Autoria: Mariana
Vieira Flores da Silva
No dia 28 de
Abril de 2014, a partir das 9h, teve início o Encontro de Formação de
Professores do Grupo de Estudos Independente de Educação Física na Educação
Infantil. Neste dia, reuniram-se onze pessoas, sendo dez professores e uma bolsista da UFSC. A reunião
teve como pauta, continuar as apresentações dos Relatos de Experiência com
crianças de 0 a 3 anos.
Inicialmente, a
professora Marialma Lauermann dos Santos, que atua no NEI Campeche, apresentou
seu projeto denominado “MovimentAr-te, comentando sobre os objetivos previstos
por ele e a localização e atual estrutura da instituição. Também citou sobre as
dificuldades encontradas no decorrer do seu planejamento, em função de seu
primeiro ano de atuação profissional na área.
Em seguida, a
professora Cláudia de Almeida Tem Caten, atuante há dez (10) anos na Creche
Doralice Teodora Bastos, localizada em Canasvieiras, apresentou um pouco da
instituição e variadas imagens que representam a prática, voltada para o
“conhecer o mundo”. Ao final, leu o texto “Educação Física e bebês explorando o
mundo: relações com espaço, tempo e materiais”, redigido por ela mesma com a
intenção de expressar o que considera sobre essa relação em seu planejamento.
Por último, Charles Cauroi Brandão, o qual atua na Creche
Clair Gruber Souza, localizada também em Canasvieiras, apresenta variadas
imagens sobre as práticas realizadas, ressaltando a importância do olhar atento
às “pequenas coisas” que podem ser inseridas nas intervenções para crianças de
0 à 3 anos.
Durante todas as apresentações, surgiram questionamentos
e esclarecimentos, de maneira a acrescentar na atuação dos demais profissionais
que acompanharam e também nos que apresentavam.
O encontro encerrou-se às 12 horas.
Referências
CENTRO DE EDUCAÇÃO
INFANTIL CASTELO BRANCO (Joinville). Secretaria Municipal de Educação. Desafios Motores. 2012. Disponível em:
<http://ceicastelobranco2.blogspot.com.br/2012/09/desafios-motores.html>.
Acesso em: 15 fev. 2015.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento da
cultura. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008. 256 p.
KISHIMOTO, T. M.;
FREYBERGER, A. Brinquedos e Brincadeiras
de Creches: Manual de Orientação Pedagógica. Brasília, 2012. 158 p.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=12451&Itemid;=>.
Acesso em: 15 fev. 2015.
KUNZ, E. Transformação Didático-Pedagógica do
Esporte. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 1994. 152 p.
WEFFORT, M. F. (Org.). Instrumentos Metodológicos I: Observação, Registro, Reflexão.
Segunda Edição: Espaço Pedagógico, 1996. 63 p. (Série Seminários).
SCHMITT,
Rosinete Valdeci. “MAS EU
NÃO FALO A LÍNGUA DELES!”: AS RELAÇÕES SOCIAIS DE BEBÊS NUM CONTEXTO DE
EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008.
218 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação e Infância, Universidade
Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em:
<https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/91437/256623.pdf?sequence=1&isAllowed=y>.
Acesso em: 30 abr. 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário