Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

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domingo, 25 de março de 2012

Relatório do dia 16/03/2012 - Formação Continuada dos Professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis - GI

No dia 06 de março de 2012, às 09h e 30min, teve início o primeiro Encontro do Grupo Independente deste ano. Ele contou com a presença de vinte (20) professores, bem como de uma bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).

O encontro foi coordenado pelo Professor Alexandre Fernandez Vaz, que apresentou um pouco da história e funcionamento do Grupo de Estudos Independente da Educação Física na Educação Infantil (GEIEFEI) e logo após organizou uma breve apresentação das pessoas presentes, visto que muitas estavam participando pela primeira vez.

Como havia sido decidido no ano anterior, os três primeiros encontros do corrente ano se destinarão ao estudo das Diretrizes Educacionais Pedagógicas para a Educação Infantil, buscando uma relação entre os Núcleos de Ação Pedagógica e a Educação Física. Nesta primeira reunião foi discutido o NAP Natureza.

Alexandre introduziu o assunto falando sobre o conceito de Natureza, a qual deriva do grego Physis que significa tudo o que não é da história, e que foi a partir daí que houve o surgimento da expressão Educação Física. No mundo moderno, Natureza continua sob a perspectiva segundo a qual é ela diferente da história e independe da vontade dos homens. Mas quando designamos algo como natureza estamos falando de um construto, o fazendo parte da nossa cultura, nunca sendo puramente "natural". Quando nascemos tudo está relacionado a uma cultura e suas criações, não podemos dizer que é um crescimento natural, por exemplo. Se não existe o natural tampouco há o artificial porque toda construção humana é artifício; palavras semelhantes a esta como arte, artifício, artesanato, designam modificação da natureza.

Quando relacionamos Natureza com a Educação Física devemos levar em consideração os elementos externos ao ser humano como o ambiente, que é muito importante para a prática. Devemos considerar e refletir sobre o ambiente simbolicamente, no qual significa o vento, a chuva, o sol, o espaço, as árvores, a grama, que não são elementos propriamente da natureza, mas que foram tornados por meio da nossa cultura parte dela.

Pensar sobre elementos da natureza relacionados ao próprio corpo também é bastante importante na educação infantil. Sentir, pensar, agir, podemos localizar na separação retórica, entre corpo x organismo no qual o primeiro é simbólico e o organismo é o elemento da natureza. Não devemos descuidar de pensar que quando estamos trabalhando com crianças, são organismos distintos em momentos de desenvolvimento diferentes e que este não só se dá a partir do crescimento orgânico, também por meio do conjunto de relações complexas.

Algo interessante a ser notado nos momentos das atividades na Educação Física é qual sensação elas trazem às crianças, como medo, fascinação, alegria, entre outras. Como é trabalhada a dimensão do sentir das experiências corporais tanto das crianças como o do professor. Foi citada a professora Santa Helena, que desenvolve um trabalho na sua instituição em que no final de suas aulas ela envolve as crianças a desenhar, pintar, escrever, falar, como foram as atividades para elas, podendo saber um pouco sobre as sensações que a prática proporcionou aos pequenos.

Outra questão discutida nesse dia foi o sacrifício exigido diariamente dos profissionais da Educação Infantil, visto que muitas vezes o professor começa a dar aula muito cedo e só termina no final da tarde. Saber planejar suas aulas de forma que não se desgaste em demasia, ter a ajuda do professor de sala e de outros sujeitos/atores do ambiente educacional, como as próprias crianças (em suas possibilidades) são atitudes que irão considerar as condições corporais do profissional e manter a qualidade pedagógica.

Próximo encontro está marcado para 17 de abril, com tema Estudo das Diretrizes Educacionais Pedagógicas para Educação Infantil, buscando fazer, novamente, uma relação entre os Núcleos de Ação Pedagógica e a Educação Física. (Linguagem: gestual- corporal, oral, sonoromusical, plástica e escrita). Teremos a participação da Doutoranda Ana Cristina Richter (Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea e UFPR).

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