Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

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segunda-feira, 21 de julho de 2014

Relato do dia 06 de Maio de 2014 – Formação Continuada de Professores da Rede de Florianópolis

 No dia 06 de maio de 2014, às 8 horas, teve início o Encontro da Formação Continuada dos Professores de Educação Física da educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis. Estiveram presentes aproximadamente trinta (30) professores, dois bolsistas do projeto de Extensão da UFSC (Grupo Independente) e foi ministrado pelo professor Jaison Bassani (CDS/UFSC).
A pauta principal foi a temática da aprendizagem e desenvolvimento infantil e o professor utilizou como recurso didático o documentário Babies, para que os presentes anotassem as questões relevantes e que as mesmas fossem preparadas para uma discussão mais aprofundada no encontro com a professora Ana Cristina Richter no dia 1º de julho.
            Antes da visualização do Documentário o professor Jaison indicou alguns aspectos a serem registrados e que seriam introduzidos, mas que não esgotados no encontro. As três principais questões foram:

  1. Ao que é aprendizagem?
  2. O que é desenvolvimento?
  3. Qual a relação estabelecida e visualizada entre estes dois conceitos?

A partir dos questionamentos, alguns comentários complementares foram sugeridos, como:
  • Encontrar assuntos já discutidos nos encontros, como educação do corpo e o corpo objeto de cuidados e de educação em todos os momentos que compõe a rotina pedagógica e não apenas as aulas de Educação Física.
  • Localizar temáticas estabelecidas para a formação ao longo do ano, (aprendizagem e desenvolvimento, 0 a 3 anos, tempo e espaço).
  •  Destacar aspectos, cenas e imagens que despertarem a atenção.

Algumas palavras foram indicadas como sugestão de filtros: Maturação; Crescimento; Necessidade; Interesse; Atividade; Sensação; Percepção; Imitação; Cuidado; Espaço; Tempo; Palavras; Linguagem; Objetos; Estímulos do Pai, Mãe e outros adultos e crianças.

A exibição do documentário iniciou às 8h44, ocorreu uma pausa as 9h45 para o café e retornamos às 10h. O término do Documentário ocorreu as 10h20.
Um documentário sobre quatro bebés, quatro culturas, em quatro continentes distintos.
Ponijao, Bayarjargal, Mari e Hattie vivem na Namíbia, Mongólia, Japão e Estados Unidos, respectivamente. O filme mostra cada um deles desde o nascimento aos primeiros passos.
A partir de uma ideia do realizador francês Alain Chabat (“RRRrrrr!!!”,” Astérix e Obélix: Missão Cleópatra”), o documentarista Thomas Balmes mostra como, no que concerne ao mais importante, as diferenças entre as culturas podem ser esbatidas e, da mesma maneira que há coisas radicalmente diferentes entre pessoas de diferentes continentes, também existe algo que não foi alterado, nem através do tempo nem pela cultura: o amor, o instinto, a necessidade de proteger e ser protegido.

Após a apreciação do Documentário, o professor ministrante solicitou que fossem localizadas as temáticas. Interjeições percebidas, risadas, suspiros, reações de estranhamento, relação a alguns hábitos pouco convencionais aos nosso olhos, aparentemente poucos civilizados.
Os professores levantaram as seguintes questões:
- Coisas comuns às quatros crianças,
- Coisas diferentes, de acordo com a cultura, estímulos que cada uma recebe.
- Comuns e específico às quatro crianças.  Comum = Desenvolvimento?     Específico = Aprendizagem?
- Estímulos “Naturais”
- Interação com Adultos pode limitar ou contribui para o desenvolvimento?
- Presença ou falta de estímulos? (Tipo de Estímulos)
- Diferença cultural no cuidar: amarrá-la para que não fique em perigo, enfermeira que embala a crianças para a mãe leva-la de moto (São formas de cuidado ou descuidado.)
- Mãe e criança africana. (Como caracterizamos as crianças, pela etnia, pela origem? A maneira mais adequada são os nomes, o mais especifico, mas quem nomeia, antes mesmo de ela nascer são os adultos, é outorgado.

Outros aspectos encontrados
- Individualidade Biológica (genética)
- Individualidade Natural
- Relação entre estímulo e desenvolvimento
- Nem todos os estímulos “interessa” à criança

A Ideia do encontro foi reunir tensões, imprecisões, quando falar, o que é aprendizagem e o que é desenvolvimento.
Questões norteadoras para o debate no próximo encontro, procurando mais bem compreender os conceitos:
- De conde vem o interesse da criança?
- Vem da necessidade ou do ambiente?
- Outro = Interação
- Projetar pelos nossos filhos.
- Certo ou Errado em reação aos modos de viver. Existe um critério para avaliar o que é certo e errado? Para que nos possibilite saber o que fazer.
- Debate importante como lidamos com os hábitos, costumes dos pais das crianças, em relação à família.
Ex: Cuidados Higiênicos.
- As quatro crianças se desenvolveram igualmente, mas são felizes?
- Contrastes em relação a criança americana e da Namíbia.
- Aprendizagem desenvolvimento submetidos a um projeto de formação.
- Relação entre cultura e natureza: há hierarquia entre elas?

Um ponto levantado pelo Professor Jaison foi a necessidade de aprofundar e mais bem elaborar nossas perguntas. Na medida em que nossas perguntas expressam questões complexas, as respostas terão que ser também mais complexas:
- O que é desenvolvimento o que é aprendizagem quais são suas relações?
- O que é dar certo, o que é dar errado, no ponto de vista de um planejamento?
- Segurança é importante, mas não pode inibir o planejamento.
- Qual é o critério de avaliar se deu certo ou errado?

Continuação dos aspectos levantados
- Visita ou ida ao médico.
- Aprendem a engatinhar, e andar mais o menos no mesmo período.
- Brinquedos comuns as diferentes culturas
- Televisão e celular = industrialização
- Processo contínuo (atemporal) sem espaços específicos para a aprendizagem
- Mundo do adulto e da criança
- Relação temporal nas aulas de educação física.
- A família mongólica é nômade?
- Conflito na primeira cena do filme – ausência da linguagem.
- Tédio da Criança japonesa x “Serenidade” da criança mongolês.
- Diferença entre Sensação e Percepção (problemática da filosofia)

Com os aspectos levantados pelos professores presentes, o professor Jaison apresentou por meio dos slides os aspectos que já havia selecionado para o encontro:
  • Noção cultural de cuidado
  • Saber médico
  • Saúde
  • Higiene
  • Conhecimento científico com um vetor de aprendizagem e desenvolvimento
  • Presença/ausência da figura masculinas (legitimidade de Educação Física na EI)
  • Infância indeterminada, misturada: proximidade com a terra, imitação do animal.
  • Corpo como brinquedo
  • Espaço: sempre cultural
  • Organização do tempo do adulto em relação á criança
  • Ideia de micro gênese.
Filogênese (espécie)
Ontogênese (indivíduo)                                                     Desenvolvimento
Sociogênese (contexto social)                                                   e
Microgênese (processo cada um aprende)                      Aprendizagem


As atividades foram encerradas aproximadamente às 12h.



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