Iniciamos nosso encontro por volta das 9h30min com a discussão do documento que o Grupo Independente vem preparando, como contribuição às Diretrizes Municipais para a Educação Infantil. A idéia é de publicarmos esse documento, preferencialmente em papel e em formato digital, como no blog do Grupo Independente. Alexandre avalia que o documento está bem escrito, porém ainda é preciso fazer algumas correções e explicações. Uma delas é com relação ao trecho que fala sobre a distribuição da carga horária de trabalho dos professores de Educação Física na Educação Infantil (E. F.); é preciso explicar melhor, de forma com que todos que leiam este documento possam entender. O trecho que aborda os conteúdos da E. F. precisa ter uma fundamentação teórica mais aprofundada, de forma que possamos mostrar a especificidade da E. F. na Educação Infantil.
A partir disso, surgiu a discussão de como iremos diferenciar o trabalho realizado pelo professor de E. F. do trabalho realizado pela professora de sala. Retomamos questões já discutidas entre nós. O professor de E. F. trabalha com o corpo, por isso se diz que há uma educação do corpo em toda a instituição. A Educação Física trabalha com uma parte dessa educação, mais especificamente com a que envolve o movimento humano. A professora de sala pode incorporar em sua prática pedagógica elementos que envolvem o movimento, porém é o professor de E. F. que na sua prática pedagógica obrigatoriamente irá, por exemplo, empregar as técnicas de segurança, verificando o que é mais adequado para determinado grupo, mantendo a intencionalidade pedagógica das atividades sempre voltadas para o corpo. Lembramos que cabe a ele também transmitir o saber sistematizado da E. F., saber este que a professora de sala geralmente não pode transmitir. É nesse sentido que as práticas pedagógicas que já vêm sendo desenvolvidas na Rede de Florianópolis precisam ser sistematizadas, divulgadas e discutidas.
Observamos que na E. F. é necessário mais bem sistematizar os saberes de 0 a 5 anos, pensar o trabalho de maneira a operar em conjunto com a professora de sala e outros profissionais da instituição.
Finalizamos o encontro deixando algumas tarefas a Grupo, entre elas, para Lisandra, deixar o documento nas normas da ABNT; para todos, o desenvolvimento dos pontos ainda falhos; para Alexandre, a revisão final do documento.
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