Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Relatório do dia 01/11/2011 - Formação Continuada dos Professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis

No dia 01 de novembro de 2011, às 09h, teve início o Encontro do Grupo Independente (GI). Ele contou com a presença de quatro (4) professores, bem como de duas bolsistas do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).
O encontro foi realizado com o objetivo de montar a apresentação do GI para a disciplina Infância e Educação do Corpo, ministrada para o curso de Pedagogia pela professora Luciana Marcassa (CED/UFSC). O inicio do encontro foi destinado aos informes, um deles foi o convite realizado pelo professor André para que o GI fizesse uma apresentação também na mesma disciplina, mas em outra turma, ministrada pelo professor Alexandre Fernandez Vaz, no qual está realizando Estágio de Docência. Adriana comentou que o convite foi feito a ela e que esta apresentação seria nos mesmos moldes da que se realizará nesta sexta. Inicialmente as professoras presentes no encontro acharam a idéia bem interessante, porém decidiram que é melhor conversar depois, com a presença André, para ver o que ele deseja com esta participação.
Após este primeiro momento, a professora Adriana nos trouxe o que havia sido conversado com a professora Luciana sobre a apresentação. Segundo ela, Luciana voltou a pedir que suas alunas pudessem assistir ao menos uma (1) aula das professoras que iriam se apresentar para a turma. A turma é composta por dezesseis (16) alunas, estas formariam oito (8) duplas e cada uma visitaria uma instituição. Adriana falou para Luciana que apenas cinco (5) professoras iriam se apresentar e que não sabia se elas teriam disponibilidade e interesse de receber visitas em suas instituições para apenas uma aula, visto que esta decisão não cabe apenas às professoras e que há um grande problema referente a pessoas observarem um recorte tão pequeno de uma prática. Inelve ressaltou que às vezes a sua aula sai maravilhosa e em outros momentos nada acontece como se havia planejado, desta forma ao observar apenas uma (1) aula, não é possível ter uma noção mais concreta daquela prática que está sendo realizado. Vendo e entendendo o impasse, Adriana perguntou para o grupo se, na opinião delas, faria mal em abrir seu campo para uma dupla, as professoras concordaram com a ideia e Inelve falou que também não teria problema em receber a visita de uma dupla, porém todas as professoras ressaltaram que é importante uma conversa anterior com a professora Luciana e suas alunas, assim como uma apresentação do cronograma de observações.
Adriana falou que indicou os textos: “Ginástica, circo e dança: um relato da Educação Física na Educação Infantil” da autora Michelle Cristina Goulart; “Dança na Educação Infantil: uma brincadeira que vem dando certo...” de Andréa Regina Fonseca Silveira; “A produção do conhecimento em educação física na educação infantil no contexto histórico da rede municipal de ensino de Florianópolis (SC): levantamento dos eixos teórico-metodológicos e epistemológicos em documentos da Rede” dos autores Carmen Lúcia Nunes Vieira e Francisco Emílio de Medeiros; “Os principais problemas da Educação Física e suas relações com a realidade na/da Educação Infantil”, de Denize Costa Farias, Michelle Cristina Goulart e Santa Helena Amorim, para leitura prévia por parte das alunas da disciplina, falou também que serão apresentadas fotos das práticas de cada professora.
A professora Luciana Marcassa disse que seria interessante fazer a apresentação dividida em quatro (4) assuntos gerais: uma breve apresentação do GI; os objetivos (matrizes) que orientam o trabalho da Educação Física (EF) na Educação Infantil (EI); a “orientação ético-político-pedagógica” da EF na EI, as parcerias feitas pela EF com a pedagogia, filosofia, entre outras; e, por fim, como se dá a relação da EF com as professoras de sala e com a instituição como um todo.
Para o segundo tópico a professora Inelve sugeriu fazer um retrospectiva dos documentos que orientaram a EF da EI na Rede Municipal de Ensino, assim como colocar o nome de Deborah Thomé Sayão como referência para os trabalhos desenvolvidos. Esta retrospectiva se daria a partir de um slide com as capas desses documentos e uma breve apresentação deles. Todas os presentes concordaram com a proposta apresentada por Inelve, assim como a demanda trazida pela Luciana.
Após esta discussão sobre o formato da apresentação, a professora Michelle mostrou como estavam ficando os slides já com as fotos de cada professora. Foi visto então o que cada professora iria falar, qual foco e prática iriam apresentar. Michelle disse que irá falar de maneira mais geral sobre alguns de seus projetos, como os passeios, circo e ginástica; Inelve apresentará seu projeto do boi-de-mamão; Adriana relatará o projeto do dia das bicicletas (bicicletaço) e, sobrando tempo, as cirandas; Santa Helena falará do circo e, por fim, Andréia apresentará sobre a dança. Ficou decidido, em comum acordo, que todas as apresentações individuais teriam como foco a integração as rotinas, e parcerias feitas pela EF.
Ao final do encontro as professoras destacaram que é importante deixar claro na apresentação que cada prática não é de apenas uma professora, mas que a de uma perpassa e se constitui através de outras tantas das colegas.

Nenhum comentário: