Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Relato do dia 22 de Outubro de 2013 – Formação de Professores do Grupo Independente de Educação Física



No dia 22 de Outubro de 2013, às 9 horas, teve início o Encontro do Grupo Independente de Professores de Educação Física da Rede Municipal de Florianópolis.
O encontro contou com a presença de seis (6) professores, bem como de duas bolsistas da UFSC. O encontro teve como pauta principal a finalização do DVD Cirandas e o debate sobre o encontro com as supervisoras, que ocorreu em 10 de setembro.
O primeiro momento foi destinado à modificação do encontro que tinha como pauta a Oficina de Materiais, alterando-o para um Relato de Experiências da Professora Geisa, tendo em vista que o desenvolvimento de uma oficina demandaria mais tempo (em torno de 2 encontros).
O segundo momento foi destinado ao debate sobre o encontro com as supervisoras, quando algumas professoras relataram que as falas do Professor Alexandre foram esclarecedoras sobre a questão da avaliação.
Uma ideia para facilitar as avaliações foi a da criação de um Caderno de Registro, que ficaria na sala de aula do Grupo e que tanto a professora de Sala quanto o Professor (a) de Educação Física pudessem anotar acontecimentos ou o que entenderem necessários a respeito da turma, ou até mesmo de uma criança.
Outras sugestões que foram bem aceitas são as perguntas de uma supervisora:
- O que as Crianças têm a revelar?
- Como se percebe o que as crianças revelam?
- Como documentar o que as crianças revelam?
            Uma questão que ainda esta em aberto é sobre a padronização das avaliações: como definir se deve ser coletiva ou individual? Para ser individual é necessário ter conhecimento sobre as crianças, suas especificidades, para conseguir fazer uma avaliação que corresponda à realidade - o que um professor ACT não possui para realizar as primeiras avaliações.
            O que ficou definido para 2014 é propor algo novo, arriscar, experimentar. Uma sugestão é eleger um grupo para no final do ano fazer uma avaliação individual. No decorrer do ano, o grupo independente se comprometeu a socializar nos encontros os elementos que vão embasando a escrita dessa avaliação individual.
            O terceiro momento do encontro foi destinado à finalização do DVD Cirandas, com a revisão da Ficha Técnica, verificação dos subtítulos das discussões, dentre outros ajustes.


Nenhum comentário: