O encontro teve início por volta das 09h30min e fim às 12h30min. Estiveram presentes quinze integrantes do grupo, entre eles professores da Educação Infantil e quatro estagiárias. Iniciamos o encontro com a leitura do relatório do último encontro realizada pela professora Santa Helena.
Em seguida o professor Alexandre nos comunicou que enviou o projeto com a proposta de formação para o Grupo Independente. O projeto assemelha-se aos dos anos anteriores e foi entregue para a Secretaria Municipal de Educação. Desta forma, todos os integrantes do grupo ganharão certificação ao término do curso de formação.
O professor Alexandre também conduzirá o curso de formação idealizado pela SME. Em reunião com representantes da SME, foi colocado que a formação será nos moldes do curso realizado no ano anterior, com um encontro na última terça-feira do mês, pelo menos no primeiro semestre. A SME passou como orientação geral que o curso utilize durante seu processo práticas bem sucedidas. Alguns apontamentos sobre as diretrizes curriculares podem ser fruto deste curso de formação. Por outro lado, o grupo concorda que a formação oferecida pela SME não tem condições de produzir as diretrizes por alguns fatores: grande número de professores, poucos encontros e diferentes níveis de discussão em relação à temática da Educação Física na Educação Infantil. Tudo indica que o Grupo Independente assumirá a formulação das diretrizes.
Sobre a proposta das diretrizes que será elaborada pelo grupo, concordamos que até o meio deste ano de 2010 um esboço deve estar produzido. Uma proposta mais fundamentada deverá ter de 10 a 15 páginas, em que o eixo articulador da proposta será a prática pedagógica.
Uma outra reunião será agendada com o professor Alexandre e representantes da SME para discutirem a respeito das diretrizes curriculares da Educação Física no 0 a 5 anos.
Em seguida, discutimos a metodologia mais adequada para a construção das diretrizes da Educação Física na educação infantil. Levantamos muitos pontos importantes que devem constar neste documento como a especificidade, histórico, ppp, questões de legislação e relatos de experiência.
O grupo decidiu sob orientação do professor Alexandre, que as diretrizes devem ser construídas a partir da prática. Dessa forma, vamos iniciar a primeira etapa do trabalho por este ponto. No próximo encontro cada integrante deverá escrever, de maneira pontual, a forma de organização da sua prática nas unidades. A formatação deverá ser em tópicos como segue abaixo:
1-Nome do profissional:
2-Unidade em que atua:
3-Conteúdos de suas aulas:
4-Avaliação:
5-Organização do tempo/grade de horário:
É importante que escrevamos em tópicos para facilitar a compilação dos dados. Cada integrante do grupo deverá levar um arquivo digital da sua apresentação, em pendrive, cd ou mandar antecipadamente por e-mail e terá 10 minutos para relatar sua experiência e depois debateremos.
Finalizando o encontro, o grupo decidiu que independente da Secretaria Municipal de Educação aceitar o documento como diretrizes curriculares da Educação Física na educação infantil, publicaremos em algum periódico para que seja divulgado.