No dia 01 de novembro de 2011, às 09h, teve início o Encontro do Grupo Independente (GI). Ele contou com a presença de quatro (4) professores, bem como de duas bolsistas do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).
O encontro foi realizado com o objetivo de montar a apresentação do GI para a disciplina Infância e Educação do Corpo, ministrada para o curso de Pedagogia pela professora Luciana Marcassa (CED/UFSC). O inicio do encontro foi destinado aos informes, um deles foi o convite realizado pelo professor André para que o GI fizesse uma apresentação também na mesma disciplina, mas em outra turma, ministrada pelo professor Alexandre Fernandez Vaz, no qual está realizando Estágio de Docência. Adriana comentou que o convite foi feito a ela e que esta apresentação seria nos mesmos moldes da que se realizará nesta sexta. Inicialmente as professoras presentes no encontro acharam a idéia bem interessante, porém decidiram que é melhor conversar depois, com a presença André, para ver o que ele deseja com esta participação.
Após este primeiro momento, a professora Adriana nos trouxe o que havia sido conversado com a professora Luciana sobre a apresentação. Segundo ela, Luciana voltou a pedir que suas alunas pudessem assistir ao menos uma (1) aula das professoras que iriam se apresentar para a turma. A turma é composta por dezesseis (16) alunas, estas formariam oito (8) duplas e cada uma visitaria uma instituição. Adriana falou para Luciana que apenas cinco (5) professoras iriam se apresentar e que não sabia se elas teriam disponibilidade e interesse de receber visitas em suas instituições para apenas uma aula, visto que esta decisão não cabe apenas às professoras e que há um grande problema referente a pessoas observarem um recorte tão pequeno de uma prática. Inelve ressaltou que às vezes a sua aula sai maravilhosa e em outros momentos nada acontece como se havia planejado, desta forma ao observar apenas uma (1) aula, não é possível ter uma noção mais concreta daquela prática que está sendo realizado. Vendo e entendendo o impasse, Adriana perguntou para o grupo se, na opinião delas, faria mal em abrir seu campo para uma dupla, as professoras concordaram com a ideia e Inelve falou que também não teria problema em receber a visita de uma dupla, porém todas as professoras ressaltaram que é importante uma conversa anterior com a professora Luciana e suas alunas, assim como uma apresentação do cronograma de observações.
Adriana falou que indicou os textos: “Ginástica, circo e dança: um relato da Educação Física na Educação Infantil” da autora Michelle Cristina Goulart; “Dança na Educação Infantil: uma brincadeira que vem dando certo...” de Andréa Regina Fonseca Silveira; “A produção do conhecimento em educação física na educação infantil no contexto histórico da rede municipal de ensino de Florianópolis (SC): levantamento dos eixos teórico-metodológicos e epistemológicos em documentos da Rede” dos autores Carmen Lúcia Nunes Vieira e Francisco Emílio de Medeiros; “Os principais problemas da Educação Física e suas relações com a realidade na/da Educação Infantil”, de Denize Costa Farias, Michelle Cristina Goulart e Santa Helena Amorim, para leitura prévia por parte das alunas da disciplina, falou também que serão apresentadas fotos das práticas de cada professora.
A professora Luciana Marcassa disse que seria interessante fazer a apresentação dividida em quatro (4) assuntos gerais: uma breve apresentação do GI; os objetivos (matrizes) que orientam o trabalho da Educação Física (EF) na Educação Infantil (EI); a “orientação ético-político-pedagógica” da EF na EI, as parcerias feitas pela EF com a pedagogia, filosofia, entre outras; e, por fim, como se dá a relação da EF com as professoras de sala e com a instituição como um todo.
Para o segundo tópico a professora Inelve sugeriu fazer um retrospectiva dos documentos que orientaram a EF da EI na Rede Municipal de Ensino, assim como colocar o nome de Deborah Thomé Sayão como referência para os trabalhos desenvolvidos. Esta retrospectiva se daria a partir de um slide com as capas desses documentos e uma breve apresentação deles. Todas os presentes concordaram com a proposta apresentada por Inelve, assim como a demanda trazida pela Luciana.
Após esta discussão sobre o formato da apresentação, a professora Michelle mostrou como estavam ficando os slides já com as fotos de cada professora. Foi visto então o que cada professora iria falar, qual foco e prática iriam apresentar. Michelle disse que irá falar de maneira mais geral sobre alguns de seus projetos, como os passeios, circo e ginástica; Inelve apresentará seu projeto do boi-de-mamão; Adriana relatará o projeto do dia das bicicletas (bicicletaço) e, sobrando tempo, as cirandas; Santa Helena falará do circo e, por fim, Andréia apresentará sobre a dança. Ficou decidido, em comum acordo, que todas as apresentações individuais teriam como foco a integração as rotinas, e parcerias feitas pela EF.
Ao final do encontro as professoras destacaram que é importante deixar claro na apresentação que cada prática não é de apenas uma professora, mas que a de uma perpassa e se constitui através de outras tantas das colegas.
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