Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

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sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Relato do dia 03 de Dezembro de 2013 – Formação de Professores de Educação Física da Rede Municipal de Florianópolis



No dia 03 de dezembro de 2013 aconteceu o Encontro de Formação de Professores de Educação Física da Rede Municipal de Florianópolis no período matutino, ministrado pelo Professor Alexandre Vaz, com a presença de 18 professores e 3 bolsistas da UFSC. O encontro teve como pauta principal a apreciação e discussão de episódios captados e editados em vídeo pelos bolsistas, de aulas ministradas por professores da Rede com Grupos de 0 – 3.
O primeiro momento do encontro foi destinado à visualização do vídeo do N.E.I Dra. Zilda Arns Neumann, aula ministrada pela Profª Adriana, com atividades de massagem.
Após a exibição do vídeo, os Professores foram solicitados a apontar elementos interessantes observados. Em primeiro lugar, o que o vídeo mostra? Quais os elementos do papel docente em relação à criança e qual a é a especificidade da Educação Física?
Um professor comentou a grandeza dos cuidados que a professora Adriana tem com os bebês, o trabalho com sutileza, demonstrando que a interação é muito grande. Outro professor relatou que essas experiências que as crianças estavam vivenciando talvez não tivessem ou nunca teriam em outros momentos.
A filmagem mostrou um trabalho com massagem que desenvolve vários sentidos, não apenas o tato, mas o olfato, devido ao aroma do óleo utilizado, além de proximidade, elo, carinho, afeto, comenta outro professor.
Nesta relação professor-bebê procura-se estabelecer um diálogo com intuito de entender a criança. Esta proximidade com as crianças, com contato corporal, pode representar uma dificuldade, já que muitas vezes as pessoas entendem que não se pode tocar na criança.
Em relação ao contato físico com os bebês, destacou-se a dificuldade de o professor homem trabalhar atividades relacionadas ao sentidos com as crianças, principalmente o tato. O Profº Alexandre informou que essa questão é muito contemporânea e que ainda hoje o imaginário da profissão com perfil feminino é muito forte. Como aponta o trabalho de Sayão (Link para a dissertação: <http://www.ced.ufsc .br/~nee0a6/DEBORATSE.pdf> - Relações de gênero e trabalho docente na Educação Infantil: um estudo de professores em creche. Acesso em: 28 de dezembro de 2013.) a necessidade inserção de uma figura masculina no ambiente da creche fez com que homens fossem incluídos por meio da disciplina de Educação Física. Os professores homens que estavam presente no encontro relataram situações vividas em relação a esse assunto. Como por exemplo, o relato de que alguns pais ainda têm medo em relação à pedofilia, ou que não querem que seus filhos desenvolvam práticas que imaginam ser homossexuais. Segundo o Profº Alexandre é necessário sistematizar, melhorar o diálogo com os pais, a comunidade, para poder justificar as práticas pedagógicas que desenvolvemos.
Outra questão importante foi a dificuldade de dialogar com os bebês, pois a fala é somente da professora que tenta traduzir o que a criança tem a dizer, ou seja, transformar sensações em palavras. Neste sentido, o diálogo é um monólogo, entretanto, não significa que os bebês não possuam linguagem. Por isso a dificuldade em dialogar. É preciso mediação, pois as crianças possuem voz.
Outros elementos encontrados no vídeo foram a organização do espaço, os recursos materiais, o conteúdo entre eles a educação dos sentidos. Para isso é necessário planejamento.
Após as considerações dos professores presentes, a professora Adriana, professora responsável pela aula que foi filmada, teceu seus comentários. Primeiramente a Professora agradeceu os comentários dos colegas e explanou que para desenvolver a massagem é necessário estar focado, concentrado, ter disponível uma sala tranquila, ou outro espaço em que seja possível realizar a atividade, pois os bebês demandam o tempo todo. Caso haja poucas professoras na sala, acompanhando a aula, não permitindo a concentração e o tempo disponível para a professora de Educação Física realizar as massagens, a atividade não deve acontecer.
Os Elementos encontrados no vídeo se relacionam à especificidade da Educação Física: ética em relação ao corpo e aos cuidados com ele, movimento – muito cuidado com as agressões entre as crianças.
A professora Adriana finalizou informando que para realizar as atividades de massagem é necessário confiança dos pais e dos bebês, pois é um trabalho que lida com muita intimidade e é preciso que eles se entreguem à massagem.
No segundo momento do encontro ocorreu a apreciação da aula ministrada pela pela Profª Elaine, na Creche Poeta João da Cruz e Sousa. A atividade desenvolvida foi a exploração de materiais: com som, com peso, cores, texturas, espaços com obstáculos. Pretendia-se mobilizar as crianças com os materiais de sucata. Nos locais em que a professora de sala estava havia um maior número de crianças, pois ela é a referência por estar em contato por tempo maior durante os dias.
O espaço estava subdividido em estações, demarcadas por um tapete, com materiais diversos, pretendendo-se que as crianças alternassem entre as estações, vivenciando diferentes materiais. No final, os materiais ficaram todos misturados, mas não foi verificado problema nisso. Essa atividade proporcionou um amplo leque de possibilidades.
Outros elementos importantes destacados: o controle do espaço e tempo, que depende das circunstâncias; necessidade de preservação da saúde do professor – que tem que programar sua vida até a sua aposentadoria.
No terceiro momento do encontro visualizamos a aula ministrada pela Profª Andrea, na Creche Anna Spyrios Dimatos. A atividade desenvolvida foi a exploração de circuitos que desenvolvem várias habilidades e capacidades, como, por exemplo, a Teia de Aranha, O Banco e Colchão, o Jump (mini trampolim) e a Falsa Baiana.
Os elementos encontrados foram a Organização do Espaço e materiais complexos e plenos de significado, como a Teia de Aranha (um animal, personagem etc.), a segurança das crianças, a necessidade do auxílio de adultos (professoras auxiliares).
Na finalização do encontro o Profº Alexandre agradeceu aos professores que acompanharam a formação ao longo do ano, agradeceu também à Secretaria Municipal pelo convite. Informou sobre o problema da publicação das Diretrizes que ainda não ocorreu formalmente, mas que já está sendo utilizada pelas unidades e que foi fundamental para o encontro que ocorreu com as supervisoras no mês de Setembro. Dispôs-se, juntamente com os professores do Grupo Independente, a acelerar a publicação do documento para 2014, pois foi elaborado já há um ano.

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