Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Relato do dia 05 de Novembro de 2013 – Formação de Professores do Grupo Independente de Educação Física




 No dia 05 de Novembro às 09 horas ocorreu o encontro do Grupo Independente de Estudos sobre Educação Física na Educação Infantil, formado por professores da Rede Pública Municipal de Florianópolis. O encontro teve como pauta o relato de experiências da professora Geisa Santana, que apresentou trabalho desenvolvido em sua dissertação de mestrado, intitulada Oficinas do Jogo: O Desenvolvimento da Imaginação na Educação Física da Primeira Infância, Jogos de construção: Uma possibilidade pedagógica (2008).
            Segundo a Professora Geisa, o jogo de construção permite que a criança materialize seus pensamentos, desenvolva processos imaginativos e se aproprie de sua criação tendo o poder de construir e desconstruir.

Objetivos:
·                  Estimular os processos imaginativos.
·                  Despertar na criança o olhar estético.
·                  Trabalhar conceitos matemáticos.
·                  Promover as interações.
·                  Trabalhar as múltiplas dimensões humanas e as diferentes linguagens de expressão.
Vivências sugeridas:
·                  Apresentação do material.
·                  Brincar livremente com o material.
·                  Trabalhar com as histórias infantis (Três porquinhos, Cabra-cabrez, Bruxa Salomé etc.)
·                  Sugerir a construção de sua própria casa.
·                  Sugerir a construção da creche.
·                  Sugerir a construção de passeios.
·                  Brincar com as brincadeiras populares.
Metodologia:
O material será explorado de diversas formas, com construções por cores, formas e tamanhos.
A organização das crianças poderá ser individual, dupla, ou em grupo.
A professora mediará à atividade sempre com questões referentes às construções das crianças.
Serão utilizados registros escritos, fotográficos e fílmicos, criando assim uma documentação pedagógica.

Avaliação:
Será realizada por meio da documentação pedagógica (diário de campo com imagens).
Temas das aulas:

·         Construções livres com um único material
·         Construções livres utilizando mais de um material
·         Construções a partir de historias infantis
·         Construções a partir de historias criadas pelas crianças.
·         Construções a partir de ilustrações

O encontro encerrou-se aproximadamente 12h00.
No Blog será anexado o material sobre as oficinas de jogo que foi disponibilizado pela professora Geisa Santana.

Gabriel, Karoliny e Luiza.

Referência:

SANTANA, Geisa Mara Laguna. Oficinas do jogo: o desenvolvimento da imaginação na educação física da educação infantil. 2008. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2008. Disponível em: <http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1303>. Acesso em: 11 Jan. 2014.

Nenhum comentário: