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terça-feira, 22 de agosto de 2017

BRINCADEIRAS INSPIRADAS NO ATLETISMO PARA CRIANÇAS DO G3 E G4 NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.


BRINCADEIRAS INSPIRADAS NO ATLETISMO PARA CRIANÇAS DO G3 E G4 NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
CRISTIANE DE LIMA EIDAM
Professora de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Florianópolis.
RESUMO: O presente relato descreve o planejamento, o registro e a avaliação das aulas de Educação Física realizadas durante dois meses (abril e agosto) em duascreches da Rede Pública Municipal de Florianópolis. O planejamento foi realizado para crianças entre 2 e 4 anos, distribuídas em seis grupos: três grupos 3 e três grupos 4Dois grupos G3 de uma das creches são formados por 15 crianças e um grupo G3 de outra creche é formado por 16 crianças. Dois grupos G4 da primeira creche são formados por 20 crianças, o outro G4 da outra creche por 16; totalizando 102 alunos que vivenciaram as atividades e brincadeiras descritas. Uma das unidades está localizada em bairro urbano da região central da cidadeEsta possui uma área externa ampla e com locais diversificados: parques, horta, gramado, árvores e partes pavimentadas, sendo todas as áreas planas favoráveis para exploração e vivências de movimentos mais amplos: correr, pedalar, brincar ao ar livre e ter contato com a natureza. A outra unidade possui poucas opções para se vivenciar movimentos amplos, e isto exige mais criatividade e cuidado nos planejamentos dos professores. Esta última Creche realizou as atividades do planejamento somente no mês agosto.  Estesplanejamentos foram fundamentados nas Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, nos encontros de Formação Continuada de Educação Física do Departamento de Educação Física Infantil e no Relato de Experiência de RASTELLI & FLORES (2015). O desenvolvimento dos conteúdos tevecomo objetivos gerais: intensificar as relações sociais e culturais através das brincadeiras e conteúdos do atletismo; aprimorar o processo de linguagens, principalmente corporal e verificar as habilidades motoras das crianças através da observação e da participação das mesmas nas atividades propostas. Esperava-se que as crianças fossem capazes de se apropriar dos nomes dos implementos e das provas do Atletismo e relacionassem as brincadeiras com o que supostamente iriam assistir na televisão com a transmissão dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Os conteúdos do mês de abril foram: corridas (em linha reta, simulando a prova de 100 metros rasos; com cordas ou outro material, simulando a corrida com barreiras); arremesso de peso; lançamento de dardo, saltos (em altura, à distância). Em agosto as crianças vivenciaram as corridas do mês de abril, os saltos (em altura e com vara) e o lançamento do martelo. Os implementos foram construídos pela professora e pelas crianças com materiais recicláveis e com materiais que já faziam parte do repertório das Creches. Os registros na forma escrita foram mensais e os registros fotográficos foram diários, ou seja, em cada vivência se obtinha uma série de fotos. Avaliou-se que os conteúdos desenvolvidos foram envolventes, as crianças, em sua maioria participaram demonstrando bastante entusiasmo. Como era de se esperar elas intensificaram suas relações sociais e culturais, ampliando seu entendimento acerca de brincadeiras inspiradas no atletismo, compreendendo algumas regras e organização espacial, como por exemplo, na corrida de 100 metros em que todos teriam que sair da mesma linha e chegar a outra ao soar uma voz de comando. Também sabiam, algumas vezes, elencar os ganhadores. Em relação às linguagens as crianças se apropriaram de novas palavras e seu significado como foi o caso da palavra “martelo” que pode ser o implemento do atletismo como pode ser o instrumento de trabalho do carpinteiro. Na linguagem corporal o maior ganho foi perceber que as crianças incorporaram as brincadeiras oferecidas nas aulas de Educação Física no cotidiano das creches em outros momentos de ludicidade como corriqueiramente apostar corrida a partir de um mesmo ponto, em linha reta, lado a lado na quadra de areia e no gramado. Apesar de todas estas contribuições, observou-se que os grupos 4, nas duas creches, responderam melhor participaram e entenderam mais a proposta do que os grupos 3. O espaço físico também influenciou no desenvolvimento e aproveitamento das vivências, sendo que a creche com espaços mais amplos, planos, variados e maiores foi favorecida. Poucas crianças relacionaram as brincadeiras com os Jogos Olímpicos, somente no mês de agosto em que havia maior efervescência em relação ao assunto na mídia e em outros meiosRecomenda-se apresentar às crianças os materiais oficiais das modalidades do atletismo.




PALAVRAS-CHAVE: AtletismoBrincadeira, Educação Infantil; Educação Física.






REFERÊNCIAS:

Orientações Curriculares para a educação infantil da rede municipal de Florianópolis/ Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Educação. Florianópolis, SC: Prelo, 2012.
RASTELLI, G.; FLORES, M.V. O Atletismo nas aulas de Educação Física na Educação Infantil:Relato de Experiência no Estágio Supervisionado ICadernos de Formação do RBCE, p. 69-76, set. 2015.


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