Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

terça-feira, 15 de junho de 2010

Reunião 15 de Junho de 2010 - Diretrizes Curriculares da Educação Física na Educação Infantil

   A reunião contou com a presença das professoras Inelve, Adriana, Cida e Carmem, e com o professor Alex. Inelve iniciou a reunião contando um pouco de como se iniciou a Gerência de Formação da SME. Contou que no dia 03.03.10 marcou-se uma reunião com um pequeno grupo para pensar em criar as Diretrizes Curriculares da Educação Física na Educação Infantil. Então no primeiro dia de encontro do Grupo Independente ficou decidido que as Diretrizes deveriam contemplar os relatos de experiência (conteúdos, avaliação e organização do tempo), especificidade da Educação Física, Projeto Político Pedagógico e Questões de Legislação.
   Os professores ali presentes acharam que primeiro é necessário saber qual a posição do Grupo Independente para com as Diretrizes e que é importante a participação do professor Alexandre na construção dela. Sobre as possíveis fontes documentais que poderão servir como eixo norteador para a criação das Diretrizes, temos o caderno das Diretrizes Curriculares da Educação Física no Ensino Fundamental e na Educação Infantil da rede Municipal de Florianópolis, que traz um bom debate sobre a Educação Infantil. Os textos escritos por Débora Sayão também traz esse mesmo debate, fazendo encontrar a Educação Física com a Pedagogia da Infância. A Revista Motrivivência, em sua edição especial com textos de professores da rede , traz as questões que “incomodavam” os professores. Para os professores, as novas Diretrizes devem contemplar o que aparece de novidade na educação Física na Educação Infantil e deve servir como eixo norteador de nossa prática.
   Foi comentado durante a reunião que em 2009 o Grupo Independente criou um documento escrito falando sobre a trajetória do Grupo desde sua formação em 2004. Esse documento foi entregue para SME naquele mesmo ano, com o intuito de que o órgão continuasse oferecendo a Formação Continuada para os professores da rede Municipal de Florianópolis. Esse comentário foi somente para lembrar aos integrantes ali presentes que o Grupo tem condições de criar as Diretrizes.

Nenhum comentário: