela está
realizando o registro através de um caderno para cada grupo, colocando o que
chamou atenção sobre algumas crianças em determinada aula, no qual não
necessariamente todas as crianças são citadas na mesma aula.
Devido aos comentários
e contribuições não houve tempo para mais apresentações.
Os professores
destacaram algumas contribuições sobre o
que fazer:
·
Fazer registro
de todas as aulas, para posterior consulta quando for fazer a avaliação;
·
É importante ter
critérios claros de avaliação e “treinar o olhar” para isso;
·
Pedir auxílio
para o coordenador pedagógico.
As contribuições quanto
a estratégias e recursos foram as
seguintes:
·
Montar um quadro
ou tabela com um espaço para registro da aula e uma lista das crianças com
espaço para fazer um comentário, imprimir o quadro e levar em todas as aulas;
·
Utilizar um
caderno por grupo e uma criança por folha com uma foto do seu rosto. Sempre que
tiver um comentário a ser realizado sobre a criança deve-se colocar a data;
·
Ao utilizar um
instrumento como esses e observar que não há comentários sobre determinada
criança que por algum motivo não chama atenção, deve-se observá-la mais nas
aulas;
·
Bater fotos ou
fazer vídeos das aulas. Se necessário deve-se pedir ajuda para os auxiliares e
professores que estiverem observando a aula.
·
Indicação de um
professor sobre o método de avaliação de Madalena Freire, que utiliza como base
os “pontos de observação”. Observação: será discutido em outro momento.
A pauta sobre registro
e avaliação foi encerrada às 11h.
A segunda pauta do
encontro foi: avaliação e sugestões de compra de materiais de EF para a
Educação Infantil.
A Assessoria Pedagógica
da Educação Infantil, do Departamento de Materiais, representados por Débora e
Tatiana, entraram em contato com o Grupo para discutir quais materiais devem
ser comprados nesse ano. O Grupo achou melhor discutir essa pauta no Encontro
da Formação Continuada, mas a prefeitura precisava cumprir o prazo, que seria
antes da Formação Continuada, por isso a discussão foi realizada no encontro do
Grupo.
As assessoras trouxeram
três listas, uma com os materiais e a especificação de cada um, uma com os
pedidos realizados no ano de 2013 e outra com o que foi entregue. O objetivo
era observar a descrição dos materiais e se necessário mudá-la, pois muitos
materiais recebidos são de má qualidade ou não são utilizáveis. Além disso, se
houvesse algum material que não estivesse na lista, este poderia ser
acrescentado ou poderia excluir algum material que não é necessário. Para isso
o grupo se dividiu em dois e os professores escreveram nas listas as
alterações.
Os professores
reforçaram o pedido de alguns materiais e outros foram inclusos na lista, sendo
eles:
·
Slackline
·
Tecidos variados
·
Frisbee
·
Skate de
plástico
·
Fitas
·
Redes para
guardar bolas
·
Banda de madeira
·
Tablado
emborrachado
·
Motocas
·
Bloquinhos de
madeira
·
Piscinas
infantis
·
Elásticos, etc.
As assessoras pediram
que um professor do Grupo fizesse parte da comissão para a compra dos
materiais, o professor Ari Pimentel se disponibilizou para isso.
O grupo encerrou às
12h30min.
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