Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

domingo, 5 de junho de 2011

Relatório do dia 31/05/2011 - Formação Continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis

Nesse encontro haveria o relato de experiência do professor André, mas devido a uma falha de comunicação, o vídeo que seria apresentado não foi levado, gerando um outro encaminhamento para a reunião.
Com o intuito de otimizar o tempo disponibilizado para o encontro, foram discutidos alguns assuntos importantes como a proposta de o próximo encontro do Grupo Independente ser realizado na participação dos professores na XII Semana de Educação Física da UFSC, na qual haverá mesas-redondas, palestras, apresentações de pôsteres e, especificamente na terça-feira (07/06), mini-cursos com diversidade de conteúdos e muita qualidade. As Professoras Inelve e Adriana irão ministrar o mini-curso Educação Física na Educação Infantil: Propostas Realizadas no Município de Florianópolis.
Os participantes do GI deverão escolher, inscrever-se e participar de alguma atividade da XII Semana de Educação Física na terça-feira. Trata-se de evento gratuito e que disponibiliza certificado das horas de participação, para tanto deve ser feita a inscrição no site.
Logo depois foi discutido a proposta para as Diretrizes que está sendo construída pelo Grupo Independente. Dependendo do número de páginas disponibilizado para o documento, será decidido o número de relatos de experiências e quais serão nele inseridos. O formato do relato e o que deveria ser mais detalhado ou resumido, e a importância dessas Diretrizes para quem está entrando na área da Educação Infantil, foram pontos levantados durante a manhã.
Os interessados em publicar relato de experiência nas diretrizes devem encaminhar o texto para o email da Professora Lisandra Invernizzi até dia 17 de junho. As Professoras Andréia, Geisa, Adriana, Michele e Denise, já se comprometeram em enviar seus relatos.
Após breve intervalo, foi determinado as datas de envio dos textos (acima) e quando irá ser debatida a possibilidade de publicação de todos ou alguns relatos no documento das Diretrizes. Em seguida, Professora Inelve aproveitou para abordar, sucintamente, com o auxilio de power-point, o que irá apresentar no mini-curso da Semana de Educação Física. Apresentou três proposta realizada por ela nas aulas de Educação Física na creche em que trabalha, são elas: Organização dos Espaços para Atividades Coletivas, Boi-de-Mamão, Saídas e Passeios. Comentou como cada atividade acontece, os objetivos que almeja alcançar com elas e a importância de registrá-las.
Foi abordada a prática O parque das segundas-feiras. Inelve organiza o espaço antes das aulas, colocando em determinados lugares ornamentos como fantasias, variados tipos de chapéus, capas, bolsas, como os quais as crianças utilizam sua criatividade para ressignificar, interpretar, brincar. Os objetos do parque são reinventados quando são cobertos com lonas, tnt, cortinas velhas, surgindo novas possibilidades de experimentação, desafios.
Essa atividade é realizada com alguns grupos de crianças brincando no parque, podendo haver de um a três, enquanto os outros estão nas salas, promovendo-se uma interação entre crianças de idades maiores e menores. Passando algum tempo, faz-se a troca dos grupos.
Destacou-se a importância da conservação dos materiais utilizados, do respeito entre as crianças de diferentes idades brincando juntos, do espaço privilegiado que a instituição usufrui.
Nos dias chuvosos a proposta é adaptada para ser realizada no hall de entrada, havendo obstáculos feitos com carteiras, cadeiras, colchonetes, para as crianças vencerem; circuitos, fantasias, bonecos, perucas, tiaras, tudo organizado anteriormente a aula. Os professores presentes no encontro concordaram que as brincadeiras ocorrem de maneira diferente quando o lugar da realização da prática já está pensando e organizado previamente, vendo isso como algo positivo.
Por fim, Professora Inelve mostrou e comentou um vídeo com a proposta Brincadeira sobre rodas, em que as crianças experimentam e brincam com triciclos (chamado popularmente por motocas), bicicletas, carretões, quando os maiores interagem com os menores, transportando, brincando com eles.

Indicamos a leitura do texto das Diretrizes Educacionais Pedagógicas para Educação Infantil para complementar a discussão.

Nenhum comentário: