Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

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sábado, 17 de setembro de 2011

Relatório do dia 06/09/2011 - Formação Continuada dos Professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis

No dia 06 de setembro às 09h35min, deu-se início ao encontro do Grupo Independente (GI). O encontro começou um pouco atrasado devido à chuva forte e à pequena quantidade de professores. Participaram do encontro um total de quatro (4) professores, uma intercambista vinda da Colômbia, bem como uma bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).
Em um primeiro momento foi apresentado um relato da professora Inelve, que na semana anterior havia levado crianças do G5, da creche em que trabalha, para fazer uma apresentação do boi-de-mamão no NEI Ingleses. Ela apresentou suas impressões sobre a instituição e a organização do espaço, já que aquele era um dia atípico, em que a instituição estava comemorando os aniversários do mês.
Lisandra, professora do NEI Ingleses, responsável pelo convite, comentou que todos os presentes ficaram maravilhados com a organização do boi-de-mamão, com a composição dos personagens e a interação com público.
Essa conversa despertou o interesse de uma professora presente, que ficou curiosa por conhecer a dinâmica utilizada pela professora Inelve em suas aulas, para fazer com que o “Boi” fique tão interessante e divertido para as crianças, já que está tentando implantar essa atividade com suas turmas e não está tendo o retorno esperado. Inelve então comentou como planeja e trabalha o boi-de-mamão, a relação de organização das turmas, que dançam a cada quinze dias, e a parceria presente com a instituição como um todo, visto que este projeto já ocorre há bastante tempo.
Terminada essa conversa inicial, começou a ser abordado o tema do encontro, a discussão sobre o texto “Planejamento na Educação Infantil...Mais que a atividade. A Criança em foco” de Luciana Esmeralda Ostetto, já iniciado no encontro anterior.
Foi comentado o quão importante é o planejamento em conjunto, realizado por toda a instituição. Tomando como exemplo a atividade do boi-de-mamão, uma professora relata ter mais dificuldade para sua implementação por trabalhar sozinha, diferente do que ocorre na Creche Nossa Senhora Aparecida, em que o planejamento é feito em conjunto, com a participação de todos os professores e colaboração da instituição, tendo assim seus objetivos mais facilmente alcançados.
A Professora Verônica havia ficado responsável por apresentar o texto, inicialmente ela fez uma breve apresentação sobre a autora, depois apresentou resumidamente as cinco (5) perspectivas de planejamento presentes no trabalho: o baseado em “listagem de atividades”, por “datas comemorativas”, baseado em “áreas de desenvolvimento”, em “áreas de conhecimento”, por “temas”. Comentou também que devemos nos perguntar para quem e para quê estamos planejando. Deve-se ter em mente que o conteúdo é mais importante do que a forma com que o ele irá se apresentar, visto que, segundo a autora, uma das maiores dificuldades dos professores é saber como fazer.
Discutimos sobre o ato pedagógico principalmente na educação de crianças de zero a três anos, que se dá em todo momento desde a chegada das crianças até a hora de ir embora, e não somente quando se tem atividades. “Não é a atividade em si que ensina, mas a possibilidade de interagir, de trocar experiências e partilhar significados é que possibilita às crianças o acesso a novos conhecimentos.” (Machado, 1996, p. ). Todos os presentes concordaram que o profissional que trabalha com crianças deve gostar do que faz, ter gestos e posturas diferenciados, que incluam um pouco de delicadeza, carinho, pois há trocas afetivas e isso são vivências, aprendizagem. Devemos estar atentos aos pequenos e utilizar da escuta, importante para pensarmos e direcionarmos a prática educativa.
No momento seguinte foi discutido como as professoras planejam as idas ao parque. Uma das reclamações foi a falta de cuidado e incentivo das professoras de sala em relação às crianças quando estão brincando no parque. A grande maioria fica conversando, sentada ou os dois, enquanto a educadora física tem que organizar e cuidar da turma inteira.
Por fim, assistimos rapidamente um pedaço do vídeo da dança do boi-de-mamão na creche da professora Inelve.

Referência:
MACHADO, Maria Lúcia de A - Educação Infantil e currículo: A especificidade do projeto educacional e pedagógico para creches e pré-escolas.

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