Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Relatório do dia 20/09/2011 - Formação Continuada dos Professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis

No dia 20 de setembro às 09h e 20min, deu-se início o encontro do Grupo Independente (GI). Participaram do encontro um total de nove (9) professores, bem como duas bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).
O tema do encontro foi o Relato de Experiência da professora Adriana Maria Pereira Wendhausen, que atua no NEI Dra. Zilda Arns Neumann localizado no bairro Carianos, o Relato foi intitulado “Problematização das Experiências Realizadas nas Aulas de Educação Física com Crianças de Zero a Três Anos”.
Adriana começou seu relato compartilhando algo que lhe ocorria enquanto organizava sua apresentação – feita em PowerPoint com escritos e muitas fotos das aulas – que foi a reflexão sobre o trabalho realizado, como utilizou os espaços, como as crianças participaram e quais as especificidades de cada idade em determinadas atividades.
A professora, que trabalha na rede municipal de ensino há 22 anos, especificamente na educação infantil há 18, e naquela unidade há 8 (qando tinha ainda a antiga denominação), atende oito grupos, totalizando 153 crianças. O NEI Dra Zilda Arns Neumann foi inaugurado no ano passado, recebendo profissionais e crianças do antigo NEI Carianos, que funcionava em uma casa adaptada. O novo NEI conta com grande infra-estrutura, além de espaços muito ricos para as aulas de Educação Física, a obra foi realizada com recursos do MEC e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
As atividades de Educação Física na instituição são organizadas a partir dos temas: Dança, Ginástica e Jogos e Brincadeiras. Primeiramente Adriana apresentou uma experiência que está realizando com as crianças de zero (0) a um (1) ano, a massagem. Segundo ela, é preparado um ambiente com colchões, quando então a professora conversa e pergunta para as crianças se querem receber massagem. Quando uma se interessa e começa a ser massageada (com um óleo relaxante específico para bebês), outras vão se aproximando e se interessando. A professora traz som e músicas propícias para a atividade e esta acontece no ritmo das crianças. É possível notar que algumas crianças se sentem incomodadas com o toque, já outras relaxam profundamente. Quando está frio não se faz necessário tirar toda a roupa dos pequenos, pode-se começar pelos pés e pernas movimentando por dentro das vestimentas, assim é possível dar atenção a um maior número de crianças.
Sempre mostrando fotos das atividades e comentando-as, Adriana começou a relatar sua experiência com a dança, ela costuma trabalhar muito com cirandas e boi-de-mamão, estas atividades ocorrem pelo menos uma vez ao mês e são realizadas com todos os grupos, no caso do boi-de-mamão ocorre uma adaptação do material, sendo que com os grupos menores os personagens do boi são de fantoche.
Nas cirandas são utilizados instrumentos musicais, aparelho de som, microfones, CDs, sendo o espaço previamente organizado e tendo uma conversa com as crianças sobre a proposta que será desenvolvida. Canções selecionadas pela professora são cantadas, dançadas e brincadas de diferentes formas pelas crianças. Conforme a idade do grupo as cirandas são mais complexas, com passos diferentes e músicas mais longas.
O boi-de-mamão é outra possibilidade no tema dança. Faz parte da cultura açoriana e encanta as crianças. Elas brincam, cantam, interpretam os personagens da história que tem como foco central a morte e ressurreição do boi. Com alguns grupos a história é modificada por eles mesmos e toma outro rumo, na qual a brincadeira fica mais interessante para os pequenos. O Boi é sempre realizado com um grupo por período (mnhã – tarde) tendo em vista a organização necessária para realização da brincadeira. Algo notável nas fotos e relatos é a participação das professoras de sala nas atividades. Sempre que possível Adriana é auxiliada por suas colegas, fato este que ainda é muito questionado em algumas instituições, por haver a mentalidade de que a aula de Educação Física é o momento do café ou do descanso para as professoras de sala.
No tema ginástica, Adriana promove atividades que proporcionam experiências com saltos (sobre colchões, sobre cordas), caminhar, correr, rastejar, trabalho de equilíbrio em cordas e sobre objetos, e rolamentos. As brincadeiras são organizadas dentro da instituição e também fora dela, por meio de saídas e passeios, como por exemplo a ida aos campos de futebol vizinhos ao NEI. É uma grande oportunidade de conhecer novos lugares e experiências.
Por fim Adriana apresentou o tema jogos e brincadeiras, nele ela trabalha com jogos da cultura açoriana, de outras culturas, criação de brincadeiras (a partir do uso/criação de materiais/objetos/brinquedos diversos), brincadeiras com bolas (de sabão, de plástico, de meia, de borracha, de couro; pequenas, grandes, médias; leves e pesadas; para soprar, para lançar, para chutar, para rolar), com arcos (para arremessar, para rolar, para bambolear), de arrastar/empurrar/puxar (nas caixas, na cama rolante) e com bicicletas. Muitos dos materiais utilizados nas atividades foram comprados pela própria professora, outros foram doados e alguns adquirido pela instituição.
Adriana contou a história de uma brincadeira criada em conjunto pela professora de Educação Física, professoras de sala e crianças, “cama rolante”. Ela consiste em enfileirar no chão canos grossos de papelão (doados por uma Mãe e pintados pelas crianças), e sobre eles estender um pano grande com travesseiros, ai então três (3) crianças devem deitar sobre o tecido que será puxado pelas demais, desta forma elas rolam/deslizam sobre os rolos.
Ocorre também o encontro de bicicletas. É enviado um bilhete aos pais convidando que as crianças tragam suas bicicletas, o NEI também possui algumas. Esta atividade ocorre de duas (2) a três (3) vezes por ano e tem como objetivo a cooperação, as trocas, solidariedade e desafios.
Durante o encontro foi discutida a importância da conservação dos materiais, e foi questionado se professora Adriana tinha horários definidos para suas aulas. Ela respondeu que os horários são organizados anteriormente, podendo ser de duas (2) a quatro (4) horas, dependendo da atividade proposta e sempre considerando a rotina das crianças.
Adriana finalizou o encontro lembrando que o trabalho construído não é dela, mas, sim, de todos os professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação.

Nenhum comentário: