Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

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terça-feira, 8 de junho de 2010

Relatório do dia 08/06/2010 - Formação Continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis

  Começamos o encontro às 9h30min com uma breve apresentação/introdução da história do Grupo Independente para Raumar Rodriguez Giménez, professor da Universidad de La Republica, Uruguai, que estava nos prestigiando com sua presença neste dia. Foi comentado que o grupo foi criando em 2004, ou seja, estará completando no mês que vem seis anos de existência. Discutimos também a diversidade dos professores que participaram e que participam do grupo, a constante mudança no ciclo de pessoas, a permanência incisiva de outras. Professor Alexandre fez um anúncio sobre o próximo encontro vinculado á prefeitura que será dia 22/06, que será dirigido pela professora Ana Cristina. E comentou sobre o encontro passado, que, no período vespertino, por causa de algum mal-entendido, contou apenas com cinco professores. Reforçou ainda que próximo dia haverá reunião em dois períodos.
  Feita a leitura do relato do encontro anterior, Inelve justificou por que sugerira o texto da Carmem e Francisco, para discussão no grupo, pois o trabalho deles já traz uma discussão sobre os principais documentos publicados sobre a Educação Física na Educação Infantil, na rede de Florianópolis, aproveitando assim o trabalho deles, para análise e criação das Diretrizes. Professor Alexandre colocou ao grupo sua participação nas reuniões na prefeitura que trataram da elaboração de três documentos neste ano, contendo as Diretrizes da Educação Infantil da Rede de Florianópolis. Um desses documentos já saiu, é um conjunto de textos que foram discutidos no ano de 2008, e contém também relatos de experiências. O segundo documento para as Diretrizes, está sendo organizado por Eloísa Rocha e sua equipe. O Professor comentou que o texto está pronto, só faltaria a impressão. O terceiro documento também constará de relatos de experiências de professores. A Educação Física não esta contemplada em nenhum destes documentos, porem deveria estar, pois é uma reivindicação do professor de da área que haja sua presença materializada nos documentos, pois também precisa de uma orientação de trabalho. Professor Alexandre colocou uma possibilidade ao grupo: A própria Educação Física elaborar um documento que seja paralelo às Diretrizes, que dialogue elas. Segundo Alexandre, é possível construir este documento, e disponibiliza-lo na internet, para que todos tenham acesso a ele. Uma das professoras presentes comentou que talvez devêssemos discutir mais sobre as Diretrizes nos encontros. E levantou uma questão: Será que a prefeitura irá permitir a veiculação deste possível documento na Rede? Alexandre colocou que será um documento em paralelo com as diretrizes, porém dialogando com elas. E deve ser feito em parceria com a SME. A tarefa de construí-lo é dos professores de Educação Física. Mas, também, pode-se utilizar as diretrizes já elaboradas, ignorando o que não é de interesse, e utilizar o que há de bom nas diretrizes para a Educação Física, pois, ao abarcar a formação dos professores de forma geral, também contempla, ainda que de forma não tão direta, os de Educação Física.
  Foi colocada a idéia de fazer um documento mais enxuto, e ir debatendo no grupo. Algumas sugestões para constar no documento são: O espaço da Educação Física, Tempo das aulas, A Educação Física no PPP da instituição, entre outros temas. Antes do intervalo foi feito um encaminhamento para a segunda parte do encontro, decidindo-se pela discussão do texto da Carmen e Francisco, aproveitando a presença da , autora do texto. Antes de iniciar a discussão, o professor Alex sugeriu que o professor Alexandre produzisse o texto sobre as diretrizes, pois esta mais à frente do processo, e o grupo pode colaborar. Sintetizando e finalizando o assunto, Professor Alexandre informou que é a Gerencia de Formação que coordena a elaboração do material e da formação; também comentou que a elaboração das Diretrizes está na pauta do grupo há tempo, lembrando que estamos atrasados. O grupo havia decidido no início do ano ler textos e apresentar sínteses e discussões para a elaboração das diretrizes, material que será trazido para o próximo encontro.
  Partindo para a discussão do texto, professora Carmem fez uma breve síntese do conteúdo de seu trabalho. O trabalho baseou-se em cinco textos, com base na dissertação de Déborah Sayão. O objetivo do estudo foi saber o que tem produzido da Educação Física na Educação Infantil, para a Rede de Florianópolis. A dissertação de Déborah sintetizou as propostas de Educação Física na Educação Infantil do município de Florianópolis. Embora estes textos não estejam na forma de Diretrizes, eles orientam o trabalho dos professores. No debate com o grupo, surgiram algumas propostas para compor as Diretrizes: Uma das principais dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física é romper com o tempo linear das aulas, as atividades devem estipulá-lo, e não o relógio, mas como? Atualmente, nas creches, a rotina é que determina as atividades, estando a Educação Física envolvida nesta rotina.  Os servidores técnicos (merendeiras, faxineiras, motoristas) determinam, com seu trabalho, parte importante da rotina das crianças. Professora Carmen relatou uma ida à praia com uma turma, quando, por algum motivo, se atrasou para retornar á creche. A diretora lhe telefonou duas vezes, pois as merendeiras estavam aguardando as crianças para servir o jantar. No debate, foi comentado que se deve inseri-los nas reuniões pedagógicas, para colocá-los a par dos propósitos da instituição, dos trabalhos pedagógicos. É importante a comunicação entre professores e faxineiras e merendeiras. Ao final do encontro, Santa Helena sugeriu que na próxima terça, alguns professores se encontrem para agilizar as Diretrizes, partindo dos eixos temáticos, e para propor sugestões para o que colocar nas Diretrizes. Alguns professores se disponibilizaram á virem, e começar a organizar o documento. O próximo encontro será dia 29/06/10, com discussão do texto de Vygotsky, e debate do que terá sido elaborado em 15/06.









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