Iniciamos o encontro com uma breve apresentação dos participantes. Estavam presentes quatro alunas de graduação da UFSC, duas professoras novas na Educação Infantil e seis professores/as que já frequentavam o Grupo.
A pauta previa uma discussão sobre o local onde os encontros serão realizados. O centro de formação continuada não disponibilizará sala para o Grupo Independente, apenas para o curso de formação continuada oferecido pela Secretaria Municipal de Educação. Em contato prévio com o professor que prestava assessoria ao grupo, ele disponibilizou uma sala no Centro de Desportos, espaço cedido pela UFSC. O grupo está se reunindo hoje neste espaço e decidiu que permanecerá se encontrando neste local.
O ponto seguinte era sobre a certificação da SME/DEI do processo de formação continuada conduzido pelo Grupo Independente. A SME/DEI vai exigir frequência mínima de 80% (oitenta) para que os certificados sejam emitidos. O sistema de controle da freqüência segue o mesmo dos anos anteriores.
Sobre a formação que será oferecida pela SME/DEI para os professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil, esta acontecerá mensalmente, e o primeiro encontro está agendado para o dia 30/03/2010. Os profissionais que irão conduzir este processo ainda não foram definidos, mas o Grupo Independente mantém a indicação de ser o professor Alexandre F. Vaz, para dar continuidade ao curso oferecido no ano anterior.
Devido ao curto período até o primeiro encontro da formação da SME/DEI, dia 30/03/2010, a SME/DEI solicitou que alguns representantes do Grupo Independente ministrassem este encontro, abordando um pouco do histórico do grupo. A posição debatida pelo grupo é que o professor Alexandre F. Vaz seja contatado rapidamente e dê continuidade ao trabalho já desenvolvido, desde o primeiro encontro deste ano. A apresentação do histórico do grupo pode ser pauta de um dos encontros de formação, mas o Grupo Independente não concorda em assumir a responsabilidade de ministrar o primeiro encontro com este intuito.
Debatidos e esclarecidos os informes, adentramos na discussão sobre os objetivos do Grupo Independente para o ano em curso. O principal objetivo é a elaboração das diretrizes curriculares para a Educação Física na Educação Infantil. Esta meta já tinha sido alvo de nossas discussões no ano anterior, inclusive definindo como isso seria realizado e os pontos que ela deve contemplar. Pensamos em dividir o grupo de pessoas interessadas em contribuir em comissões, que fariam uma análise prévia dos materiais produzidos sobre cada tema que pretendemos abordar nas diretrizes. Os materiais escolhidos para análise são:
1) As diretrizes curriculares para a Educação Física no ensino fundamental e na Educação Infantil, produzido em 1996;
2) A edição especial da revista Motrivivência sobre a Educação Física na Educação Infantil;
3) As produções de Deborah T. Sayão;
4) As produções do Grupo de estudo e pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea, coordenado pelo professor Alexandre F. Vaz;
Dentre os pontos que pensamos em abordar nas diretrizes, destacam-se:
1) Os conteúdos da Educação Física na Educação Infantil;
2) A avaliação;
3) Especificidade;
4) Organização do tempo pedagógico;
5) Histórico;
6) Relatos de experiência;
7) PPP´s;
8) Questões legislativas;
A incerteza sobre o primeiro encontro de formação que será oferecido pela SME/DEI, no dia 30/03/2010 fez com que encaminhássemos nossas próximas atividades do Grupo Independente para esta data. Concordamos que neste dia sejam definidas as comissões. A princípio, iremos atrelar os debates no Grupo Independente com a elaboração das diretrizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário