No dia 12 de agosto de 2014, às 8
horas, teve início o Encontro da Formação Continuada dos Professores de
Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis.
O encontro contou com a presença
de aproximadamente cinquenta professores, bem como de dois bolsistas da UFSC. Foi
ministrado pelo professor Jaison Bassani, e teve como pauta principal a continuação
da temática da Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil. Teve como base no
documentário Babies, que fora exibido
no encontro do dia 06 de maio.
Inicialmente
o professor Jaison relembrou dos encontros anteriores, desde o Documentário Babies até a teorização da temática
aprendizagem e desenvolvimento, por meio do material apresentado na lousa visual.
Partindo do documentário, questionou interpretações de aprendizagem e o desenvolvimento
na prática pedagógica, retomando questionamentos do encontro anterior:
· De
onde provém minha concepção de aprendizagem?
·
De onde provém minha concepção de
desenvolvimento?
· De
que modo estes conceitos são considerados em minha prática pedagógica? Nas
escolhas que faço ao organizar o momento de Educação Física, bem como os demais
momentos de educação do corpo na Educação Infantil?
Seguindo como no encontro anterior, fez mais
três perguntas quanto aos conceitos de aprendizagem e desenvolvimento:
- São processos idênticos?
- São processos Independentes?
- São processos Diferentes e relacionados?
A partir dessas
perguntas, o professor Jaison relembrou as diferenças entre cada um desses
processos, como consta detalhadamente no relatório do encontro anterior
(01/07/2014, relatório disponível em < http://efinfantil.blogspot.com.br/2014/11/relato-do-dia-01-de-julho-de-2014.html
>). Em seguida, ao retomar o ponto em que
havia parado no encontro anterior, nos processos diferentes e relacionados, iniciou
na questão dos planos genéticos e desenvolvimento.
a)
Filogênese: refere-se à história da espécie. Define limites e possibilidades de
desenvolvimento da espécie humana.
b)
Ontogênese: é a história do indivíduo (o indivíduo da espécie e sua passagem
pela vida).
c)
Sociogênese: refere-se à história cultural. Junto com o pertencimento
filogenético e com o nosso percurso pela vida temos um alinhamento
histórico-cultural. Os limites e possibilidades estarão em diálogo e serão
também constituídos pelo contexto cultural.
d)
Microgênese: relacionada à história do sujeito singular (não à ontogênese,
porque esta é universal).
Um
exemplo: a puberdade é biológica, mas a adolescência é determinada
de forma histórico-cultural. Nenhum ser humano existe fora do contexto histórico.
O ser humano já nasce interpretado. Exemplo é nascer menina: as possibilidades
serão potencialmente diferentes do que ter nascido menino. Trata-se de uma
leitura cultural da filogênese e da ontogênese.
A microgênese, por sua vez, elimina a
possibilidade de uma interpretação biologicamente determinista (por ex: a
criança age assim porque tem 05 anos).
Partindo da teorização
e aprofundamento na aprendizagem e no desenvolvimento, o professor Jaison
apresentou-os vistos pela Antropologia, campo disciplinar que busca estudar as
racionalidades, as sociedades e as culturas a partir do seu próprio ponto de
vista. Como a história da disciplina mostra, trata-se de uma ciência que busca
a tradução cultural o que, em consequência, implica a mediação entre margens
culturais.
Na oficina reafirmamos
que não há uma idade única para o aprendizado cultural: não apenas as crianças
aprendem, mas os adultos não cessam de aprender; aprendizagem não se faz apenas
por via consciente e racional, mas também por meio de outras maneiras de
conhecer e aprender.
O desenvolvimento não é
universal, ele também é feito, produzido cotidianamente, moldado a partir da
nossa experiência em determinada cultura. Aquilo que os antropólogos vêm
chamando de cultura não pode deixar de lado esse elemento "corpo" sob
o qual se assentam as culturas, e esse corpo que se constitui ao passo da
vivência cultural.
Que
concepções de corpo são mobilizadas nessas relações entre desenvolvimento e
aprendizagem?
· Corpo
organismo (dimensão anátomo-fisiológica);
· Corpo
como construção histórico-cultural.
De que corpo(s) trata a
Educação Física na Educação Básica, incluindo a Educação Infantil?
Uma reflexão final...
“É necessário reconciliar a continuidade
do processo evolutivo com o entendimento de que vivermos uma vida que se coloca
além do “meramente animal”. Isso não pode ser realizado pela redução do estudo
da humanidade seja a uma pesquisa da natureza e evolução da espécie homo
sapiens, seja a uma investigação da condição humana conforme manifestada na cultura
e na História. Nossa meta deveria transcender a oposição entre essas concepções
que têm se mantido tradicionalmente como territórios exclusivos da ciência
natural e das humanidades. Em outras palavras, precisamos estudar a relação entre
seres humanos e ser humano” (VAZ et al., 2014, p 56 apud INGOLD, 2010).
As
atividades foram encerradas aproximadamente às 12 horas.
Referência
VAZ, Alexandre F.; RICHTER, Ana C.; BASSANI, Jaison. J. Aprendizagem e Desenvolvimento.
Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2014. 56 slides: color.
Slides gerados a partir do software Power Point.
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