Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

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terça-feira, 18 de maio de 2010

Relatório do dia 18/05/2010 - Formação Continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis

Neste dia estava chovendo muito por isso começamos o encontro por volta das 9h30min. Contamos com a presença de 11 integrantes. Nosso primeiro assunto foi a possível greve dos servidores Municipais. Para os professores, a greve acaba desmotivando o grupo de servidores que trabalha na instituição, e um dos motivos é que alguns não aderem à ela, muitas vezes com medo de que irá sair no histórico deles que são “grevistas”.
As 9h40min realizamos a leitura do relato do encontro anterior. Frisamos ao grupo que quase nenhum participante está acessando o blog, combinamos então que a Claudiamara e a Juliana ficariam responsáveis em colocar os “marcadores de acesso” nele. Depois do último encontro, a professora Inelve entrou em contado com alguns participantes para que retornassem às reuniões grupo. O grupo decidiu que como há poucas pessoas participando das reuniões, no próximo semestre irá encaminhar uma nova correspondência interna (CI) para as instituições, convidando os professores a participar. A Claudiamara ficou responsável por pegar os endereços eletrônicos dos frequentadores do Grupo de Formação da Secretaria Municipal de Educação (SME), e convidá-los, via email, a também participarem dos nossos encontros.
Por sugestão do Grupo, decidimos discutir um pouco mais sobre a questão do último encontro: gênero, sexualidade. O professor André relatou que na instituição em que trabalha já encontrou uma questão desse tipo: um menino que gosta de usar e brincar com coisas ditas de menina; sua voz já possui uma entonação diferente; usa grampos de cabelo. André comentou que levou essa questão para a reunião pedagógica, as professoras assumiram que por meio de algumas atitudes tentaram “masculinizar” o menino, dizendo que ele é menino e que não pode fazer determinadas coisas que “cabem” ás meninas, e elas prometeram prestar mais atenção nesses comentários e atos. As próprias crianças que convivem com esse menino reconhecem que ele é “diferente”, mas não o tratam com diferença. Nós professores temos que saber lidar com essa questão. Temos que observar o fato sem julgá-lo. Surgem então algumas dúvidas, como, por exemplo: Como agir com essa criança? Por que a gente estranha? De que forma podemos ajudá-la para que ela não venha a ser discriminada?
Muito do preconceito existente nas instituições parte dos professores. O reconhecimento do que é homem ou mulher já está impregnado na nossa sociedade. Lembramos que a infância é um lugar de experimentações, onde nós como professores, devemos proporcionar as crianças diversas experiências. A escola prepara as crianças para viver em sociedade.
Outro assunto discutido no grupo foi o tema do parque. A professora Lisandra relatou que na instituição em que trabalha o parque está sem uma proposta de trabalho, por isso em uma reunião pedagógica ela e o professor Alex sugeriram que a instituição criasse uma escala para as crianças irem para o parque, pois do jeito que está (crianças vão ao parque à hora que querem) alguns grupos menores ficam sem desfrutar desse espaço. Para algumas professoras dessa instituição, o parque é visto como um momento de “relaxar” (das crianças e delas próprias).
Encerramos a reunião com o objetivo de trabalharmos no próximo encontro, em um primeiro momento, com o texto do Vygotsky, e, em um segundo momento, focarmos nas diretrizes, porém foi relatado que será necessária a ajuda do professor Alexandre e da Ana Cristina, pois ainda não tem nada definido. Professora Inelve sugeriu a leitura e discussão de outro texto que trata das diretrizes da Educação Infantil em Florianópolis, também para próximo encontro. Essa sugestão foi aceita por todos os presentes, e ficou sob responsabilidade das bolsistas postarem o texto no blog, e enviar por email para todos participantes.

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