Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

domingo, 30 de junho de 2013

Oficina de Capoeira dia 02 de junho

      No dia 04 de junho às 09 horas, começou a Reunião do Grupo Independente com a Oficina de Capoeira ministrada pelo Professor Juliano e pela Professora Andréia.
      Como no ultimo encontro eles abordaram o tema, a historia da capoeira e comentaram suas características distintas, nesse encontro deram ênfase à prática: ginga, nos golpes e esquivas.
      Começaram dando a introdução da ginga como base para os movimentos da capoeira, ou seja, como se deve gingar? Juliano comenta que para gingar temos que respeitar o ritmo da musica e os instrumentos utilizados na roda de capoeira.
      Então Juliano e Andreia sugerem que todos brinquem com os sons, com os instrumentos que os mesmos trouxeram como:

- BERIMBAL = O berimbau é um arco musical originado de outros arcos de regiões africanas com ocupação banto. A forma atual e o modo de tocar são construções dos afro-descendentes brasileiros. O instrumento é composto pela verga de biriba, corda de aço, cabaça raspada, courão e caro. O courão impede que a corda rache a biriba e o caro é o barbante que ajuda na amarração da corda.

- CAXIXI = Pequena cesta de palha, com fundo de couro, usada como chocalho, preenchida de pedrinhas ou sementes.

- PANDEIRO = É um pequeno tambor, de pele fina. Os cimbaletes pequenos são colocados para fora na borda do instrumento. Prende-se com uma mão, e com a outra, principalmente utilizando os dedos fazem-se os ritmos.

- ATABAQUE = É geralmente feito de madeira de lei como o Jacarandá, Cedro ou Mogno cortado em ripas largas e presas umas às outras com arcos de ferro de diferentes diâmetros que, de baixo para cima dão ao instrumento uma forma cilíndrica, na parte superior, a mais larga, é colocada "travas" que prendem um pedaço de couro de boi bem curtido e muito bem esticado.

- RECO-RECO = era feito com o fruto da Cabaceira, das que fossem cumpridas, então era serrado, na superfície, fazendo-se vários cortes, não muito profundos, um do lado do outro, onde era esfregada a baqueta. Hoje são feitos de gomos de Bambu ou de madeira.

- AGOGÔ = Instrumento de origem Africana composto de um pequeno arco, uma alça de metal com um "cone" metálico em cada uma das pontas, estes são de tamanhos diferentes, portanto produzindo sons distintos.
                                                     fonte: www.revistacapoeira.com.br

      Juliano comenta sobre alguns rituais do jogo da Capoeira:  como entrar em uma roda, ou então de como “comprar” um jogo de capoeira. E em seguida explica e ensina (ele ensinou?) a fazer os golpes, esquivas e algumas acrobacias;

      Os golpes:
- Golpes frontais, semi-circulares e circulares.
- Meia lua de frente.
- Queixada.
- Armada.
- Meia Lua de compasso.
- Martelo.
- Benção.

      Tipos de esquivas:
- Cocorinha;
- Negativa;
- Rolamento Lateral;
- Fechar a guarda;

      Comentou também sobre algumas acrobacias usadas nas rodas de capoeira:
-Aú;
-Parada de cabeça, parada de mão;
- Macaquinho
- Salto Mortal
- Pião de mão/cabeça

      Após algumas perguntas e comentários, Juliano e Andreia dão inicio as praticas, Andreia faz a demonstração da ginga, depois de alguns golpes e acrobacias (meia-lua de frente/compasso, queixada, chapado, martelo, aú e armada), e todos tentam acompanhar com as instruções dadas pelos professores. Com o final da demonstração de Andreia, Juliano sugere que pratiquem dois a dois, treinando os golpes, acrobacias e esquivas aprendidas. Com todos praticando Andreia e Juliano corrigem o que se pode ser melhorado no desempenho de cada um.
  Ao termino dos “treinos” Andreia e Juliano iniciou uma roda de capoeira, onde todos jogaram contra todos, ao som dos instrumentos que trouxeram, e cantigas de roda, demostrando os golpes e esquivas que aprenderam.
Andreia comenta sobre algumas brincadeira para introduzir a capoeira nas escolas:

-CORTA CANA  = Corta cana, corta cana no canavial x2, eu fugi do capitão do mato!
 Seria um tipo de pega-congela, que o capitão do mato vai ser escolhido inicialmente pelo professor, onde as crianças que forem pegas devem ou fazer um tipo de esquiva, no caso cocorinha, fechar a guarda e etc... e pra descongelar a mesma coisa.

- PEGA CONGELA DA CAPOEIRA  = E Jogar capoeira preste atenção se escorregar bota a mão no chão, e o feitor esta...
Outro tipo de pega congela, no caso ao cantarem a musica todos os alunos devem se abaixar, e o professor deve anunciar o feitor, porem com alguma característica que faça os alunos se olharem para descobrir, então começa o pega pega, e os que forem pegos se esquivam, e para se descongelarem a mesma coisa.

- CARANGUEJINHO TANTAN = Caranguejinho tan tan tan tan, caranguejinho tan tan tan tan, ta com a boca no buraco pega caranguejinho ( com instrumento fica mais atrativo). O professor escolhe um pegador, que terá que pegar todos os seus coleguinhas.

Ao final do encontro, Juliano e Andreia sugerem uma roda de cantigas com os instrumentos, e dão abertura para comentários sobre a oficina, e as 11h40min termina o encontro do Grupo Independente.


ENCONTRO INTERNACIONAL DA CAPOEIRA 2012


Atenciosamente,
Luiza e Melissa.

Nenhum comentário: