No dia 24 de junho de 2014, às 9 horas,
aconteceu mais um Encontro de Formação de Professores do Grupo Independente de
Educação Física. O encontro foi destinado à continuação da Oficina de
Brincadeiras Musicais ministrada o pelo Professor Rafael Spinelli, com a
presença de 11 professores, 02 bolsistas de extensão que atuam no Grupo
Independente, além de 03 bolsistas do PIBID do Curso de Educação Física da UFSC,
que participaram sob a orientação da Profª Adriana. A Oficina ocorreu novamente
na sala de oficinas da CEC, conhecida popularmente como Casarão.
Inicialmente o
Professor Rafael agradeceu a presença dos professores e bolsistas presentes e
propôs uma atividade já no início do encontro para estimular e animar os assistentes,
que foi a da música coreografada do Iapô, ensinada no encontro anterior.
No segundo momento o professor
relembrou o que havia sido apresentado no encontro anterior, pois alguns
professores que estavam presentes no encontro deste dia não estiveram na
primeira oficina. Sendo assim, ele relembrou a diferenciação das denominações
de brincadeiras musicais, cantigas de roda, cirandas [...]. Além de quando e
como empregar as brincadeiras musicais, os objetivos e a importância de adapta-las
à realidade dos contextos trabalhados.
Num terceiro momento o professor
Rafael exibiu vídeos de aulas que ministrou no G6, trabalhando as brincadeiras
musicais. Em seguida, apresentou um instrumento simples e pequeno que consegue
imitar o som de um saxofone, ele é feito com uma parte da cabaça, mesma matéria prima da cuia de chimarrão. Também apresentou
outro instrumento, mas ainda em construção, uma flauta feita com pequenos
pedaços de mangueira (tipo de gás de cozinha). Ele informou que no site de
vídeos Youtube há vários tutoriais que ensinam como fazer instrumentos que
permitem criar sons variados e que podem auxiliar durante as brincadeiras
musicais. Para encontrar os vídeos seria digitar no campo de pesquisa do site:
Metalafones de Cantoneira, Instrumentos recicláveis e Barbatuques (sons produzidos pelo corpo).
Como término das discussões sobre o
vídeo da aula e sobre os instrumentos, foi realizada outra brincadeira com
musical para encerrar a Oficina. Ao final foram mencionadas pelo professor
Rafael as Orientações Curriculares da Prefeitura Municipal de Florianópolis,
especificamente o capítulo “Linguagens Corporais e Sonoras”, momento em que foi
passado o documento para observação e indicado para consulta no site http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/index.php?cms=proposta+e+orientacoes&menu=7
Encaminhamentos
Após a Oficina, verificamos que a pauta do encontro do dia 26.08 ainda estava sem definição e destacamos duas possibilidades: Se possível a continuação da Oficina de Danças da Cultura Popular com Professor Reonaldo, e caso não seja possível, o Professor Rafael Spinelli se colocou à disposição para realizar uma troca de experiência com Brincadeiras Musicais.
Após a Oficina, verificamos que a pauta do encontro do dia 26.08 ainda estava sem definição e destacamos duas possibilidades: Se possível a continuação da Oficina de Danças da Cultura Popular com Professor Reonaldo, e caso não seja possível, o Professor Rafael Spinelli se colocou à disposição para realizar uma troca de experiência com Brincadeiras Musicais.
Referências??
- CUNHA,
Suzana Rangel Vieira. Cor, som e
movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da
criança. Porto Alegre: Mediação, 1999.
- JOSÉ, Elias. O homem dos sete mil instrumentos e mil e uma alegria. São
Paulo: Escala Educacional, 2003. 16 p. (Coleção Pedrinha Mágica).
Segue abaixo a letra de algumas brincadeiras
ensinadas na Oficina.
Iapô
Iapô iá iá ê ê ê
Iapô iá iá ê
Iapô iá iá
Iapô e tuqui tuqui
Iapô e tuqui tuqui ê...
Iapô iá iá
Iapô e tuqui tuqui
Iapô e tuqui tuqui ê...
Referências:
Letras das Brincadeiras musicais: www.vagalume.com.br
Letras das Brincadeiras musicais: www.vagalume.com.br
Definição das Cantigas e Cirandas. http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/noticias/makepdf.php?storyid=476
Gabriel e Karoliny
Nenhum comentário:
Postar um comentário