Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Relatório do dia 16/08/2011 - Formação Continuada dos Professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis

No dia 16 de agosto às 09h e 20min, deu-se início ao encontro do Grupo Independente (GI). Ele começou um pouco atrasado devido a falta de professores, inicialmente haviam apenas quatro (4), então foi decidido aguardar a chegada de mais professores. Participaram do encontro um total de cinco (5) professores, bem como uma bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).
O tema do encontro foi o relato de experiência da professora Michelle Goulart, intitulado A Ginástica, Circo e Dança: um relato da Educação Física na Educação Infantil. O relato foi baseado no Documento das Diretrizes, o qual todos já tiveram acesso. Michelle iniciou sua fala contando que já trabalha há onze (11) anos com Educação Física e que foi com a ginástica que ela começou seu trabalho na Educação Infantil.
Michelle contou um pouco como se organizam as atividades na instituição em que trabalha. Segundo ela o Planejamento é realizado sempre de forma coletiva e a avaliação das crianças é realizada tanto individualmente quanto por grupos, ocorrendo sempre durante as reuniões pedagógicas.
- Projeto Coletivo: é vinculado ao PPP da unidade, ocorre a cada 15 dias e envolve todos os grupos. O cronograma do projeto é formulado durante a reunião pedagógica, assim como sua avaliação. São realizadas atividades que têm como objetivo maior a interação entre as diversas turmas. Segundo Michelle é muito importante a participação dos professores de Educação Física na construção deste projeto, dando mais sustentação a ele.
- Passeios: A idéia de realizar passeios mais regularmente desencadeou-se quando, em conversa, uma mãe afirmou que os lugares mais distantes que o seu filho conhecia eram o supermercado e o Hospital Infantil. Michelle acredita que se não for a professora de Educação Física a organizar, os passeios não ocorrem de forma articulada, no entanto tudo é sempre pensado em conjunto com as professoras de sala. O transporte normalmente é pago por meio de contribuição feita pelas crianças ou pelo comércio localizado aos arredores da instituição. Os passeios são realizados em escolas próximas à creche – nas quais provavelmente as crianças irão estudar, na forma de visistas a clubes de futebol (Avaí e Figueirense), a projetos como o Tamar, museus, teatro, casas das próprias crianças, entre outros. Antes de levar as crianças, professora Michelle procura conhecer o lugar. Sempre após os passeios é criado um DVD com fotos, assim as crianças podem ver-se e fica um documento para creche.
Alguns comentários foram realizados durante a apresentação dos passeios, a professora Inelve perguntou o que as crianças agregam com os aos clubes de futebol, Michelle respondeu que eles oferecem lanches, elas conhecem todos os espaços, vêem o treino, falam com os jogadores, jogam no campo, afirma que é muito interessante. Inelve salientou que são bons os passeios ao centro da cidade, mostrando as antigas construções e as novas, no entanto alguns professores acreditam ser um pouco perigoso.
Após sua fala mais geral sobre os projetos que ocorrem na creche, Michelle abordou mais especificamente de suas aulas de Educação Física. Contou que em todas as aulas trabalha um pouco de ginástica. Destacou algumas dificuldades encontradas como, por exemplo, a visão de ginástica espetáculo que tenta moldar as crianças, poucos trabalhos realizados, a segurança, e a técnica (não para o movimento perfeito, mas como base de segurança para realização do movimento). Michelle entende que todos podem realizar todos os movimentos, e utiliza-se de estratégias para incluir as crianças nas aulas. Associadas à ginástica estão a dança e o circo.
Um dos grandes motivos de se trabalhar com circo, segundo Michelle, é a perda de espaço que este vem tendo com o passar do tempo, hoje as crianças conhecem-no basicamente por meio de DVDs como os da Xuxa e do Patati Patatá. Para iniciar o trabalho, Michelle realiza atividades de teatro, contação de histórias e mostra filmes com o intuito de apresentar o circo para as crianças. Após esta etapa inicial de aproximação, procura conhecer o que as crianças já sabem para depois mostrar e fazer com que experimentem novas formas de movimentos. Apresenta vários papéis do circo e incentiva as crianças a experimentarem todos eles. Para Michelle a apresentação de vídeos é muito interessante, a partir dela as crianças fazem muitas observações e tentam realizar os movimentos apresentados. Ela possui uma caixa com todos os materiais de circo. Esta “caixa do circo” fica na instituição, desta forma as professoras podem utilizar os materiais quando quiserem.
Após o intervalo foram mostradas fotos das atividades que Michelle realiza, foi explicado com funciona cada elemento, viu-se também filmagens das aulas.
Com o término do relato foram discutidos os andamentos para o próximo encontro, que será realizado no dia 30.08.2011. Foi decidido continuar a discussão sobre planejamento, tema iniciado no Encontro de Formação da Rede. O texto a ser discutido será enviado por email.

Um comentário:

Nathalia Matos - Personal Trainer disse...

Ohh que pena, queria muito ter ido! tem como postar algumas fotos aqui ou mandar pro email do pessoal?
O legal desses relatos é que a gente consegue saber tudo o que aconteceu nos encontro. Muito legal! Pra seria bom se fosse a tarde, pois estou dando aula nas terças de manhã agora!
=/