Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Relato do dia 28 de Abril de 2015 – Formação de Professores do Grupo Independente de Educação Física

Autoria: Mariana Vieira Flores da Silva

No dia 28 de Abril de 2014, a partir das 9h, teve início o Encontro de Formação de Professores do Grupo de Estudos Independente de Educação Física na Educação Infantil. Neste dia, reuniram-se onze pessoas, sendo dez  professores e uma bolsista da UFSC. A reunião teve como pauta, continuar as apresentações dos Relatos de Experiência com crianças de 0 a 3 anos.
Inicialmente, a professora Marialma Lauermann dos Santos, que atua no NEI Campeche, apresentou seu projeto denominado “MovimentAr-te, comentando sobre os objetivos previstos por ele e a localização e atual estrutura da instituição. Também citou sobre as dificuldades encontradas no decorrer do seu planejamento, em função de seu primeiro ano de atuação profissional na área.
Em seguida, a professora Cláudia de Almeida Tem Caten, atuante há dez (10) anos na Creche Doralice Teodora Bastos, localizada em Canasvieiras, apresentou um pouco da instituição e variadas imagens que representam a prática, voltada para o “conhecer o mundo”. Ao final, leu o texto “Educação Física e bebês explorando o mundo: relações com espaço, tempo e materiais”, redigido por ela mesma com a intenção de expressar o que considera sobre essa relação em seu planejamento.
            Por último, Charles Cauroi Brandão, o qual atua na Creche Clair Gruber Souza, localizada também em Canasvieiras, apresenta variadas imagens sobre as práticas realizadas, ressaltando a importância do olhar atento às “pequenas coisas” que podem ser inseridas nas intervenções para crianças de 0 à 3 anos.
            Durante todas as apresentações, surgiram questionamentos e esclarecimentos, de maneira a acrescentar na atuação dos demais profissionais que acompanharam e também nos que apresentavam.
            O encontro encerrou-se às 12 horas.


Referências

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASTELO BRANCO (Joinville). Secretaria Municipal de Educação. Desafios Motores. 2012. Disponível em: <http://ceicastelobranco2.blogspot.com.br/2012/09/desafios-motores.html>. Acesso em: 15 fev. 2015.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008. 256 p.

KISHIMOTO, T. M.; FREYBERGER, A. Brinquedos e Brincadeiras de Creches: Manual de Orientação Pedagógica. Brasília, 2012. 158 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=12451&Itemid;=>. Acesso em: 15 fev. 2015.

KUNZ, E. Transformação Didático-Pedagógica do Esporte. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 1994. 152 p.

WEFFORT, M. F. (Org.). Instrumentos Metodológicos I: Observação, Registro, Reflexão. Segunda Edição: Espaço Pedagógico, 1996. 63 p. (Série Seminários).


SCHMITT, Rosinete Valdeci. “MAS EU NÃO FALO A LÍNGUA DELES!”: AS RELAÇÕES SOCIAIS DE BEBÊS NUM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. 218 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação e Infância, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/91437/256623.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 30 abr. 2015.

Nenhum comentário: