Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

terça-feira, 22 de agosto de 2017

MURO DE ESCALADA RELATO DE EXPERIÊNCIA


PROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA 2016
CRECHE MORRO DA QUEIMADA
POR RENATA OURIQUES QUINT

A natureza e os esportes de aventura nas aulas de Educação Físca

JUSTIFICATIVA 
Desde quando entrei na unidade, alguns fatores me chamaram a atenção:
Primeiramente o espaço restrito do parquealgumas árvores, os diferentes brinquedos espalhados na área externa e a proximidade com o mar que está impróprio para banho
Quando olhamos o que as crianças gostam de fazer observamos olhares curiosos, experiências intuitivas, exploração dos espaços, desafios de limites, gostam de subir em árvores, brincar com água, com bichinhos e insetos, jogar areia para cima, etc.
Na primeira infância, a escalada é considerada a atividade mais próxima das crianças, pois o movimento da escalada assemelha-se ao engatinhar. 
Pensar em um planejamento que dialogue com a aventura, esportes de natureza e o meio ambiente é proporcionar uma integração direta entre a natureza e nós mesmos.

OBJETIVOS:
Entendendo a criança como sujeito social de múltiplas dimensões a Educação Física através do projeto “A natureza e os esportes de aventura” pretende propor desafios de movimento, expressão, comunicação e interação, buscando estar integrado com a unidade educativa, as crianças e seus familiares.
Propor as crianças saídas a parques como o Horto Florestal, SESC Cacupé, praias, lagoa, dunas, promovendo a interação com a natureza. 
Coletar materiais dos locais visitados, observar o que é da natureza e do homem. (chamar a atenção para a produção de lixo)
Experimentar esportes de aventura de forma lúdica na unidade educativa. Surf, skate, falsa baiana, slackline, tirolesa, trilhas ecológicas e escalada.

DESENVOLVIMENTO
Estruturar as atividades planejadas com base no Núcleo de Ação Pedagógica adaptando para dentro da unidade as brincadeiras de escalada, surf, skate, trilhas, tirolesa, etc. 
Conhecer melhor os espaços próximos a creche que promovam um contato maior com a natureza. Praia, trilha no morro, etc.
Oportunizar saídas de campo para relacionarmos os esportes de aventura com a natureza que nos cerca, explorar outros ambientes, despertar a curiosidade, a experimentação, sair da rotina.

AVALIAÇÂO
A avaliação será contínua, por meio de observação diária, registros fotográfico e descritivo.

PARA O MURO DE ESCALADA:

MATERIAL: CIMENTO E COLA 
                    TAMPINHA DE GARRAFA PET E DE ÓLEO DE CARRO

muro pode ser pensado para diferentes níveis de dificuldade.
Destribuir as vias na horizontal, pintar na parede as viascom cores diferentes indicando a dificuldade, etc.
Ensinar as crianças a se pendurar na parede e a sair sem se machucarempurrando a parede e saltando para cair no chão
Promover brincadeiras que estimulem o uso do muro de escalada.
OBSERVAÇÃO: levar em consideração o fator de riscoalturaEstar ao alcance dos pequenos sem expor a segurança dos mesmosQue eles possam explorar o deslocamento na horizontal, próximos do chão e não navertical. Neste caso é necessário EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA.  




               


Nenhum comentário: