No dia 23 de setembro de 2014 as 09: 00h
aconteceu o Encontro de Formação de Professores do Grupo Independente de
Educação Física. O encontro contou com a presença de nove (9) professores, e dois
(2) bolsistas da UFSC. Teve como pauta a Avaliação da Educação Física na
Educação Infantil, através de apresentação de relatos e experiências e
continuidade do trabalho já realizado no ano de 2013.
Nos encontros de 2013
foram construídos critérios de orientações juntamente com o professor Alexandre
Vaz durante a Formação Continuada de Professores de EF na Ed. Infantil da Rede
de Florianópolis. Os relatórios completos destes esses encontros estão
disponíveis neste Blog, no período de outubro de 2013 (site: http://efinfantil.blogspot.com.br/).
Dando continuidade ao
ano anterior foram discutidos os relatos de experiência quanto a essa temática,
a verificação quanto à aplicação dessas orientações construídas em 2013, e
também a sugestão de desafio, de conseguir avaliar individualmente pelo menos
um Grupo a cada ano de trabalho.
Para relembrar os
critérios construídos no ano anterior, foi elaborada uma síntese dos relatórios
dos encontros de 2013 contendo os critérios de orientações e as questões
levantadas. Foram encaminhadas com antecedência por e-mail aos professores que
participam dos encontros do Grupo Independente, para relembrarem da construção
desses critérios.
Algumas questões ainda
persistem, como a da dificuldade em avaliar as crianças individualmente e a
cobrança das supervisoras e diretoras quanto à avaliação individual. Também foi
relatado que os professores substitutos, ACT (temporários), sentem uma grande
dificuldade de avaliar nesse modelo, pois não possuem conhecimento específico
de cada criança para conseguir avalia-las individualmente, pois estão há pouco
tempo nas unidades.
Inicialmente foram apresentados
na lousa digital os critérios de orientações elaborados pelo Grupo em parceria
com o professor Alexandre Vaz, no ano de 2013. Após a apresentação ocorreram os
relatos de experiência e debates sobre as avaliações.
Segue abaixo os
critérios e questões orientadoras elaboradas em 2013.
QUESTÕES
FUNDAMENTAIS
- O que as Crianças têm a revelar?
- Como se percebe o que as crianças
revelam?
- Como documentar o que as crianças
revelam?
QUESTÕES
PARA AVALIAÇÃO
a) Dependente dos interesses
da formação das crianças (Pensar nas crianças, avalia-las é bom para que se
formem melhor).
b) Não ligada à promoção
para as etapas seguintes (Grupos seguintes).
b) Não ligada a
pré-requisitos para ingressarem na etapa seguinte (Esses questionamentos foram
apresentados pelo professor Alexandre nos encontros do ano de 2013, e dizem
respeito à função da educação infantil, a qual não possui como objetivo verificar
o nível de conhecimentos dos alunos, ou pré-requisitos para que as crianças
possam ingressar no grupo seguinte).
c) Considerar o que foi
“ensinado” (trabalhado).
d) Observar as
singularidades em longo prazo.
e) Considerar
desenvolvimento e aprendizagem.
f) Processo de
equilíbrio entre as propostas práticas consideradas e os critérios a serem avaliados.
QUESTÕES
ORIENTADORAS
a) O “bebê” deixa-se
tocar com facilidade por um adulto? (Relação corporal)
b) Apresenta
desenvoltura para se localizar no espaço e entre brinquedos? (Atividades de
circuito, de rodas).
c) Salta? Corre? Lança
objetos à distância?
d) Quais atividades de
equilíbrio dominam e em que grau? (Estático, dinâmico, superar o medo, com
ajuda ou sem ajuda).
e) Resolve situações de
conflito, negociando ou agredindo fisicamente e verbalmente?
f) Domina a organização
dos jogos e brincadeiras?
g) Dispõe-se a exercer
diferentes papéis nas atividades?
h) Toca e deixa-se
tocar sem violência?
ORIENTAÇÕES
a) Pensar
em cada Grupo.
b) Temos
que fazer as perguntas certas, do contrário aguardamos respostas que elas não
podem dar.
c) Brincadeiras
como ferramentas educacionais. Não se esquecer do objetivo pedagógico nas
brincadeiras, não ser apenas brincar por brincar.
d) Não
devemos esperar um ideal de criança universal, mas, sim respeitar
as singularidades.
O
encontro foi bem produtivo, cada professor apresentou seus modos de avaliar,
tanto individual, quanto em grupo. É notório que o modo de avaliar depende de
vários fatores, como a questão do número de grupos e crianças, da carga horária
do professor, da política das instituições etc.
Um
dos pontos importantes do encontro foi quando uma professora discutiu um dos
tópicos apresentado nos critérios, o qual informa que não podemos considerar a
criança um ser ideal, universal, e complementou que é muito importante conhecer
as crianças, saber suas singularidades, para conseguir avalia-la
individualmente. Em uma unidade em que trabalha, as professoras de sala
realizaram uma anamnese das crianças, e ela como professora de EF quis ter
acesso a esse documento tão importante, o qual evidentemente a ajudou a
conhecer melhor as crianças e tornar sua avaliação mais completa.
Outro
ponto importante foi quanto ao questionamento apresentado por uma das
professoras: O que podemos fazer para melhorar, ou conseguir elementos para
avaliarmos individualmente as crianças? Diante desse questionamento, os
professores pensaram como poderia ser resolvida essa questão. Foram
apresentadas soluções de registrar o máximo de informações possível sobre as
crianças nas aulas, buscar ajuda em registros anteriores daquela criança, seja
semestre, anos, conversar com as professoras de sala, com os pais ou
responsáveis.
Outra
questão importante acerca da avaliação foi discutir que avaliar individualmente
não é apenas apresentar informações sobre a criança, mas sim apresentar questões
importantes, significativas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento, e que na
avaliação é necessário ter uma teorização e relação lógica com o planejamento e
os objetivos da Educação Física na Educação Infantil.
Ao
final ficou acertada a data para o próximo encontro que será 21/10 e dará
continuidade a este tema. Sugeriu-se que cada professor tente registrar o
máximo de informações sobre pelo menos uma (1) criança, para iniciarmos uma
avaliação individual no próximo encontro.
Referências
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