No dia 06 de agosto de 2013, às 9 horas, teve início o
Encontro do Grupo Independente de Professores de Educação Física da Rede
Municipal de Florianópolis. Ele contou com a presença de onze (11) professores, bem como de três
bolsistas da UFSC e uma bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e
Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq). Este encontro teve como pauta principal o
relato e discussões sobre avaliação da Educação Física e como tem sido feita
nas instituições.
O
primeiro momento do encontro foi destinado à organização das filmagens das
aulas, quando as professoras Andréia e Adriana se disponibilizaram, oferecendo
um G1 e um G2. Foram preparadas primeiramente as autorizações para a filmagem,
para após poder-se marcar as datas.
No segundo momento se
iniciou a discussão sobre as avaliações, experiências de cada um dos
professores. No início logo se percebeu que muitos tinham dúvida sobre qual
tipo de avaliação seria mais eficiente, a coletiva ou individual. Porém a
maioria dos professores relatou que faz avaliação coletiva, sob a orientação
dos seus supervisores.
Alguns professores
trouxeram exemplos de avaliações impressos e outros para apresentar no
projetor. As apresentações iniciaram pelo professor Juliano que relatou que faz suas avaliações
individuais, porém primeiramente do grupo e após expõe sobre cada criança,
seguindo três pontos principais: características gerais, período de inserção e
proposta pedagógica, com observações ao final. Ele apresentou uma
avaliação do primeiro bimestre de 2012, que, segundo sua opinião, foi uma das
melhores que produziu. Durante sua apresentação expressou o quanto é difícil
fazer avaliações individuais, reconhecendo que sua memória, que é boa, o ajuda
muito, caso contrario não as conseguiria realizar. Neste momento os
demais professores também relataram sobre esse assunto, de o quanto é difícil
fazer avaliações individuais em grupos que possuem 20 a 25 crianças,
frequentemente com 5 a 10 grupos para avaliar, assim podendo a chegar a mais de
150 crianças. Como foi dito por uma professora, é quase impossível lembrar
todos, e quando isso acontece, muitos pedem ajuda para as professoras de sala.
O professor X (verificar o nome) relatou que faz suas avaliações
individuais, de acordo com o planejamento e o desenvolvimento da criança ao
longo das aulas; contou que faz o IMC através de um site (verificar qual site), porém possui pouco tempo para
organizar e fazer as avaliações.
A professora Andréia Silveira apresentou suas avaliações impressas, pois seu método é compor um caderno/livro de relatos da Educação Física, onde armazena fotos, mensagens, letras de músicas, todos os trabalhos que ela faz nas aulas estão registrados. Ela possui outros cadernos/livros, como o de dança e o de interação dos grupos afins. Esses cadernos/livros ficam na instituição, deste modo, os pais podem acompanhar o desenvolvimento das aulas. Outro ponto importante é que a professora Andréia também confecciona cartazes, murais, sobre as aulas que foram desenvolvidas, assim, os pais ao percorrerem os corredores da instituição podem observar como são as aulas de Educação Física. A professora não se preocupa em estar presente no dia da entrega da avaliação dos alunos, pois os pais já conhecem seu trabalho, e podem acompanhar as atividades pelos murais.
A professora Clarice faz observações das crianças nos momentos de Educação Física, denominando" Observações da Educação Física na Educação Infantil", baseada nos registros das crianças durante as aulas, auxiliada pela troca de ideias com a professora e auxiliar de sala. Onde esses registros são destaques de momentos significativos das crianças durante as aulas de Educação Física.
A professora Adriana faz suas avaliações coletivas, utiliza pastas, tabelas, para auxiliar na organização das aulas e armazenar as informações sobre os alunos. Na avaliação individual ela relata destaques da criança, o que lhe chama a atenção. Ela comenta que sente falta de critérios para obter o registro coletivo para após ter base para o individual.
