Caros colegas, este Blog tem como objetivo servir de ferramenta para os participantes da Formação Continuada dos Professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, promovendo através de seu acesso a socialização de materiais e comunicação efetiva entre todos os professores.

Sejam bem-vindos !

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Relato do dia 26 de agosto de 2014 – Formação de Professores do Grupo Independente de Educação Física


      No dia 26 de agosto de 2014 às 090 horas teve início o Encontro de Formação de Professores do Grupo Independente de Educação Física. O encontro foi destinado à continuidade da Oficina de Brincadeiras Musicais ministrado pelo Professor Rafael, contando com a presença de mais 10 professores e 02 bolsistas vinculados diretamente ao projeto. A oficina ocorreu na sala de danças na CEC, conhecida popularmente como Casarão.
            Inicialmente o Professor Rafael deixou claro que a continuidade na pauta programada para aquele momento era a troca de experiências vividas pelos professores nas escolas da rede, que poderiam contar e compartilhar suas aulas relacionadas a temática da musicalidade. Logo em seguida, propôs uma atividade musical com a letra do NÃO ME AMOLE, quando os presentes incorporaram um trabalho coletivo e lúdico em que os nomes das pessoas eram passados conforme letra ao final do relatório.
No segundo momento o Professor explicou algumas intencionalidades do trabalho com a música e o movimento corporal na unidade educativa, quando ficou reforçada a importância de trazer e estimular as crianças a se identificarem com as músicas de forma sociocultural. Ou seja, trazer cantigas e coreografias da cultura local e outras e datas festivas, e também propor ritmos que trabalhem as expressões corporais e o trabalho em grupo e cooperativo.
Seguindo nessa intencionalidade com as experiências, Rafael comentou sobre a música popularmente conhecida na região Nordeste como “cucuriá”, o que equivale para o povo do Sul como uma espécie de samba de roda. Também o “jacaré coió” (ver letra ao final do relatório) e suas variações de personagem e brincadeiras como máscara, rio, boca do jacaré, rabinho do jacaré com jornal etc.).
A terceira atividade foi a música do vaso quebrado. Ainda nesse momento, foi mostrada a flauta produzida com a mangueirinha de gás, quando Rafael fez demonstrações de como tocar (crianças tem dificuldade em soprar para baixo) e como fazer.
            A próxima música foi a IAPO em que ficou esclarecida e debatida a questão da flexibilidade, por essa música por ser de fácil adaptação e condução em diferentes grupos infantis devido ao ritmo poder ser intensificado ou não de acordo com a faixa etária. E que também coloca os professores à prova, demonstrando que até os adultos mediadores estão entregues à brincadeira e que não são perfeitos em seus atos.
Após o intervalo e já na parte final do encontro, o Professor abriu novamente a temática das experiências a serem compartilhadas, assim os professores presentes poderam expor as brincadeiras musicais que desenvolviam nas suas aulas,  possibilitando uma ampliação do repertório de brincadeiras dos mesmos. Alguns professores relataram que essas trocas de experiências com esse temática ajudou positivamente para seu trabalho pedagógico nas unidades.
O outro relato veio de outra professora que trabalha na região de Canasvieiras, mencionou que cerca de 40% da turma é de família de outros países da América Latina, como Colômbia, Argentina e Uruguai, e que esta música é muita válida para o grupo dela, pois além de trazer memórias e identidade dos países nativos, introduz outros elementos da cultura de Florianópolis.
Por fim, o Professor Rafael mostrou como se faz um chocalho com rolo de papel higiênico, miçangas ou arroz, fita adesiva, grampeador e canetinhas.

Encaminhamentos:

A oficina encerrou-se às 12 horas, e o tema previsto para o encontro do dia 23.09 será Avaliações.
Segue abaixo a letra de algumas brincadeiras ensinadas na Oficina.

Vaso Quebrado (Olaria do Povo)
"(NOME DA PESSOA) vai ter que entrar
na olaria do povo
Lucas vai ter que entrar
na olaria do povo
Ele desce como um vaso velho e quebrado
e sobre como um vaso novo
Ele desce como um vaso velho e quebrado
e sobre como um vaso novo"

Jacaré Poio

Eu sou eu sou eu sou
Eu sou jacaré poio
Eu sou eu sou eu sou
Eu sou jacaré poio
Sacode o rabo jacaré
Sacode o rabo jacaré
Eu sou jacaré poio

Iapô
Iapô iá iá ê ê ê
Iapô iá iá ê
Iapô iá iá
Iapô e tuqui tuqui
Iapô e tuqui tuqui ê...

Link sugerido por uma professora:

Nenhum comentário: