No dia 01 de julho de 2014, às 08:00 horas, teve
início o Encontro da Formação Continuada dos Professores de Educação Física da
Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis. O encontro contou com a presença
de aproximadamente trinta professores, bem como de dois bolsistas da UFSC. O encontro contou com a presença do professor
Jaison Bassani e teve como pauta principal a continuação da temática da
aprendizagem e do desenvolvimento infantil com base no documentário visto no
encontro anterior (06 de maio) chamado Babies.
Uma especial atenção foi destinada a questões antropológicas. Houve também discussões
sobre relações entre Ciências Naturais e Sociais, que parecem se encontrar e se
complementar.
Inicialmente
o professor Jaison relembrou o conteúdo do documentário Babies e a partir dele acrescentou elementos teóricos para
interpretarmos a aprendizagem e o desenvolvimento na prática pedagógica. Após isso
e a apresentação de concepções de Aprendizagem e desenvolvimento, o professor
Jaison questionou os professores com as seguintes questões:
·
De onde provém minha concepção de
aprendizagem?
·
De onde provém minha concepção de
desenvolvimento?
· De
que modo estes conceitos são considerados em minha prática pedagógica? Nas
escolhas que faço ao organizar o momento de Educação Física, bem como os demais
momentos de educação do corpo na Educação Infantil?
Prosseguindo,
fez mais três perguntas acerca dos conceitos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
- São
processos idênticos?
- São
processos independentes?
- São
processos diferentes e relacionados?
A
partir dessas indagações, Jaison acrescentou que essas relações devem trazer
elementos reflexivos e inovadores para a prática pedagógica. Para melhor
entendimento da estrutura apresentada, foi destacado que os ciclos históricos evolutivos
das Ciências Naturais e Sociais percorrem caminhos da seguinte forma:
DESENVOLVIMENTO
E APRENDIZAGEM
Avançando com base na
perspectiva em questão, foi destacado que as estruturas internas x meio ambiente exterior, possibilitam uma
reflexão que alimenta as práticas pedagógicas no sentido de que: “O ser humano
não é natural, pois adapta o meio às suas necessidades, e não o contrário.” Um exemplo vivo dessa perspectiva é a
construção de cidades.
Em seguida, o professor
perguntou qual seria a característica que diferenciava o ser humano dos demais
animais, a resposta veio de imediato, “o pensamento”. Os meios e as formas de
pensar não são originados pela natureza, mas sim, pelos contatos e convívios
sociais, e a comunicação e a linguagem possuem significados, verbalizados ou
não (linguagem corporal e outras), que expressam e transmitem valores e promovem
formas de convívios em sociedade. Complementarmente, o falar, o pensar e o
andar, fazem parte do processo de desenvolvimento comum em diversas culturas e
foram relacionadas as quatro diferentes vivências do filme.
Entrando nas Ciências Sociais,
a primeira área mencionada foi a Psicologia (pergunta nº 1), momento em que foi
apresentada nos slides a perspectiva segundo a qual o processo de
desenvolvimento e aprendizagem acontece de forma idêntica. Algumas teorias
behavioristas como a de Pavlov, Skinner etc. foram lembradas de forma resumida,
segundo eles os estímulos e respostas dependem de recompensas, sejam elas positivas
ou negativas. Elas seriam mensuráveis, pelas condutas manifestas dos indivíduos
observados.
Já como processos
independentes (pergunmta nº 2), ficou destacado que os estágios das crianças
envolvidas nas atividades pedagógicas deve ser respeitado da forma mais
individualizada possível. Ou seja, para que a aprendizagem realmente ocorra, e
não prejudique o desenvolvimento, é conveniente que as fases e condições dos
sujeitos proporcionem elementos comportamentais para os professores subsidiarem
seus métodos e realizarem suas ações e condutas. Nesse slide, o trecho
enfatizado foi de que os ciclos de desenvolvimento, na maioria das vezes,
antecedem os ciclos da aprendizagem.
Os processos diferentes e relacionados (pergunta nº
3) afirmam que o desenvolvimento
e a aprendizagem são diferentes, porém articulados entre si, numa relação
dialética: a aprendizagem influencia o desenvolvimento, assim como o
desenvolvimento influencia a aprendizagem. A aprendizagem não é, em si mesma, desenvolvimento,
mas a organização da aprendizagem da criança conduz ao desenvolvimento, ou
ativa todo um grupo de processos de desenvolvimento e esta ativação não poderia
produzir-se sem a aprendizagem.
Por
fim, o Professor Jaison indicou que fosse assistido o vídeo “O corpo humano –
parte III”. O link foi repassado por email aos professores que estão no
cadastro de e-mails do Grupo Independente.
As
atividades foram encerradas aproximadamente às 12 horas.
Referência:
VAZ, Alexandre F.; RICHTER,
Ana C.; BASSANI, Jaison. J. Aprendizagem e Desenvolvimento. Florianópolis:
Universidade Federal de Santa Catarina, 2014. 56 slides: color. Slides gerados
a partir do software Power Point.
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