A professora Mirtes faz avaliações coletivas, porém sente falta da individual. A avaliação do grupo não vai informar como cada aluno é, mas sim será generalizada com as características da maioria dos alunos. Outros professores também relataram sobre suas avaliações, que seguiam na mesma maneira que a da maioria, relatório do grupo e, após, individual. Porém também estavam com a dúvida do que seria uma avaliação correta, só descrever como os alunos são nas aulas, ou ter critérios mais elaborados?
A professora Adriana diz que uma avaliação produtiva é feita juntamente com a pedagoga, Mirtes aproveita para relatar sobre a avaliação da professora de sala que, ao se referir à linguagem corporal.
A professora Heloísa diz que, no fim, dentro de cada turma, as crianças são divididas em algumas categorias referentes a comportamento, participação e interesses. As avaliações individuais mais extensas são as de crianças com dificuldades específicas pois precisamos de mais elementos para descrever sua participação.
Encerramos as discussões aproximadamente às 12 horas. O próximo encontro (20 de agosto) será de continuação dos relatos e discussões sobre avaliação da Educação Física. Ficou sugerida a criação de critérios para o desenvolvimento da avaliação.
A professora Andréia Silveira apresentou suas avaliações impressas, pois seu método é compor um caderno/livro de relatos da Educação Física, onde armazena fotos, mensagens, letras de músicas, todos os trabalhos que ela faz nas aulas estão registrados. Ela possui outros cadernos/livros, como o de dança e o de interação dos grupos afins. Esses cadernos/livros ficam na instituição, deste modo, os pais podem acompanhar o desenvolvimento das aulas. Outro ponto importante é que a professora Andréia também confecciona cartazes, murais, sobre as aulas que foram desenvolvidas, assim, os pais ao percorrerem os corredores da instituição podem observar como são as aulas de Educação Física. A professora não se preocupa em estar presente no dia da entrega da avaliação dos alunos, pois os pais já conhecem seu trabalho, e podem acompanhar as atividades pelos murais.
A professora Clarice faz observações das crianças nos momentos de Educação Física, denominando" Observações da Educação Física na Educação Infantil", baseada nos registros das crianças durante as aulas, auxiliada pela troca de ideias com a professora e auxiliar de sala. Onde esses registros são destaques de momentos significativos das crianças durante as aulas de Educação Física.
A professora Adriana faz suas avaliações coletivas, utiliza pastas, tabelas, para auxiliar na organização das aulas e armazenar as informações sobre os alunos. Na avaliação individual ela relata destaques da criança, o que lhe chama a atenção. Ela comenta que sente falta de critérios para obter o registro coletivo para após ter base para o individual.
A professora Mirtes faz avaliações coletivas, porém sente falta da individual. A avaliação do grupo não vai informar como cada aluno é, mas sim será generalizada com as características da maioria dos alunos. Outros professores também relataram sobre suas avaliações, que seguiam na mesma maneira que a da maioria, relatório do grupo e, após, individual. Porém também estavam com a dúvida do que seria uma avaliação correta, só descrever como os alunos são nas aulas, ou ter critérios mais elaborados?
A professora Adriana diz que uma avaliação produtiva é feita juntamente com a pedagoga, Mirtes aproveita para relatar sobre a avaliação da professora de sala que, ao se referir à linguagem corporal.
A professora Heloísa diz que, no fim, dentro de cada turma, as crianças são divididas em algumas categorias referentes a comportamento, participação e interesses. As avaliações individuais mais extensas são as de crianças com dificuldades específicas pois precisamos de mais elementos para descrever sua participação.
Encerramos as discussões aproximadamente às 12 horas. O próximo encontro (20 de agosto) será de continuação dos relatos e discussões sobre avaliação da Educação Física. Ficou sugerida a criação de critérios para o desenvolvimento da avaliação.
Encaminhamentos:
* Na semana do dia 12 de agosto iriam iniciar as
gravações nas instituições em que atuam as professoras Adriana e Andréia.
* Procurar referências bibliográficas sobre critérios de
avaliação na Educação Infantil.
Karoliny, Luiza e Gabriel.
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