Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

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quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Relatório do dia 21/09/2010 - Formação Continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis

Iniciamos nosso encontro por volta das 9h30min com a discussão do documento que o Grupo Independente vem preparando, como contribuição às Diretrizes Municipais para a Educação Infantil. A idéia é de publicarmos esse documento, preferencialmente em papel e em formato digital, como no blog do Grupo Independente. Alexandre avalia que o documento está bem escrito, porém ainda é preciso fazer algumas correções e explicações. Uma delas é com relação ao trecho que fala sobre a distribuição da carga horária de trabalho dos professores de Educação Física na Educação Infantil (E. F.); é preciso explicar melhor, de forma com que todos que leiam este documento possam entender. O trecho que aborda os conteúdos da E. F. precisa ter uma fundamentação teórica mais aprofundada, de forma que possamos mostrar a especificidade da E. F. na Educação Infantil.
A partir disso, surgiu a discussão de como iremos diferenciar o trabalho realizado pelo professor de E. F. do trabalho realizado pela professora de sala. Retomamos questões já discutidas entre nós. O professor de E. F. trabalha com o corpo, por isso se diz que há uma educação do corpo em toda a instituição. A Educação Física trabalha com uma parte dessa educação, mais especificamente com a que envolve o movimento humano. A professora de sala pode incorporar em sua prática pedagógica elementos que envolvem o movimento, porém é o professor de E. F. que na sua prática pedagógica obrigatoriamente irá, por exemplo, empregar as técnicas de segurança, verificando o que é mais adequado para determinado grupo, mantendo a intencionalidade pedagógica das atividades sempre voltadas para o corpo. Lembramos que cabe a ele também transmitir o saber sistematizado da E. F., saber este que a professora de sala geralmente não pode transmitir. É nesse sentido que as práticas pedagógicas que já vêm sendo desenvolvidas na Rede de Florianópolis precisam ser sistematizadas, divulgadas e discutidas.
Observamos que na E. F. é necessário mais bem sistematizar os saberes de 0 a 5 anos, pensar o trabalho de maneira a operar em conjunto com a professora de sala e outros profissionais da instituição.
Finalizamos o encontro deixando algumas tarefas a Grupo, entre elas, para Lisandra, deixar o documento nas normas da ABNT; para todos, o desenvolvimento dos pontos ainda falhos; para Alexandre, a revisão final do documento.

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