Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Relato do dia 06 de Agosto de 2013 – Formação de Professores do Grupo Independente de Educação Física



            No dia 06 de agosto de 2013, às 9 horas, teve início o Encontro do Grupo Independente de Professores de Educação Física da Rede Municipal de Florianópolis. Ele contou com a presença de onze (11) professores, bem como de três bolsistas da UFSC e uma bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq). Este encontro teve como pauta principal o relato e discussões sobre avaliação da Educação Física e como tem sido feita nas instituições.
            O primeiro momento do encontro foi destinado à organização das filmagens das aulas, quando as professoras Andréia e Adriana se disponibilizaram, oferecendo um G1 e um G2. Foram preparadas primeiramente as autorizações para a filmagem, para após poder-se marcar as datas.
            No segundo momento se iniciou a discussão sobre as avaliações, experiências de cada um dos professores. No início logo se percebeu que muitos tinham dúvida sobre qual tipo de avaliação seria mais eficiente, a coletiva ou individual. Porém a maioria dos professores relatou que faz avaliação coletiva, sob a orientação dos seus supervisores.
            Alguns professores trouxeram exemplos de avaliações impressos e outros para apresentar no projetor. As apresentações iniciaram pelo professor Juliano que relatou que faz suas avaliações individuais, porém primeiramente do grupo e após expõe sobre cada criança, seguindo três pontos principais: características gerais, período de inserção e proposta pedagógica, com observações ao final.  Ele apresentou uma avaliação do primeiro bimestre de 2012, que, segundo sua opinião, foi uma das melhores que produziu. Durante sua apresentação expressou o quanto é difícil fazer avaliações individuais, reconhecendo que sua memória, que é boa, o ajuda muito, caso contrario não as conseguiria realizar.  Neste momento os demais professores também relataram sobre esse assunto, de o quanto é difícil fazer avaliações individuais em grupos que possuem 20 a 25 crianças, frequentemente com 5 a 10 grupos para avaliar, assim podendo a chegar a mais de 150 crianças. Como foi dito por uma professora, é quase impossível lembrar todos, e quando isso acontece, muitos pedem ajuda para as professoras de sala.
            O professor X (verificar o nome) relatou que faz suas avaliações individuais, de acordo com o planejamento e o desenvolvimento da criança ao longo das aulas; contou que faz o IMC através de um site (verificar qual site), porém possui pouco tempo para organizar e fazer as avaliações.
            A professora Andréia Silveira apresentou suas avaliações impressas, pois seu método é compor um caderno/livro de relatos da Educação Física, onde armazena fotos, mensagens, letras de músicas, todos os trabalhos que ela faz nas aulas estão registrados. Ela possui outros cadernos/livros, como o de dança e o de interação dos grupos afins. Esses cadernos/livros ficam na instituição, deste modo, os pais podem acompanhar o desenvolvimento das aulas. Outro ponto importante é que a professora Andréia também confecciona cartazes, murais, sobre as aulas que foram desenvolvidas, assim, os pais ao percorrerem os corredores da instituição podem observar como são as aulas de Educação Física. A professora não se preocupa em estar presente no dia da entrega da avaliação dos alunos, pois os pais já conhecem seu trabalho, e podem acompanhar as atividades pelos murais.
            A
professora Clarice faz observações das crianças nos momentos de Educação Física, denominando" Observações da Educação Física na Educação Infantil", baseada nos registros das crianças durante as aulas, auxiliada pela troca de ideias com a professora e auxiliar de sala. Onde esses registros são destaques de momentos significativos das crianças durante as aulas de Educação Física.

            A professora Adriana faz suas avaliações coletivas, utiliza pastas, tabelas, para auxiliar na organização das aulas e armazenar as informações sobre os alunos. Na avaliação individual ela relata destaques da criança, o que lhe chama a atenção. Ela comenta que sente falta de critérios para obter o registro coletivo para após ter base para o individual.
            A professora Mirtes faz avaliações coletivas, porém sente falta da individual. A avaliação do grupo não vai informar como cada aluno é, mas sim será generalizada com as características da maioria dos alunos.              Outros professores também relataram sobre suas avaliações, que seguiam na mesma maneira que a da maioria, relatório do grupo e, após, individual. Porém também estavam com a dúvida do que seria uma avaliação correta, só descrever como os alunos são nas aulas, ou ter critérios mais elaborados?
            A professora Adriana diz que uma avaliação produtiva é feita juntamente com a pedagoga, Mirtes aproveita para relatar sobre a avaliação da professora de sala que, ao se referir à linguagem corporal.
            A professora Heloísa diz que, no fim, dentro de cada turma, as crianças são divididas em algumas categorias referentes a comportamento, participação e interesses. As avaliações individuais mais extensas são as de crianças com dificuldades específicas pois precisamos de mais elementos para descrever sua participação.
            Encerramos as discussões aproximadamente às 12 horas. O próximo encontro (20 de agosto) será de continuação dos relatos e discussões sobre avaliação da Educação Física. Ficou sugerida a criação de critérios para o desenvolvimento da avaliação.

Encaminhamentos:
* Na semana do dia 12 de agosto iriam iniciar as gravações nas instituições em que atuam as professoras Adriana e Andréia.
* Procurar referências bibliográficas sobre critérios de avaliação na Educação Infantil.

Karoliny, Luiza e Gabriel.

Nenhum comentário: