Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

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terça-feira, 28 de outubro de 2008

PROJETO

1.1 INTRODUÇÃO
Uma das questões que mais saltam aos olhos em nossas pesquisas nos ambientes educacionais que atendem crianças, nas nossas atividades de ensino – na Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Física e demais disciplinas de metodologia de ensino na Licenciatura e na Pedagogia – e também os vários cursos de formação que temos ministrado, diz respeito às dificuldades na relação entre a produção do conhecimento das pesquisas acadêmicas e a sua veiculação e materialização educacional. Faz parte deste conjunto de dificuldades a dispersão e falta de registro das práticas pedagógicas oriundas do cotidiano da rede pública, assim como a supressão da memória e da história dessas práticas. Referimo-nos, essencialmente, ao campo da educação do corpo, da Educação Física, tanto escolar quanto aquela que atende crianças de zero a seis anos nos NEIs e creches.
Essas dificuldades se materializam no cotidiano dos professores/as, mas também nos momentos de formação continuada. Nossas experiências com a formação inicial de professores/as na Prática de Ensino de Educação Física , bem como com aquela continuada em várias redes públicas municipais , com a pesquisa e a formação de quadros , têm nos mostrado algumas dificuldades no que se refere à produção e apropriação do conhecimento vindo tanto das pesquisas acadêmicas quanto, em associação ou contraposição a este, das experiências e memórias de ensino. Alguns deles saltam aos olhos: 1) o material bibliográfico que os colegas que atuam nas redes públicas têm acesso é muitas vezes lido de forma fragmentada e fora do contexto em que foi produzido; 2) uma grande dificuldade na elaboração de problemáticas oriundas da prática pedagógica, o que dificulta a busca de estratégias para sua superação; 3) visões estereotipadas sobre temas como infância, juventude, gênero, racismo, preconceito, inclusão, violência, lugar da Educação Física nos processos formativos, violência, metodologia, aprendizagem etc.; 4) dificuldades no planejamento das aulas; 5) as boas práticas e eficazes estratégias se perdem pela falta de registro e não costumam ultrapassar a lembrança difusa de que algo “deu certo”; 6) a legitimidade da Educação Física é constantemente colocada à prova.
É nesse contexto que propomos a retomada sistemática da formação dos professores e professoras de Educação Física que atuam em escolas que compõem o Fórum de Educação do Maciço do Morro da Cruz e na educação de zero a seis anos da rede pública de Florianópolis. Trata-se de um programa a ser desenvolvido de forma conjunta, porém, com especificidades que dizem respeito à natureza de cada um dos grupos envolvidos. Em ambos, no entanto, tratar-se-á de desenvolver um processo de encontros sistemáticos que combinem a apropriação do conhecimento produzido academicamente pela Educação Física e por áreas afins, com a reflexão sobre elementos da própria prática pedagógica. Esse processo contará com a observação, documentação e apresentação de experiências pedagógicas.
Como antes dito, temos um histórico de relações com o público-alvo deste projeto. Com professores/as de Educação Física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis isso acontece na forma dos programas de formação (2003, 2004), na parceria nos estágios supervisionados da Prática de Ensino e na pesquisa Recuperación..., em cujo grupo tomam parte professores/as da rede municipal. No que se refere às escolas do Maciço, desenvolvemos processo de formação continuada desde 2006. Em 2007 realizamos um curso de formação na UFSC com um total de 20 horas-aula, além de incursões específicas em atividades isoladas de formação do Fórum. Tanto a proposta para os professores/as da rede municipal, quanto do Maciço, é oriunda de uma demanda desses grupos, amadurecida pelos próprios grupos de estudo que mantêm e ou pelas experiências de formação das quais já tomaram parte.
Temos a intenção de que os cursos desse ano de 2008 convirjam para a elaboração e proposição conjunta (UFSC e professores/as das redes) de curso de especialização lato sensu em Educação Física Escolar, a ser oferecido pelo CED em 2009. A construção da concepção e da dinâmica desse curso é também tarefa desse processo de 2008.

1.2 OBJETIVOS
1.2.1 - Objetivos Gerais
a) Desenvolver um processo de formação continuada de professores e professoras de Educação Física que atuam em escolas pertencentes ao Fórum de Educação do Maciço do Morro da Cruz e na educação de zero a seis anos no município de Florianópolis.
b) Documentar e sistematizar um conjunto de práticas pedagógicas de sucesso desenvolvidas na rede municipal e em escolas do Fórum de Educação do Maciço do Morro da Cruz, com vistas a sua divulgação, análise e reflexão crítica.
1.2.2 - Objetivos Específicos
a) Revisitar com os/as professores/as: a) as contribuições contemporâneas nos campos do ensino de Educação Física e da Didática; b) os debates contemporâneos acerca da educação do corpo na infância, notadamente em confronto e confluência com as questões das pedagogias das infâncias.
b) Promover a formação de professores e professoras de Educação Física para o uso de ferramentas de pesquisa (registros de diversos tipos, delimitação de problemáticas de reflexão, levantamento bibliográfico, fichamentos, análise categorial etc.) com vistas à investigação da própria prática pedagógica.
c) Discutir temáticas “transversais”, como gênero, etnia, preconceito, inclusão, entre outras, em cruzamento com os temas da educação do corpo na infância.
d) Documentar, disponibilizar e analisar práticas pedagógicas em episódios e em sua totalidade, com vistas à produção de material de apoio didático para os professores e professoras de Educação Física.
e) Elaborar projeto conjunto de curso de especialização lato sensu em Educação Física Escolar.

1.3 JUSTIFICATIVA
a) Os/as professores/as de Educação Física das redes públicas enfrentam a falta de programas de formação continuada, em especial que surjam das demandas da prática e com financiamento público. Entendemos que este é um compromisso nosso e da Universidade Pública.
b) Nossos projetos de pesquisa têm investigado a educação do corpo em ambientes educacionais, o culto do corpo na sociedade contemporânea, a indústria cultural e a cultura popular, a formação de educadores/as, as possibilidades de uma Teoria Crítica da Educação. Os resultados dessas pesquisas têm possibilitado um crescente avanço na formulação de estratégias de ensino, de formação inicial e continuada de professores/as, tanto na UFSC quanto em outras instituições e estruturas públicas, em Santa Catarina e em outros estados. Isso precisa se sedimentar de forma mais dinâmica nas redes públicas de nossa cidade.
c) Há um enorme distanciamento entre a produção acadêmica da área de Educação Física e a atuação dos/as professores/as das escolas e instituições de atendimento à infância. Os trabalhos acadêmicos permanecem, geralmente, em um círculo de auto-alimentação, funcionando como requisitos para novos trabalhos, mas deixando uma lacuna em relação a professores/as e alunos/as das escolas. Essa lacuna deve ser preenchida.
d) As memórias dos/as professores/as e de suas práticas constituem um importante manancial de referências para novas práticas, sendo este um ponto importante para os investimentos na formação continuada. Isso não apenas valoriza as boas práticas, quanto torna coletivas as soluções encontradas, trazendo-as ao plano do conceito e da análise crítica e possibilitando seu aperfeiçoamento.

1.4 PÚBLICO ALVO
Professores e professoras de Educação Física, e outros/as interessados/as, que atuam em escolas que compõem o Fórum de Educação do Maciço do Morro da Cruz e em instituições que atendem a pequena infância da rede pública municipal de Florianópolis. Trabalharemos com um universo composto diretamente por cerca de 70 professores/as, com efeito multiplicador em seus pares (de Educação Física e de outras áreas) nas instituições e na prática pedagógica, com seus alunos.

1.5 METODOLOGIA
1.5.1 - Ações com professores/as que atuam na Educação Física Escolar em escolas que compõem o Fórum de Educação do Maciço do Morro da Cruz
Encontros mensais, a partir de abril, na UFSC ou em escolas do Maciço, num total presencial de 40 horas-aula, mais atividades complementares de mais 60 horas-aula (estudos, observação, sistematização de atividades, formação à distância etc.)
1.5.2 - Ações com professores/as de Educação Física da rede pública de Florianópolis que atuam em instituições de atendimento à infância
Encontros quinzenais a partir de agosto de 2008, na UFSC ou em escolas do Maciço, num total presencial de 40 horas-aula, mais atividades complementares de mais 60 horas-aula (estudos, observação, sistematização de atividades, formação à distância etc.). Esses/as professores/as serão organizados em dois grupos, conforme indica nossa experiência com a formação continuada durante os anos de 2003 e 2004, e também as avaliações que têm sido feitas por com colegas da rede: a) um grupo (I) composto por professores e professoras iniciantes na rede, com apresentação e discussão de temáticas que os introduzam nos debates atuais que cruzam educação do corpo, educação física crítica e os enfrentamentos da pedagogia para a educação infantil (“escolarização” X “não-escolarização”, “pedagogia da infância”, pluralidade das culturas infantis etc.); b) um grupo (II) com profissionais com trabalho mais consolidado, com questões de debate delimitadas, problemáticas a serem investigadas de forma mais pormenorizada. Os encontros podem e devem acontecer simultaneamente.
1.5.3 - Ações com os dois grupos, conjuntas ou não
a) Incursões nas instituições, sempre com a devida autorização das partes envolvidas, com vistas ao registro e captação de cenas do cotidiano a serem examinadas coletivamente.
b) Exercícios de sistematização, análise e apresentação de experiências educacionais.
c) Produção coletiva de material de formação continuada para os anos posteriores, na forma de imagens e textos.
d) Consecução de um ambiente web para a comunicação, acúmulo e desenvolvimento das atividades.
e) Documentação de narrativas com fontes orais, a partir de roteiro especialmente preparado para este fim.
f) Discussão, elaboração e consecução de projeto de curso de especialização lato sensu em Educação Física Escolar, a ser ministrado em 2009.

1.6 VIABILIDADE DO PROJETO
O projeto se mostra viável pelos seguintes motivos:
a) Tanto o coordenador, Alexandre Fernandez Vaz, quanto os colaboradores, integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea, bem como os convidados, têm experiência no ensino e na formação de professores/as.
b) Temos o apoio dos professores/as que tomarão parte das ações, uma vez que as demandas partiram deles – ou dito de outra forma, são resultantes dos processos de formação que temos desenvolvido ao longo dos últimos anos.
c) Temos os equipamentos minimamente necessários, assim como os instrumentos didáticos (desenvolvidos em nossas pesquisas) e o aparato conceitual que o processo exige. De qualquer forma, buscaremos recursos financeiros para a ampliação e melhor desenvolvimento do projeto, como aqueles oferecidos em editais como o Funpesquisa/UFSC e outros no âmbito público.
d) O projeto se associa ao ensino e à pesquisa o que lhe propicia fundamento, amplitude e aplicação imediata.

1.7 BIBLIOGRAFIA
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
ADORNO, T.W. Palavras e sinais. Petrópolis: Vozes, 1995.
______. Kritik. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1971.
______. Educação e emancipação. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 5. ed. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2002.
______. Responsabilidade e Julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
BENJAMIN, W. Obras escolhidas I: magia, técnica, arte e política. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
BRACHT, V.; CRISORIO, R. (Org.). A Educação Física no Brasil e na Argentina. São Paulo: Autores Associados, 2003.
SAYÃO, D. T. Educação Física na pré-escola: da especialização disciplinar à
possibilidade de trabalho pedagógico integrado. 1996. 169f. Dissertação (Mestrado em
Educação)-Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina,
Florianópolis, 1996.
______. Disciplinarização do corpo na infância: educação física, psicomotricidade e trabalho pedagógico. In: SAYÃO, D. T.; MOTA, M. R. A.; MIRANDA, O. (Org.). Educação infantil em debate. Rio Grande: Fundação Universidade Federal do Rio Grande, 1999. p. 43-59.
______. Corpo e movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à
educação infantil e à Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p.55-67. jan. 2002.
SOARES, C. L. Cultura de Movimento. In: ______. CORPO, Prazer e Movimento. São Paulo: SESC, 2003. p. 14-23.
VAZ, A. F. Treinar o corpo, dominar a natureza: notas para uma análise do esporte com base no treinamento corporal. Cadernos CEDES, São Paulo, ano 19, n. 48, p. 89-106, ago. 1999.
______. Ensino e formação de professores e professoras no campo das práticas corporais. In: VAZ, A. F.; SAYÃO, D. T.; PINTO, F. P. Educação do corpo e formação de professores: reflexões sobre a prática de ensino de Educação Física. Florianópolis: UFSC. 2002. p. 85-107.
______. Aspectos, contradições e mal-entendidos da educação do corpo e a infância. Motrivivência, Florianópolis:, v.13, n.19, p. 7-11, 2002.

2 comentários:

lorenahelena disse...
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lorenahelena disse...
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