Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Relatório do dia 22/11/2011 - Formação Continuada dos Professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis

No dia 22 de novembro de 2011, às 10h, teve início o Encontro do Grupo Independente (GI). Ele contou com a presença de quatro (5) professores, bem como de duas bolsistas do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).
Nesse encontro estava em pauta a avaliação de 2011 e planejamento para 2012. Visando um melhor aproveitamento e participação nos encontros do GI, duas professoras deram a ideia de no próximo ano os encontros fossem realizados uma vez ao mês, ao invés de quinzenalmente como vinha ocorrendo, as professoras presentes apoiaram a idéia e assim ficou decidido. As datas dos encontros serão escolhidas de forma que se alternem às dos de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
O Planejamento de 2012 foi pensado para os encontros do GI terem início no mês de março e ocorrerem na primeira terça-feira de cada mês, no entanto esta data fica sujeita à mudança conforme o calendário da Formação da Rede.
Para o próximo ano o grupo dividiu o tema de estudo segundo os semestres, desta forma foi decidido estudar no primeiro as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, buscando fazer uma relação entre os Núcleos de Ação Pedagógica e a Educação Física, procurando entender de que forma que eles contribuem para nossa prática e em que medida estão incluídos nela. Para isto serão convidados três (3) professores, cada um ficando responsável por um Núcleo. Após estes três primeiros meses serão realizados relatos de experiência fazendo um paralelo com os Núcleos estudados.
Para o segundo semestre foi decidido convidar dois (2) professores para nos ajudar a aprofundar os estudos sobre corpo, movimento e imaginação, e posteriormente sobre a contribuição da Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento para a Educação Física.
Ao final do ano será realizada uma avaliação sobre este novo modo de dividir os encontros, assim como sobre a mediação de professores convidados para eles.
As professoras almejam ainda produzir e publicar textos relacionados aos estudos e discussões feitas pelo grupo.
O cronograma para 2012 ficou organizado da seguinte forma:
- Dia 6 de março – Estudo sobre o Núcleo: Relações com a Natureza;
- Dia 3 de abril – Estudo sobre o Núcleo: Relações sociais e culturais;
- Dia 8 de maio – Estudo sobre o Núcleo: Linguagem;
- Dia 5 de junho – Relato de experiência da professora Geiza - Jogos de Construção;
- Dia 3 de julho - Relato de experiência da professora Verônica - Dança;
- Dia 7 de agosto – Relato de Experiência e oficina com a professora Adriana - Cirandas;
- Dia 4 de setembro – Estudo sobre corpo, movimento e imaginação (Profº. Mauricio confirmado)
- Dia 2 de outubro – Estudo sobre corpo, movimento e imaginação;
- Dia 6 de novembro – Estudo sobre as contribuições da Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento para a Educação Física;

Nenhum comentário: