Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

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terça-feira, 13 de abril de 2010

Relatório do dia 06/04/2010 - Formação Continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis

O encontro teve início às 09h20min e teve fim por volta das 11h50min. Estiveram presentes dezessete integrantes do grupo, entre eles professores da Educação Infantil e quatro estagiárias. Iniciamos o encontro com a leitura do relatório do último encontro realizada pela estagiária Gabriela.
Em seguida, a professora Inelve solicitou ao professor Alexandre um esclarecimento sobre a participação do mesmo no grupo, em relação ao processo de formação que desenvolverá neste ano e sobre a construção das diretrizes. A sugestão do professor Alexandre é que os encontros de formação do Grupo Independente não sejam exclusivos para a formulação das diretrizes e dêem ênfase também na própria formação. A sugestão foi de um encontro para diretrizes a cada três para a formação. É necessário ressaltar que a elaboração das diretrizes é uma tarefa em aberto e que o Grupo Independente tomou parte por seu histórico de discussões e práticas desenvolvidas.
O passo seguinte foi a apresentação dos relatos (com total de 10 apresentações cada uma com tempo máximo de 10 minutos), abrindo um pequeno tempo para a discussão dos principais pontos, caso sobrasse tempo.
Nome dos integrantes que apresentaram e pontos levantados durante as apresentações:
- Michelle: métodos de ensino; métodos de avaliação; avaliação biométrica, acompanhamento com nutricionista; atividades coletivas independente da iniciativa das professoras de sala; ampliação do repertório de movimentos; conteúdos clássicos da Educação Física (ginástica, acrobacias, etc); o professor não participa apenas de um grupo, passa por todos.
- Santa Helena: as professoras de sala ajudam e propõe atividades na aula; elementos do folclore; elementos da psicomotricidade; questão da união de turmas com diferentes faixas etárias.
- Luciano: construção da pista de atletismo; a utilização do teatro e histórias para entrar no mundo infantil; a discussão ficou para o próximo encontro.
- Fernanda: a forma de avaliação; dificuldade com a crítica; o que deve ser avaliado; questão da saúde.
- Alex: imaginação; música como brincadeira; massoterapia; a discussão ficou para o próximo encontro.
- Jocemara: atividades de circo; questão da avaliação.
- Carmen: registro fotográfico como parte da rotina; questão do risco durante as aulas de Educação Física (como ir à praia).
Faltaram três apresentações que serão realizadas no início do próximo encontro.
Nos debates promovidos pelos relatos, encontramos dificuldades na questão da avaliação, principalmente na sua validade, no seu critério de avaliação. Usualmente não avaliamos o processo desenvolvido, se os objetivos foram alcançados, o que não tivemos êxito. Sobre isto, o grupo argumentou que devemos estabelecer parâmetros de avaliação, para que tenha um propósito e não seja uma prática repetitiva e superficial.
Outra questão que discutimos brevemente e deixamos como indicação de debates futuros é em relação à saúde. Qual o papel do professor de Educação Física no que diz respeito à saúde? Devemos intervir junto as famílias em casos de obesidade, desnutrição, baixa saúde bucal, etc? Sobre isto, o grupo (não sei se todo o grupo, pois a discussão foi breve) acredita que deve tratar a questão da saúde nas práticas de Educação Física. Estamos atentos ao paradigma da atividade física e saúde que propõe uma orientação pedagógica com este intuito, pensamos que este tema deve ser tratado nas práticas, mas não orientar as práticas pedagógicas, como algo funcional.
Finalizando o encontro, travamos uma discussão sobre a continuidade do processo de formação. Pensamos que devemos continuar com os relatos de experiência, retomar a sistematização de práticas a partir de imagens capturadas por câmera de vídeo, realizar oficinas, pelo menos duas oficinas por semestre e produzir um calendário básico para o próximo encontro abrangendo os temas mais importantes para a discussão durante cada encontro como: inclusão, berçário, educação de zero a três, psicomotricidade, avaliação, registro, etc.

Um comentário:

Michelle disse...

oi Andre!

Se vc puder corrigir ali no relatório do dia 6, onde está avaliação pliometrica, o correto é avaliação biometrica. já que pliometrica se refere a treinamento muscular, vao pensar que eu to avaliando a força e a potencia das crianças!!! hehehe e o que eu faço é simples avaliação de estatura e peso! obrigada!