No dia 06
de maio de 2014, às 8 horas, teve início o Encontro da Formação Continuada dos
Professores de Educação Física da educação Infantil da Rede Municipal de
Florianópolis. Estiveram presentes aproximadamente trinta (30) professores,
dois bolsistas do projeto de Extensão da UFSC (Grupo Independente) e foi ministrado
pelo professor Jaison Bassani (CDS/UFSC).
A pauta
principal foi a temática da aprendizagem e desenvolvimento infantil e o
professor utilizou como recurso didático o documentário Babies, para que os
presentes anotassem as questões relevantes e que as mesmas fossem preparadas
para uma discussão mais aprofundada no encontro com a professora Ana Cristina
Richter no dia 1º de julho.
Antes da visualização do
Documentário o professor Jaison indicou alguns aspectos a serem registrados e
que seriam introduzidos, mas que não esgotados no encontro. As três principais
questões foram:
- Ao que é aprendizagem?
- O que é desenvolvimento?
- Qual a relação estabelecida
e visualizada entre estes dois conceitos?
A
partir dos questionamentos, alguns comentários complementares foram sugeridos,
como:
- Encontrar
assuntos já discutidos nos encontros, como educação do corpo e o corpo
objeto de cuidados e de educação em todos os momentos que compõe a rotina
pedagógica e não apenas as aulas de Educação Física.
- Localizar
temáticas estabelecidas para a formação ao longo do ano, (aprendizagem e
desenvolvimento, 0 a 3 anos, tempo e espaço).
- Destacar aspectos, cenas e imagens que
despertarem a atenção.
Algumas
palavras foram indicadas como sugestão de filtros: Maturação; Crescimento; Necessidade;
Interesse; Atividade; Sensação; Percepção; Imitação; Cuidado; Espaço; Tempo; Palavras;
Linguagem; Objetos; Estímulos do Pai, Mãe e outros adultos e crianças.
A exibição do documentário
iniciou às 8h44, ocorreu uma pausa as 9h45 para o café e retornamos às 10h. O
término do Documentário ocorreu as 10h20.
Sinopse (fonte http://www.best-cine.com/bebes-babies
)
Um
documentário sobre quatro bebés, quatro culturas, em quatro continentes
distintos.
Ponijao, Bayarjargal, Mari e Hattie vivem na Namíbia, Mongólia, Japão e Estados Unidos, respectivamente. O filme mostra cada um deles desde o nascimento aos primeiros passos.
Ponijao, Bayarjargal, Mari e Hattie vivem na Namíbia, Mongólia, Japão e Estados Unidos, respectivamente. O filme mostra cada um deles desde o nascimento aos primeiros passos.
A
partir de uma ideia do realizador francês Alain Chabat (“RRRrrrr!!!”,” Astérix
e Obélix: Missão Cleópatra”), o documentarista Thomas Balmes mostra como, no
que concerne ao mais importante, as diferenças entre as culturas podem ser
esbatidas e, da mesma maneira que há coisas radicalmente diferentes entre
pessoas de diferentes continentes, também existe algo que não foi alterado, nem
através do tempo nem pela cultura: o amor, o instinto, a necessidade de
proteger e ser protegido.
Após a apreciação do Documentário,
o professor ministrante solicitou que fossem localizadas as temáticas. Interjeições
percebidas, risadas, suspiros, reações de estranhamento, relação a alguns
hábitos pouco convencionais aos nosso olhos, aparentemente poucos civilizados.
Os
professores levantaram as seguintes questões:
- Coisas comuns às quatros
crianças,
- Coisas diferentes, de acordo
com a cultura, estímulos que cada uma recebe.
-
Comuns e específico às quatro crianças. Comum = Desenvolvimento? Específico = Aprendizagem?
- Estímulos “Naturais”
- Interação com Adultos pode
limitar ou contribui para o desenvolvimento?
- Presença ou falta de estímulos?
(Tipo de Estímulos)
- Diferença cultural no cuidar: amarrá-la
para que não fique em perigo, enfermeira que embala a crianças para a mãe leva-la
de moto (São formas de cuidado ou descuidado.)
- Mãe e criança africana. (Como caracterizamos as crianças,
pela etnia, pela origem? A maneira mais adequada são os nomes, o mais
especifico, mas quem nomeia, antes mesmo de ela nascer são os adultos, é outorgado.
Outros
aspectos encontrados
- Individualidade Biológica (genética)
- Individualidade Natural
- Relação entre estímulo e
desenvolvimento
- Nem todos os estímulos
“interessa” à criança
A
Ideia do encontro foi reunir tensões, imprecisões, quando falar, o que é
aprendizagem e o que é desenvolvimento.
Questões
norteadoras para o debate no próximo encontro, procurando mais bem compreender
os conceitos:
- De conde vem o interesse da
criança?
- Vem da necessidade ou do
ambiente?
- Outro = Interação
- Projetar pelos nossos filhos.
- Certo ou Errado em reação aos
modos de viver. Existe um critério para avaliar o que é certo e errado? Para
que nos possibilite saber o que fazer.
- Debate importante como lidamos
com os hábitos, costumes dos pais das crianças, em relação à família.
Ex: Cuidados Higiênicos.
- As quatro crianças se
desenvolveram igualmente, mas são felizes?
- Contrastes em relação a criança
americana e da Namíbia.
- Aprendizagem desenvolvimento
submetidos a um projeto de formação.
- Relação entre cultura e
natureza: há hierarquia entre elas?
Um
ponto levantado pelo Professor Jaison foi a necessidade de aprofundar e mais
bem elaborar nossas perguntas. Na
medida em que nossas perguntas expressam questões complexas, as respostas terão
que ser também mais complexas:
- O que é desenvolvimento o que é
aprendizagem quais são suas relações?
- O que é dar certo, o que é dar
errado, no ponto de vista de um planejamento?
- Segurança é importante, mas não
pode inibir o planejamento.
- Qual é o critério de avaliar se
deu certo ou errado?
Continuação
dos aspectos levantados
- Visita ou ida ao médico.
- Aprendem a engatinhar, e andar
mais o menos no mesmo período.
- Brinquedos comuns as diferentes
culturas
- Televisão e celular =
industrialização
- Processo contínuo (atemporal)
sem espaços específicos para a aprendizagem
- Mundo do adulto e da criança
- Relação temporal nas aulas de
educação física.
- A família mongólica é nômade?
- Conflito na primeira cena do
filme – ausência da linguagem.
- Tédio da Criança japonesa x “Serenidade” da criança mongolês.
- Diferença entre Sensação e
Percepção (problemática da filosofia)
Com
os aspectos levantados pelos professores presentes, o professor Jaison
apresentou por meio dos slides os aspectos que já havia selecionado para o
encontro:
- Noção
cultural de cuidado
- Saber
médico
- Saúde
- Higiene
- Conhecimento
científico com um vetor de aprendizagem e desenvolvimento
- Presença/ausência
da figura masculinas (legitimidade de Educação Física na EI)
- Infância
indeterminada, misturada: proximidade com a terra, imitação do animal.
- Corpo
como brinquedo
- Espaço:
sempre cultural
- Organização
do tempo do adulto em relação á criança
- Ideia de micro gênese.
Filogênese
(espécie)
Ontogênese
(indivíduo)
Desenvolvimento
Sociogênese
(contexto social) e
Microgênese
(processo cada um aprende)
Aprendizagem
As atividades foram encerradas aproximadamente
às 12h.
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