Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

terça-feira, 30 de março de 2010

Relatório do dia 30/03/2010 - Formação Continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis

O encontro teve início por volta das 09h30min e fim às 12h30min. Estiveram presentes quinze integrantes do grupo, entre eles professores da Educação Infantil e quatro estagiárias. Iniciamos o encontro com a leitura do relatório do último encontro realizada pela professora Santa Helena.
Em seguida o professor Alexandre nos comunicou que enviou o projeto com a proposta de formação para o Grupo Independente. O projeto assemelha-se aos dos anos anteriores e foi entregue para a Secretaria Municipal de Educação. Desta forma, todos os integrantes do grupo ganharão certificação ao término do curso de formação.
O professor Alexandre também conduzirá o curso de formação idealizado pela SME. Em reunião com representantes da SME, foi colocado que a formação será nos moldes do curso realizado no ano anterior, com um encontro na última terça-feira do mês, pelo menos no primeiro semestre. A SME passou como orientação geral que o curso utilize durante seu processo práticas bem sucedidas. Alguns apontamentos sobre as diretrizes curriculares podem ser fruto deste curso de formação. Por outro lado, o grupo concorda que a formação oferecida pela SME não tem condições de produzir as diretrizes por alguns fatores: grande número de professores, poucos encontros e diferentes níveis de discussão em relação à temática da Educação Física na Educação Infantil. Tudo indica que o Grupo Independente assumirá a formulação das diretrizes.
Sobre a proposta das diretrizes que será elaborada pelo grupo, concordamos que até o meio deste ano de 2010 um esboço deve estar produzido. Uma proposta mais fundamentada deverá ter de 10 a 15 páginas, em que o eixo articulador da proposta será a prática pedagógica.
Uma outra reunião será agendada com o professor Alexandre e representantes da SME para discutirem a respeito das diretrizes curriculares da Educação Física no 0 a 5 anos.
Em seguida, discutimos a metodologia mais adequada para a construção das diretrizes da Educação Física na educação infantil. Levantamos muitos pontos importantes que devem constar neste documento como a especificidade, histórico, ppp, questões de legislação e relatos de experiência.
O grupo decidiu sob orientação do professor Alexandre, que as diretrizes devem ser construídas a partir da prática. Dessa forma, vamos iniciar a primeira etapa do trabalho por este ponto. No próximo encontro cada integrante deverá escrever, de maneira pontual, a forma de organização da sua prática nas unidades. A formatação deverá ser em tópicos como segue abaixo:

1-Nome do profissional:
2-Unidade em que atua:
3-Conteúdos de suas aulas:
4-Avaliação:
5-Organização do tempo/grade de horário:

É importante que escrevamos em tópicos para facilitar a compilação dos dados. Cada integrante do grupo deverá levar um arquivo digital da sua apresentação, em pendrive, cd ou mandar antecipadamente por e-mail e terá 10 minutos para relatar sua experiência e depois debateremos.
Finalizando o encontro, o grupo decidiu que independente da Secretaria Municipal de Educação aceitar o documento como diretrizes curriculares da Educação Física na educação infantil, publicaremos em algum periódico para que seja divulgado.

domingo, 28 de março de 2010

Relatório do dia 09/03/2010 - Formação Continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis

Iniciamos o encontro com uma breve apresentação dos participantes. Estavam presentes quatro alunas de graduação da UFSC, duas professoras novas na Educação Infantil e seis professores/as que já frequentavam o Grupo.
A pauta previa uma discussão sobre o local onde os encontros serão realizados. O centro de formação continuada não disponibilizará sala para o Grupo Independente, apenas para o curso de formação continuada oferecido pela Secretaria Municipal de Educação. Em contato prévio com o professor que prestava assessoria ao grupo, ele disponibilizou uma sala no Centro de Desportos, espaço cedido pela UFSC. O grupo está se reunindo hoje neste espaço e decidiu que permanecerá se encontrando neste local.
O ponto seguinte era sobre a certificação da SME/DEI do processo de formação continuada conduzido pelo Grupo Independente. A SME/DEI vai exigir frequência mínima de 80% (oitenta) para que os certificados sejam emitidos. O sistema de controle da freqüência segue o mesmo dos anos anteriores.
Sobre a formação que será oferecida pela SME/DEI para os professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil, esta acontecerá mensalmente, e o primeiro encontro está agendado para o dia 30/03/2010. Os profissionais que irão conduzir este processo ainda não foram definidos, mas o Grupo Independente mantém a indicação de ser o professor Alexandre F. Vaz, para dar continuidade ao curso oferecido no ano anterior.
Devido ao curto período até o primeiro encontro da formação da SME/DEI, dia 30/03/2010, a SME/DEI solicitou que alguns representantes do Grupo Independente ministrassem este encontro, abordando um pouco do histórico do grupo. A posição debatida pelo grupo é que o professor Alexandre F. Vaz seja contatado rapidamente e dê continuidade ao trabalho já desenvolvido, desde o primeiro encontro deste ano. A apresentação do histórico do grupo pode ser pauta de um dos encontros de formação, mas o Grupo Independente não concorda em assumir a responsabilidade de ministrar o primeiro encontro com este intuito.
Debatidos e esclarecidos os informes, adentramos na discussão sobre os objetivos do Grupo Independente para o ano em curso. O principal objetivo é a elaboração das diretrizes curriculares para a Educação Física na Educação Infantil. Esta meta já tinha sido alvo de nossas discussões no ano anterior, inclusive definindo como isso seria realizado e os pontos que ela deve contemplar. Pensamos em dividir o grupo de pessoas interessadas em contribuir em comissões, que fariam uma análise prévia dos materiais produzidos sobre cada tema que pretendemos abordar nas diretrizes. Os materiais escolhidos para análise são:
1) As diretrizes curriculares para a Educação Física no ensino fundamental e na Educação Infantil, produzido em 1996;
2) A edição especial da revista Motrivivência sobre a Educação Física na Educação Infantil;
3) As produções de Deborah T. Sayão;
4) As produções do Grupo de estudo e pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea, coordenado pelo professor Alexandre F. Vaz;
Dentre os pontos que pensamos em abordar nas diretrizes, destacam-se:
1) Os conteúdos da Educação Física na Educação Infantil;
2) A avaliação;
3) Especificidade;
4) Organização do tempo pedagógico;
5) Histórico;
6) Relatos de experiência;
7) PPP´s;
8) Questões legislativas;
A incerteza sobre o primeiro encontro de formação que será oferecido pela SME/DEI, no dia 30/03/2010 fez com que encaminhássemos nossas próximas atividades do Grupo Independente para esta data. Concordamos que neste dia sejam definidas as comissões. A princípio, iremos atrelar os debates no Grupo Independente com a elaboração das diretrizes.