Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

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terça-feira, 30 de março de 2010

Relatório do dia 30/03/2010 - Formação Continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis

O encontro teve início por volta das 09h30min e fim às 12h30min. Estiveram presentes quinze integrantes do grupo, entre eles professores da Educação Infantil e quatro estagiárias. Iniciamos o encontro com a leitura do relatório do último encontro realizada pela professora Santa Helena.
Em seguida o professor Alexandre nos comunicou que enviou o projeto com a proposta de formação para o Grupo Independente. O projeto assemelha-se aos dos anos anteriores e foi entregue para a Secretaria Municipal de Educação. Desta forma, todos os integrantes do grupo ganharão certificação ao término do curso de formação.
O professor Alexandre também conduzirá o curso de formação idealizado pela SME. Em reunião com representantes da SME, foi colocado que a formação será nos moldes do curso realizado no ano anterior, com um encontro na última terça-feira do mês, pelo menos no primeiro semestre. A SME passou como orientação geral que o curso utilize durante seu processo práticas bem sucedidas. Alguns apontamentos sobre as diretrizes curriculares podem ser fruto deste curso de formação. Por outro lado, o grupo concorda que a formação oferecida pela SME não tem condições de produzir as diretrizes por alguns fatores: grande número de professores, poucos encontros e diferentes níveis de discussão em relação à temática da Educação Física na Educação Infantil. Tudo indica que o Grupo Independente assumirá a formulação das diretrizes.
Sobre a proposta das diretrizes que será elaborada pelo grupo, concordamos que até o meio deste ano de 2010 um esboço deve estar produzido. Uma proposta mais fundamentada deverá ter de 10 a 15 páginas, em que o eixo articulador da proposta será a prática pedagógica.
Uma outra reunião será agendada com o professor Alexandre e representantes da SME para discutirem a respeito das diretrizes curriculares da Educação Física no 0 a 5 anos.
Em seguida, discutimos a metodologia mais adequada para a construção das diretrizes da Educação Física na educação infantil. Levantamos muitos pontos importantes que devem constar neste documento como a especificidade, histórico, ppp, questões de legislação e relatos de experiência.
O grupo decidiu sob orientação do professor Alexandre, que as diretrizes devem ser construídas a partir da prática. Dessa forma, vamos iniciar a primeira etapa do trabalho por este ponto. No próximo encontro cada integrante deverá escrever, de maneira pontual, a forma de organização da sua prática nas unidades. A formatação deverá ser em tópicos como segue abaixo:

1-Nome do profissional:
2-Unidade em que atua:
3-Conteúdos de suas aulas:
4-Avaliação:
5-Organização do tempo/grade de horário:

É importante que escrevamos em tópicos para facilitar a compilação dos dados. Cada integrante do grupo deverá levar um arquivo digital da sua apresentação, em pendrive, cd ou mandar antecipadamente por e-mail e terá 10 minutos para relatar sua experiência e depois debateremos.
Finalizando o encontro, o grupo decidiu que independente da Secretaria Municipal de Educação aceitar o documento como diretrizes curriculares da Educação Física na educação infantil, publicaremos em algum periódico para que seja divulgado.

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