Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

domingo, 9 de junho de 2013

Relato dia 14 de maio - Formação da Rede Municipal

A Formação da rede Municipal para os professores de Educação Física que atuam na da Educação Infantil, do dia 14 de maio, iniciou as 08h40min com o Professor Alexandre Vaz dando uma pequena introdução ao que seria debatido. Conversou sobre a intervenção nas aulas práticas e registros das aulas nas unidades e a ideia de inicialmente trabalhar todos juntos em uma dinâmica, para aí sim retirar as problemáticas das aulas.
Para tanto, neste encontro, os professores assistiram ao vídeo da aula da professora Adriana, o material registrou fragmentos de uma aula com atividades circenses oferecido por ela, com a ajuda das professoras de sala, dos grupos envolvidos.

Sobre a aula registrada:
Inicialmente caracterizou-se as crianças com toucas de palhaço, após isso foram fazer atividades no pátio como: brincar na corda bamba, pular em uma pequena cama elástica, pendurar-se em cordas para balançar, brincar com o pé de lata, pular e dar cambalhotas em colchões e pintar-se de palhaço.
Adriana comenta que em suas atividades foram utilizados saltos, rolamentos e o equilíbrio; e que as atividades de circo já faziam parte do contexto de suas aulas, isso facilitou porque as crianças já continham uma experiência prévia.

Debate – sobre a aula – entre os professores presentes:
Após a apresentação do vídeo, o professor Alexandre abriu espaço para comentários sobre o registro da aula, o que mostrou que os outros professores tinham diferentes preocupações: como poderíamos dar atenção igual para todas as crianças? Como se organizar com o tempo e material para as aulas? Como ministrar múltiplas atividades na mesma aula? O professor Alexandre comenta que temos que planejar uma aula com começo, meio e fim, para então saber que tipo de materiais são necessários, como utilizá-los ou construí-los. E que temos que proporcionar atividades que mobilizem o grupo para que a atividade aconteça, o que mostra necessária a organização do tempo para cada atividade. No entanto, precisamos também avaliar possibilidades de propor distintas atividades para diferentes crianças.
Por meio do vídeo, surgiram outros pontos de discussões em relação à dificuldade de se trabalhar a questão do tempo na Educação Infantil, no caso das aulas da rede municipal: 45 minutos/aula ou de outra forma? Há ou não ensino na Educação Infantil? - O tempo se subordina ao conteúdo e não o contrário.
Foi comentado também que, sem outro profissional auxiliando, não aconteceria com êxito a aula. É muito importante os professores trabalharem juntos; os participantes colocaram suas experiências, vinculadas com a parceria – ou falta dela – nas práticas de Educação Física.
É necessário respeitar e entender que as crianças realizam diferentes atividades ao mesmo tempo, rompendo com a perspectiva segundo a qual todos devem fazer a mesma coisa ao mesmo tempo. Quando universalizamos o sujeito, particularizamos o conteúdo: se a criança não desenvolve nada, o ''problema'' é dela.
Segurança:
Gerenciar os materiais de acordo com a periculosidade. E é importante a participação dos outros adultos na divisão de tarefas durante a atividade, mantendo, assim, o desafio, porém com segurança.
Conhecer o grupo e conhecer a si mesmo! Para saber do que “eles”e “nós” somos capazes;
Qual o meu papel para dar segurança? Até que ponto interferimos com a questão da segurança?
Ao final, Adriana diz que ganha muito com o debate, e foram ressaltados alguns detalhes:

Necessidade de Avaliação: quais crianças conseguiram realizar cada atividade?
Diferentes experiências, é possível trabalhar com G5 e G2 ao mesmo tempo?
A mudança de 0, 1 e 2 anos: o desenvolvimento é muito grande;
Preparar-se para fazer as intervenções: vontade de fazer / a professora(r) deve querer muito!!!
Grupos mistos 3 ou 4 de cada turma, uns irão cantar, outros escutar...

O professor de Educação Física passa por todos os grupos, assim acaba tendo o encargo de interagir com todos.

O debate deste encontro trouxe muitos elementos a serem aprofundados. E mostrou a importância de compartilhar as experiencias. Além de contribuir para a professora que ministrou a aula, que recebe as críticas construtivas, proporcionadas pelos diversos olhares; aqueles que assistem, exercem a visão de expectador da aula e adquirem novas ideias, contribuindo assim, para a formação e a área da Educação Física na Educação Infantil.


O encontro encerrou aproximadamente às 11h40min.

Nenhum comentário: