No dia 06 de setembro às 09h35min, deu-se início ao encontro do Grupo Independente (GI). O encontro começou um pouco atrasado devido à chuva forte e à pequena quantidade de professores. Participaram do encontro um total de quatro (4) professores, uma intercambista vinda da Colômbia, bem como uma bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).
Em um primeiro momento foi apresentado um relato da professora Inelve, que na semana anterior havia levado crianças do G5, da creche em que trabalha, para fazer uma apresentação do boi-de-mamão no NEI Ingleses. Ela apresentou suas impressões sobre a instituição e a organização do espaço, já que aquele era um dia atípico, em que a instituição estava comemorando os aniversários do mês.
Lisandra, professora do NEI Ingleses, responsável pelo convite, comentou que todos os presentes ficaram maravilhados com a organização do boi-de-mamão, com a composição dos personagens e a interação com público.
Essa conversa despertou o interesse de uma professora presente, que ficou curiosa por conhecer a dinâmica utilizada pela professora Inelve em suas aulas, para fazer com que o “Boi” fique tão interessante e divertido para as crianças, já que está tentando implantar essa atividade com suas turmas e não está tendo o retorno esperado. Inelve então comentou como planeja e trabalha o boi-de-mamão, a relação de organização das turmas, que dançam a cada quinze dias, e a parceria presente com a instituição como um todo, visto que este projeto já ocorre há bastante tempo.
Terminada essa conversa inicial, começou a ser abordado o tema do encontro, a discussão sobre o texto “Planejamento na Educação Infantil...Mais que a atividade. A Criança em foco” de Luciana Esmeralda Ostetto, já iniciado no encontro anterior.
Foi comentado o quão importante é o planejamento em conjunto, realizado por toda a instituição. Tomando como exemplo a atividade do boi-de-mamão, uma professora relata ter mais dificuldade para sua implementação por trabalhar sozinha, diferente do que ocorre na Creche Nossa Senhora Aparecida, em que o planejamento é feito em conjunto, com a participação de todos os professores e colaboração da instituição, tendo assim seus objetivos mais facilmente alcançados.
A Professora Verônica havia ficado responsável por apresentar o texto, inicialmente ela fez uma breve apresentação sobre a autora, depois apresentou resumidamente as cinco (5) perspectivas de planejamento presentes no trabalho: o baseado em “listagem de atividades”, por “datas comemorativas”, baseado em “áreas de desenvolvimento”, em “áreas de conhecimento”, por “temas”. Comentou também que devemos nos perguntar para quem e para quê estamos planejando. Deve-se ter em mente que o conteúdo é mais importante do que a forma com que o ele irá se apresentar, visto que, segundo a autora, uma das maiores dificuldades dos professores é saber como fazer.
Discutimos sobre o ato pedagógico principalmente na educação de crianças de zero a três anos, que se dá em todo momento desde a chegada das crianças até a hora de ir embora, e não somente quando se tem atividades. “Não é a atividade em si que ensina, mas a possibilidade de interagir, de trocar experiências e partilhar significados é que possibilita às crianças o acesso a novos conhecimentos.” (Machado, 1996, p. ). Todos os presentes concordaram que o profissional que trabalha com crianças deve gostar do que faz, ter gestos e posturas diferenciados, que incluam um pouco de delicadeza, carinho, pois há trocas afetivas e isso são vivências, aprendizagem. Devemos estar atentos aos pequenos e utilizar da escuta, importante para pensarmos e direcionarmos a prática educativa.
No momento seguinte foi discutido como as professoras planejam as idas ao parque. Uma das reclamações foi a falta de cuidado e incentivo das professoras de sala em relação às crianças quando estão brincando no parque. A grande maioria fica conversando, sentada ou os dois, enquanto a educadora física tem que organizar e cuidar da turma inteira.
Por fim, assistimos rapidamente um pedaço do vídeo da dança do boi-de-mamão na creche da professora Inelve.
Referência:
MACHADO, Maria Lúcia de A - Educação Infantil e currículo: A especificidade do projeto educacional e pedagógico para creches e pré-escolas.
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