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quinta-feira, 6 de junho de 2013

Oficina de Capoeira dia 21-05-2013

            No dia 21 de maio às 09 horas, começou a Reunião do Grupo Independente com a oficina de capoeira ministrada pelo Professor Juliano e pela Professora Andréia.
            Eles introduziram o tema, abordando a história da capoeira, comentaram a existência da Capoeira Regional e da Capoeira de Angola e algumas de suas características. Mostraram também vídeos ilustrando cada "tipo" de capoeira, em que se observava o respeito de cada integrante pela sua roda e mestre.
            Andréia lê um texto sobre o Quilombo dos Palmares;
            Capoeira no século XVI, era proibido, então quem a praticava era visto como ''vagabundo'', ''criminoso''. E após sua liberação, ela era sempre que possível apresentada em festas culturais;
            Juliano fala sobre a capoeira regional:
            Mestre Bimba agregou golpes de diferentes lutas, reconhecendo-a como arte marcial. Ao reconhecimento da Capoeira perante a sociedade, Bimba inicia a primeira academia de Capoeira no Brasil.
            Características da Capoeira Regional:
  • Ritmo acelerado;
  • Posturas dos capoeiristas (tronco mais ereto);
  • Golpes rápidos e sequenciados;
  • Acrobacias;
  • Esportivizada, ''ganhando o mundo'';

Juliano mostra um vídeo de uma roda de Capoeira Regional;

            A Capoeira Angola só existiu após a criação da Capoeira Regional. Foi criada pelo Mestre Vicente Ferreira Pastinha.
Características da Capoeira Angola:
  • Ritmo mais lento;
  • Movimentos com as mãos no chão;
  • ''Chamadas'';
  • Malandragens/mandingas;
  • Mais espontânea;
Juliano questiona: o que seria a Capoeira? Luta, jogo ou dança?
Os professores presentes respondem que seria a junção dos três juntos e que depende do enfoque que as pessoas presentes na roda dão a ela.
Como se apropriar da Capoeira na Escola/Creche/NEIs?
E a Capoeira “espetáculo”? E a Capoeira “cultural”?
            Os professores, dizem ser importante levar a Capoeira para as crianças com a tradição e a história dela, principalmente para o G5 e G6.
            Do G4 para baixo, trabalhar mais a musicalidade, o ritmo...
Como apresentar para as crianças a Capoeira? A criança deve saber a história? Todo o contexto?
            Temos que ter atenção para trabalhar elementos da cultura popular de forma não academicista.

            Ao terminar a apresentação teórica e discussão trazida pelos professores Juliano e Andreia, descemos para a “sala de movimento” do CEC, onde foram apresentados instrumentos utilizados em uma roda de Capoeira: berimbau, tambores que  substituíram o som do atabaque, pandeiro e agogô. Foi realizada uma roda em que os professores experimentaram cada instrumento, acompanhados de diferentes coros como o “Moleque é tu'' (Domínio Público- Capoeira de Angola). Depois de aprender alguns rituais da roda de Capoeira, os professores ensinaram os movimentos da ginga e alguns golpes. Foi um momento de diversão e interação entre os professores que realizaram a atividade em duplas, som da Capoeira Angola, enquanto os responsáveis pela oficina observavam e auxiliavam na execução dos movimentos.

            Encerrada a oficina de Capoeira do dia 21 de maio, a próxima ficou marcada para 04 de junho.


Luiza e Melissa

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