Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

RELATÓRIO 11/11

A documentação das práticas pedagógicas de Educação Física vem sendo um tema abordado pelo grupo como um elemento importante no período docente, contribuindo para refletir e construir intervenções de sucesso ao longo deste período, podendo ser utilizado como material de divulgação e como armazenamento destas práticas que possivelmente seriam esquecidas ao longo dos anos no magistério. A professora Geisa apresentou a documentação de um processo pedagógico baseado no boi-de-mamão, que tinha o brincar como eixo norteador, elaborado por ela num trabalho conjunto com a professora de sala.
O caminho foi sendo descoberto ao longo do processo, apesar de haver um planejamento prévio, após cada intervenção as professoras faziam uma reunião para encaminhar a aula seguinte, reformulando e adaptando as atividades ao ritmo das crianças, respeitando o interesse e tempo delas, pois como relatado, alguns dias elas queriam apenas brincar com os personagens e outros se dedicavam a construção. Não determinar as intervenções de uma proposta pedagógica a priori parece ser uma necessidade para desenvolver um trabalho satisfatório, incluindo os alunos não só do desenvolvimento, mas também no planejamento, na medida em que o professor percebe a dinâmica, o interesse, o tempo, os desafios, os espaços, os materiais, dentre outros elementos da prática pedagógica que mobilizam os alunos a participarem, sendo a reflexão uma ferramenta importante na construção de práticas formadoras e interessantes.
Durante o processo relatado, houve uma separação de tarefas entre os alunos, muito em função do interesse, pois alguns não queriam colocar a mão no “grude” (material feito com cola, papel e água), se atendo com picar os papéis ou modelar os personagens, enquanto outros ficavam toda a aula mexendo no “grude”. Ao longo do processo as práticas foram se adequando ao tempo que as professoras perceberam ser suficiente para contemplar o interesse das crianças por esta atividade, que era realizada cinco vezes por semana, três para a confecção dos personagens, normalmente uma hora, e duas para brincar e desenvolver atividades com o boi-de-mamão, durante uma hora e meia.
Um fato importante no processo de construção foi que as crianças modificaram a história do boi-de-mamão, criando novos personagens (como o urso branco, pois as crianças queriam um irmão para o urso preto), recriando alguns personagens (o cavalo foi feito rosa, votado pela turma) e criando novas movimentações para cada personagem (que possuem movimentos característicos).
Essa proposta de trabalhar com o boi-de-mamão faz parte de um projeto da unidade, que visa estimular brincadeiras de faz-de-conta, e neste processo desenvolvido pela Educação Física, novos elementos eram colocados para estimular a imaginação. A experiência do boi-de-mamão foi tão significante, que as crianças vivenciaram profundamente o mundo imaginário da história dos personagens e como relatado pelas mães, tinham dificuldades de dormir com medo da bernuza (personagem do boi-de-mamão) em baixo da cama.
O processo de construção dos personagens é muito rico, e como a proposta foi desenvolvida com apenas um grupo foi mais fácil documentar e captar o que as crianças estavam imaginando. A professora de sala que fez parte do processo tinha grande conhecimento em artes, ajudando a colocar o que as crianças imaginavam nos personagens construídos.
Após a confecção e vivência dos personagens, teve um momento de interação, em que a turma se apresentou para as outras da instituição, e todos puderam participar. O material construído também era emprestado para as outras turmas, porém não era muito fácil, pois as crianças que participaram do processo desenvolveram um sentimento de pertença muito grande.
O registro das intervenções também foi feito com fotografias e filmagens, acontecendo uma exposição na sala, onde os familiares também puderam ver quando deixavam as crianças. As imagens foram exibidas para a turma ao término do processo e ao se verem, os alunos faziam alguns comentários, tais como: por que você não fez assim? Se referindo ao jeito de dançar. As documentações em fotos e imagens parecem ampliar ainda mais a dimensão da brincadeira, possibilitando a auto observação durante o processo de construção, o que as crianças mostram gostar muito.
Uma visita a outra instituição a fim de proporcionar um encontro de bois tentou ser encaminhada, mas sem o apoio da direção não foi possível viabilizar um ônibus para fazer o transporte, e como as crianças eram de uma baixa classe social, a possibilidade de elas pagarem foi descartada.
As intervenções não contavam com a presença da professora auxiliar de sala, e como relatado pela professora Geisa, não fazia falta, pois para participar a pessoa tem que estar de corpo e alma no processo, se é para atrapalhar é melhor ir tomar café. Dentro da instituição também houve questionamentos a respeito da especificidade da Educação Física na Educação Infantil, apontando o trabalho desenvolvido como pertencente as artes, mas como entre as professoras que estavam participando do processo esta questão já foi superada, a experiência tentou contemplar a totalidade do trabalho pedagógico, proporcionando variadas formas de dançar, se-movimentar e construir.
Outras práticas desenvolvidas na rede com o boi-de-mamão foram relatadas no encontro, usando outros espaços, com a presença da família, fazendo um encontro de bois ou com toda a instituição construindo os mesmos personagens. A documentação destas práticas pode ser utilizada para a divulgação dentro e fora do grupo, contribuindo para ampliar o repertório de possibilidades, estimulando e auxiliando outros professores em práticas futuras.

Nenhum comentário: