Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

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terça-feira, 6 de setembro de 2011

Relatório do dia 30/08/2011 - Formação Continuada dos Professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis

No dia 30 de agosto às 10h, deu-se início ao encontro do Grupo Independente (GI). Ele começou um pouco atrasado devido à falta de professores, inicialmente havia apenas dois (2), então foi decidido aguardar a chegada de demais integrantes. Participaram do encontro um total de três (3) professores, bem como uma bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).
O encontro teve como tema a discussão do texto “Planejamento em Educação Infantil...Mais que Atividade. A Criança em Foco”, de Luciana Esmeralda Ostetto. Foram levantados alguns pontos referentes ao texto, um deles foi o fato de a autora fazer uma crítica ao planejamento baseado no crescimento e desenvolvimento das crianças. Uma das professoras presentes acredita que o planejamento deve conter novos elementos para contribuir para o desenvolvimento das crianças, através de atividades que desafiem as mesmas.
Foi mencionado que o planejamento não deve se basear somente em datas comemorativas, desenvolvimento da criança, lista de atividades..., mas deve considerar também a psicologia que, segundo a professora, caminha junto com a educação.
Dentre todos os tipos de planejamento presentes no texto, o mais discutido foi o baseado nas datas comemorativas, esse tópico em particular gerou muita discussão, já que elas são, dentro das instituições de Educação Infantil, geralmente, fortemente ligadas ao comércio e a religião (católica). Uma das Professoras contou que na creche em que trabalha a festa junina foi substituída, pela primeira vez, por uma festa cultural, quando cada grupo ficou com um tema/região que deveria ser apresentada, em alguns de seus elementos, para o grande grupo. Segundo ela foi uma proposta muito interessante e que deu certo, todos trabalharam juntos e a festa se tornou um momento muito rico para todos.
Todos concordaram com a autora quando ela afirma que se as festas ficarem se repetindo todos os anos o conhecimento não irá avançar, se tornará algo mecânico e fragmentado. Uma professora salientou o fato de que a questão não pode ser fechada, não se deve acreditar que as festas têm que acontecer porque as crianças gostam. As datas comemorativas podem, sim, ser trabalhadas, porém é necessária uma reflexão sobre cada uma delas.
As professoras acreditam que é preciso ir rompendo aos poucos com as festas comemorativas, por meio de pequenas atitudes como, por exemplo, não comemorar o dia da criança todo em uma semana, mas sim uma vez a cada semana durante o mês; não dar presentes às crianças, encontrar diferentes alternativas para tirar o caráter comercial daquela data.
Ao fim do encontro, observando que muitos elementos importantes do texto não haviam sido discutidos, devido a falta de tempo, foi decidido que na edição seguinte, em 06.09.2011, seria dada continuidade a discussão, no entanto com outra dinâmica. A Professora Verônica ficou responsável por fazer uma breve apresentação do texto e levantar as primeiras questões a serem discutidas.

Um comentário:

Nathalia Matos - Personal Trainer disse...

Nossa que legal!! Esse tema é bem polêmico mesmo. mas tb acredito que as datas devem ser trabalhadas com reflexão!!
Pena que não consigo mais ir ao encontro!
Mas vou acompanhando por aqui! bjss